Volta Redonda/RJ, 17 de Outubro de 2016.
Amigo,
Nesta terça, 18 de outubro, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal vai votar o PLC 24/16, do Deputado Capitão Augusto, que pretende tornar rodeios e vaquejadas "patrimônio cultural imaterial" no Brasil.
Temos de agir IMEDIATAMENTE! Os senadores não podem contrariar a decisão do STF sobre a inconstitucionalidade da vaquejada, nem tentar regulamentar uma atividade tão cruel quanto os rodeios.
Pedimos que mande um e-mail para os senadores da Comissão:
rom...@senador.leg.br; fatima....@senadora.leg.br; angela....@senadora.leg.br; cristova...@senador.leg.br; lasier....@senador.leg.br; paul...@senador.leg.br; wilder...@senador.leg.br; gladson...@senador.leg.br; simone...@senadora.leg.br; joao.albe...@senador.leg.br; rose.f...@senadora.leg.br; dario....@senador.leg.br; jader.b...@senador.leg.br; jose.a...@senador.leg.br; alvar...@senador.leg.br;antonio....@senador.leg.br; daliri...@senador.leg.br; lidic...@senadora.leg.br; robert...@senador.leg.br; cidinho...@senador.leg.br; eduardo...@senador.leg.br; pedro...@senador.leg.br
SUGESTÃO DE MENSAGEM PARA COPIAR E COLAR
(você pode redigir a sua própria):
ASSUNTO: PLC 24/16
TEXTO:
Prezados Senadores,
Venho através desta mensagem pedir para que votem contra o PLC 24/16, que quer tornar a vaquejada e o rodeio "patrimônio cultural imaterial" do Brasil.
Tendo em vista o Artigo 225 da nossa Constituição Federal, §1º, VII, que incumbe ao Poder Público o dever de: “proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade”.
Não podemos permitir que a alegação cultural se sobreponha ao interesse coletivo e comum pelo bem-estar dos animais. Práticas como rodeio, vaquejadas e suas respectivas atividades são intrinsecamente cruéis e devem ser banidas no país.
O STF já decidiu que a vaquejada é inconstitucional, ao declarar que "tendo em vista a forma como desenvolvida, a intolerável crueldade com os bovinos mostra-se inerente à vaquejada" (Voto Min. Marco Aurélio Mello na ADI nº 4983).
Não permitam esse retrocesso.
Esperamos, portanto, que os Srs. votem contra o PLC 24/16, participando assim da construção de uma sociedade mais compassiva, menos violenta e mais justa para todos.
Atenciosamente,
[Seu Nome]