Vimos por meio deste repassar síntese do projeto construído junto ao grupo GARIS para continuidade da promoção da Educação Ambiental reforçando a necessidade da ação coletiva em prol da sensibilização para a responsabilização individual na busca pela destinação dos resíduos sólidos.
Segue a agenda com as referidas datas bem como informamos que a primeira escola a percorrer os destinos do lixo é a EEB. Godolfin Nunes de Souza do bairro da Penha no dia 29/08.
Os alunos estarão aguardando o ônibus a partir das 13h30 na escola e o nosso grupo de voluntários.
1. CONSCIENTIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
(Visitação ao aterro sanitário, à cooperativa de catadores e
a um ponto de minicompostagem no Município de Lages)
Os deveres de promoção da educação ambiental em todos os níveis de ensino e da conscientização pública para a preservação do meio ambiente estão previstos na Constituição Federal, inc. VI do parágrafo 1º, art. 225. O presente projeto consiste no desenvolvimento de atividades em forma de visitas orientadas ao Aterro Sanitário Municipal de Lages, às instalações da Cooperlages e em uma das escolas que pratica as técnicas de compostagem de resíduos orgânicos. Os encontros e visitas ocorrerão quinzenalmente e promoverão orientações sobre a limpeza urbana, principalmente no que toca o manejo de resíduos sólidos, abordando o conjunto de atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico (Lei Federal nº 11.445/2007). Estas visitas serão viabilizadas nas terças-feiras, contemplando o corpo discente de escolas públicas (estudantes a partir do nono ano) e a comunidade. Na semana seguinte será feito um trabalho com este grupo de intervenção na comunidade repassando informações pertinentes ao tema sensibilizando para o consumo sustentável, acondicionamento correto de resíduos e descarte adequado.
O desenvolvimento será sob a formatação de educação não formal, que, conforme enuncia Figueiredo (2012), são efetivadas ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e a sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente. Pretende-se corroborar com a formação de cidadãos conscientes da tratativa adequada de resíduos sólidos, capazes de adotar posturas sustentáveis sob um enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.
A postura de dependência e de falta de responsabilidade da população, concernente à questão ambiental, decorre principalmente da desinformação, da falta de consciência e de um déficit de práticas comunitárias baseadas na participação e no envolvimento dos cidadãos, que proponham uma nova cultura de direitos baseada na motivação e na co‐participação da gestão ambiental das cidades (JACOB, 2003).
São proponentes deste projeto a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, o Cav- Udesc, Uniplac, Ministério Público do Estado de Santa Catarina – MPSC, pela 13ª Promotoria de Justiça de Lages, grupo GARIS.
O conhecimento sobre manejo do lixo urbano é uma temática que precisa ser entendida pois é um problema comum do dia a dia e de todos nós.
2. Agenda:
Segue em anexo datas para o devido agendamento. Informaremos as demais escolas participantes posteriormente.
Agosto |
Setembro |
Outubro |
Novembro |
|
12 -13h30 EEB. Visconde de Cairu (Bairro Vila Nova)
|
10 - 13h30
|
07 - 13h30
|
29 - 13h30 EEB. Godolfin Nunes de Souza (Penha) |
29 - 13h30 (excepcionalmente 6ª feira) UNIPLAC |
24 - 13h30
|
21- 13h30
|
Atenciosamente,
Silvia de Oliveira
Diretora de Meio Ambiente-Secretaria de Serviços Públicos e
Meio Ambiente/Lages