Procuro oportunidade

Vinicius N. Brasil

to GruPy-DF
Me formei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UDF, mas nunca trabalhei na área, pois todas as vagas pedem amplo conhecimento em vários campos da T.I. e meus conhecimentos vieram basicamente da faculdade, de vídeos aulas e de exercícios que eu mesmo me cobro de fazer para não perder o que foi aprendido durante o curso.

Eu gosto de trabalhar com:

PHP
Apache
HTML e CSS
Javascript
Sistema Linux (Ubuntu)

Mas estou amplamente aberto a apreender mais sobre qualquer linguagem, servidor e etc, que me coloque no mercado de trabalho.

P.S Não estou desempregado, mas não trabalho na área e gostaria muito.

Resumindo: Estou ficando meio desgostoso, pois achei que seria mais fácil ingressar num emprego, e gostaria de dicas dos colegas para não desistir de vez. O salário não é tão importante, apenas quero começar pra ganhar conhecimento (nem que seja como treinee ou algo parecido) e poder evoluir em minha área. Já mandei currículo pra várias empresas, mas nenhuma me retornou, mas não quero mentir no currículo.

P.S.S. As vezes acho que minha idade atrapalha, não sei se é verdade ou coisa da minha cabeça. Tenho 29 anos.

Obrigado a todos que puderem me dar dicas ou uma força.

Marco Rougeth

to grup...@googlegroups.com
Fala Vinícius, tudo bem?

Você fez estágios enquanto estava na faculdade? No meu caso, foi a porta de entrada para os empregos na área. Se sim, talvez seja uma boa conversar com esse pessoal que você trabalho.

Outro ponto que me ajudou bastante foi participar de eventos/meetups da área, me envolver com a comunidade local e etc. O grupy

Uma opção talvez seja começar pegando freela, o ponto positivo disso é que você consegue ganhar experiência sem depender nenhuma outra pessoa.

Boa sorte.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "GruPy-DF" dos Grupos do Google.

Marcio Alexandre

to grupy-df
Acrescentando...
Criar um portfolio e publicar no github tb ajuda bastante (e isto vc pode colocar no currículo).

Sugiro tb (baseados em processos seletivos), em ordem de importância:
- Inglês (nem deveria estar aqui de tão óbvio);
- Amplo conhecimento sobre estrutura de dados;
- Conceito O.O;
- Padrões de projetos;

Por fim, resolver os exercício do hackerrank.com/ ajuda bastante a treinar.

Vinicius N. Brasil

to grup...@googlegroups.com
Pois é Marco,

Como eu trabalhava e em época não podia abrir mão do salário, acabei não fazendo estágios na área. Hoje estou mais livre pra isso, mas não posso estagiar, pois já estou formado. Pensei que fazer uma pós-graduação, mas aí cairia no mesmo ciclo que o anterior: não poderia abrir mão do trabalho pra pagar a pós.

Márcio,

Farei o que você sugeriu e já tinha dado uma olhada no github, já o hackerhank é a primeira vez.

Agradeço a ajuda de todos.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para grupy-df+u...@googlegroups.com.

Para postar nesse grupo, envie um e-mail para grup...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/grupy-df.

[...]

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "GruPy-DF" dos Grupos do Google.

Magno Junior

to grup...@googlegroups.com
Eu não diria de modo algum que inglês é obvio, mas concordo que ele é o mais importante.
Se vc não for fluente em inglês ainda eu diria pra treinar por 6 meses a 2 anos até atingir a fluência. Não se contente em saber o básico pois o básico é o mesmo que nada.
Eu já aviso que é uma jornada longa e difícil,  mas é a base para alcançar as melhores vagas e realmente ter boas oportunidades.
O resto vem com o tempo.
A segunda coisa importante seria desenvolver em uma trilha de conhecimento. <apt.io  ou alura são dois sites que recomendo assinar pois ajudam bastante com uma trilha de conhecimento já definida na tecnologia desejada.
Depois de dominar o inglês e uma trilha qualquer (dev android, dev python, dev java, etc) tu vai ter a oportunidade de escolher onde quer trabalhar.

Faça um planejamento de 1 ou 2 anos. Veja se quer seguir na linha de frontend ou backend e depois disso começa a estreitar e aprofundar cada vez mais o entendimento da área escolhida.

Como disseram, crie um GitHub e coloque seus projetos lá, mesmo o que seja só projeto de estudo (Me arrependo de não ter feito isso).

Faculdade na TI realmente não serve pra muita coisa, mas é uma vantagens se quiser sair do país algum dia. Não que as empresas cobrem, mas as vezes é necessário para o visto.
Acho que essa desilusão com a TI é meio que normal, principalmente no começo. Mas hoje em dia vejo tantas vagas e tantas opções abertas no mundo inteiro que não tenho do que reclamar.
Definitivamente essa é a melhor profissão do mundo, mas ta longe de ser a mais fácil.

[...]

Pedro Henrique Almeida Cruz

to grup...@googlegroups.com
Uma dica que eu dou a você é começar a fazer publicações e gerar autoridade.

Ao começar a produzir conteúdo, você além de contribuir pra muita gente, vai ser visto como autoridade no que está criando, e quando digo conteúdo é qualquer tipo de conteúdo, seja video, artigo, tutorial...

E se você tiver lidando com algo mais que esteja te travando a fazer isso pode falar comigo!

Além disso, eu vou deixar aqui meu contato, que não é algo muito comum pra mim, mas estou disposto a te ajudar com isso!

(61) 98303-4483

Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout

--
[...]

Cheers,