Dúvida sobre PyPI (iniciante)

Bruno Lopes

Feb 26, 2024, 4:50:50 PMFeb 26
to Grupy-SP - Grupo de usuários Python na cidade de São Paulo
Estou trabalhando num código e surgiu a necessidade de validar CPF. Vi que tem um pacote com todas essas regras de validação de CPF pronto no PyPI. Instalei ele e funcionou belezinha.
Mas, minhas dúvidas são: vocês costumam usar esses pacotes prontos que estão no PyPI? Isso é seguro? Devo tomar alguma(s) medida(s) de segurança ao instalar esses pacotes prontos?

Joao S. O. Bueno

Feb 26, 2024, 5:25:42 PMFeb 26
to grup...@googlegroups.com
On Mon, Feb 26, 2024 at 6:50 PM Bruno Lopes <bruno...@gmail.com> wrote:

> [...]
> Mas, minhas dúvidas são: vocês costumam usar esses pacotes prontos que estão no PyPI? Isso é seguro? Devo tomar alguma(s) medida(s) de segurança ao instalar esses pacotes prontos?

Olá Bruno.

Então, para fazer __qualquer__ projeto de produção em Python você
_vai_ ter que instalar pacotes do Pypi
(ok, até é possível criar programas com tkinter, ou um programa web
sem framework com o http.server) -
mas sim, é a prática comum, e _via de regra_, eles são seguros -
__mas__ sempre é bom dar uma olhada,
de acordo com a importância do que você tem aí.

Um pacote para CPF vai ter o código pequeno, e deve ser Python puro -
se você quiser, e é até legal pra
aprender mais, depois de instalar dar uma olhada nos arquivos dele.
(Vão ficar na lib/python<versao>/site-packages do seu ambiente Python.

Inclusive os frameworks web - Django, FastAPI, Flask, softwares que se
usa o dia todo, como o iPython e Numpy, estão todos
no pypi. Via de regra: pacotes mais populares foram usados por
centenas de milhares ou milhões de pessoas, e não tem problema
algum. Pacotes obscuros, com poucos usuários poderiam ter problemas de
segurança - até pela qualidade do código, infelizmente,
segurança é algo que não tem "pilula mágica". Mas via de regra, pode
usar sim. Um de CPF que é o primeiro nas buscas? Eu usaria sem pensar
duas vezes.