Erro na Importação entre arquivos py

Alexandre Leite

to Grupy-PB
Vou resumir meu prolema num exemplo mais simples.
Tenho dois arquivos.py: teste101.py e teste102.py, onde um precisa da variável de um e o outro precisa da função

O arquivo teste101.py importa teste102 conforme pode ser observado na figura.
Nesse mesmo arquivo tenho uma variável chamada resultado e uma chamada à função valor que está no arquivo teste102, no final, faço um print do resultado.

teste101.png

No arquivo teste102.py, faço importação do outro arquivo teste101(ver figura abaixo). Apenas para utilizar a variável resultado, pois preciso testar se é possível trabalhar com variáveis e funções entre ambas.

teste102.png

Quando a função é chamada, achei que a variável resultado teria seu valor alterado e seria impresso valores iguais para print soma e também para print(resultado) no arquivo teste101. Ao invés disso, aparece o seguinte erro.

erro de teste.png

Será que o problema acontece devido aos dois arquivos se auto importarem?

Na verdade preciso fazer uma chamada para uma função presente em outro arquivo, porém esse mesmo arquivo que têm a função precisa usar variáveis do arquivo que chamou a função.

Alguém poderia ajudar por gentileza?

Rodrigo Pinheiro Marques de Araújo

to grup...@googlegroups.com
Bom dia, Alexandre.

Tudo bem? O seu problema é o import circular. Você precisa escrever seu software sem que isso aconteça. Lendo seu código da mesma forma que o interpretador leria seria mais ou menos assim:

Passo 1: leia o arquivo A.
Passo 2: [ Durante a leitura de A ] leia o arquivo B.
Passo 3: [ Durante a leitura de B ] leia o arquivo A.

É um ciclo sem fim.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Grupy-PB" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para grupy-pb+u...@googlegroups.com.

Alexandre Leite

to grup...@googlegroups.com
Olá Rodrigo! Estou bem sim. Desde já agradeço pela ajuda.

Acho que entendi o problema. Vou fazer um arquivo intermediário para conversar com os outros dois e resolver o problema.

O arquivo A passa informações para o arquivo B, que por sua vez encaminha para C, obedecendo o caminho inverso sempre que  C precisar "conversar" com A.

Abraços.

--
Alexandre Faustino Leite