Olá,
Sou professor de Física do ensino médio do IFPR, campus Colombo, e faz um tempo que te escrevi sobre a coleção Do Seu Jeito de Ciências da Natureza. Ela foi inscrita no PNLD 2026 e agora o resultado saiu, está na Portaria SEB/MEC, nº 111/2025: a obra foi aprovada!!
Isso significa que está disponível para escolha dos professores das escolas públicas e queria te convidar para conhecer mais da obra e divulgar para seus contatos da área.
Aqui estão os links disponibilizados pela editora:
O livro voltou a ser por disciplina no PNLD 2026, mesmo que em volume único. Ainda pode melhorar bastante, mas já é um grande avanço em relação ao PNLD 2021, que tinha livros por área que não nos ajudavam com quase nada.
Pode compartilhar a coleção Do Seu Jeito à vontade com alunos e professores que você ache que possam se interessar, está sem marca d'água e foi liberado pela editora.
Falando um pouco mais sobre a parte de Física, são 584 atividades para os estudantes no livro todo. Elas são variadas e em maior quantidade do que trazem coleções tradicionais como Moderna Plus (527 atividades) ou Identidade Saraiva do Bonjorno (488) e com a vantagem de ser um livro contextualizado, com exemplos e linguagens para os jovens de hoje. A tradição tem sua importância e eu estudei com esses livros durante minha formação na década de 90. Foram muito importantes para mim, mas hoje eu sinto que não falam mais com os estudantes, até porque teve a BNCC e seus autores estão há décadas fora de sala de aula.
Daí surgiu a vontade de fazer uma obra nova, uma feita por um professor que tá todo dia com giz na mão em frente a uma turma lotada competindo pela atenção deles após uma pandemia que deixou todo mundo defasado. Aí você vai poder ver um material que, para interagir com os estudantes de hoje, fala de UFC, de mobilidade urbana, de vício em tecnologia, e não de blocos que se movimentam em MRU e tarja magnética de cartão de crédito para falar de campo magnético.
Espero que goste e, mesmo se não for adotar, pode usar e compartilhar com colegas pegando uma imagem, buscando uma ideia, passando um exercício para os estudantes, utilizando alguma atividade como avaliação. Nosso trabalho já é tão sofrido, com tão poucos recursos à disposição, se eu puder ajudar com um pouquinho que seja já fico feliz. E fico muito agradecido se, ao usar, quiser fazer algum comentário sobre o livro.
Se quiser que eu não te envie mais emails, é só clicar aqui
aqui.
Abraços,
Alysson