Dúvida quanto a contagem de dias entre datas no Pandas.

Darlan Marcelo Delgado

to grup...@googlegroups.com

Prezados(as) colegas,

Espero que estejam bem!
Estou com uma dúvida sobre como fazer o cálculo da frequência de dias entre datas no Python/Pandas.
Quero escrever um código para automatizar o cálculo de juros que ocorrem em função do número de dias (como no cheque especial ou conta garantida).
O que no Microsoft Excel é extremamente simples de fazer, não estou conseguindo realizar de modo simples no Python (utilizando Pandas para fazer a tabela).
O objetivo seria digitar (inputar) as datas (em uma lista, por exemplo) e a partir da taxa de juros anual (única variável a fornecer) realizar os cálculos.
Já consegui fazer, mas de um modo que consome muito esforço de codificação. O que fiz foi:
- Fornecer as datas (no formato str) em uma lista e trasnformá-la em Series do Pandas.
- Converter esta Series para o formato datetime com a função pd.to_datetime
- Criar uma segunda lista derivada desta primeira sendo a segunda data da primeira lista a primeira da nova lista (também um Series levada para o formato datetime).
- Fazer a difernaça entre as duas para calcular o delta de dias entre as datas.
- Depois converter o formato datetime para o formato int (integer) para poder manpular matematicamente estes "números de dias" entre datas.
No Excele basta subtrair da atual atual a data anterior e já se obtém o número de dias.
Não consegui achar na documentação algum método que me mostre como perar este cálculo de variação de dias entre datas dentro da própria coluna ou Series.
Qualquer auxílio será ótimo!

Anexei um exemplo simplório de planilha do Excel para entenderem.
O cálculo que pretendo é o da coluna B, destacada em amarelo.
Muito obrigado!

Darlan.
Exemplo_calculo_juros_dias.xlsx