Ano novo, vida nova!
Em respeito aos animais, a festa da virada, em Volta Redonda-RJ, promete novidades!
No dia 15/12, as ONGs Vira-lata, Amigas dos Bichos e SPA-VR estiveram reunidas com a Secretária de Cultura Aline Ribeiro e o Produtor Cultural Alexandre Braz, a fim de discutir sobre a segurança e bem estar dos animais de Volta Redonda, na virada do ano, ocasião que devido ao barulho intenso dos fogos de artifícios, os animais sofrem grandes danos.
Este ano, com a notícia da festa de Réveillon na Vila Santa Cecília, conforme vem sendo anunciado por um jornal local, o barulho atingiria ainda, a fauna da Floresta da Cicuta e um grupo de animais que já sofre demasiadamente devido ao confinamento: os animais do Zoológico Municipal.
Com a preocupação extra da mudança do local da festa e impulsionados pela possibilidade de um diálogo com o executivo, prática que vem acontecendo com o novo governo, as ONGs solicitaram a reunião.
A proposta das ONGs é o uso de fogos de artifícios SEM barulho.
Isso já acontece em várias cidades do mundo e em algumas do Brasil.
Há, inclusive, cidades que o uso e comercialização de fogos de artifícios com barulho são proibidos por lei. Nestas cidades, prefeitura e contribuintes comemoram seus eventos de forma mais civilizada.
Vale ressaltar que tal desconforto incomoda e penaliza todos os animais.
Os cães, por exemplo, possuem audição quatro vezes maior que os humanos. Assustados, ficam expostos à acidentes, fugas, atropelamentos e todo tipo de infortúnio, inclusive danos severos à saúde, devido ao pânico com o barulho da explosão dos fogos.
Os animais de rua, mais vulneráveis, ficam ainda mais expostos a todo tipo de risco.
O problema não se esgota nos animais. Guardiões mais cuidadosos ficam impossibilitados de se ausentarem de suas casas, nestas ocasiões.
Para a surpresa dos defensores dos animais, a ideia já estava sendo estudada pela prefeitura local e foi muito bem vinda. Desta forma, ficou acordado com a organização do evento que o show pirotécnico contará apenas com efeitos luminosos e não sonoros, em respeito aos animais.
2018 começará bem para os animais de Volta Redonda!
Que tal aproveitar o exemplo da prefeitura e incluir na sua lista de resoluções do novo ano, fogos de artifícios sem barulho?
Seus vizinhos e os bichos agradecem!