O QUE É UMBANDA?

1 view
Skip to first unread message

Gabriel Braga

unread,
Dec 6, 2011, 7:34:23 AM12/6/11
to grupo-boiade...@googlegroups.com


O QUE É UMBANDA?

Texto do excelente livro “História da Umbanda
Da excelente Editora Madras www.madras.com.br
Do autor, excelente, modesto e humilde Alexandre Cumino
(eu mesmo rsrs...)
 
Definir o que é Religião não é tarefa fácil, definir o que é a Religião de Umbanda é muito mais complexo. Existe uma dificuldade em entender uma religião ainda em formação, na qual os elementos oriundos de outras culturas são, ainda, muito vivos e perceptíveis, o que faz parecer uma simples mistura de fatores diversos. No entanto, como diria Arthur Ramos, não existe religião pura[1], nem na essência e nem na forma, nenhuma outra teve origem diferente, “nada nasce do nada” ou melhor “nada se cria, tudo se transforma”. Novas religiões nascem da necessidade em atribuir novos significados a antigos símbolos, trazendo valores que possam dar um novo sentido a nossas vidas. Símbolos são um patrimônio da humanidade, que transcendem nossas visões individuais e limitadas, exercendo influência subjetiva em quem crê ou não nos mesmos, independente das mais variadas interpretações. Quem percebe que os símbolos são ancestrais, corre o risco de confundir o símbolo (atemporal) com sua interpretação (temporal), estes acabam por declarar que “sua interpretação (temporal) é milenar e ancestral (atemporal)”. Nossas interpretações são religiões, que nascem, crescem, evoluem, envelhecem e morrem, o que fica é símbolo e uma nova religião vai, com certeza reinterpretá-lo.  Desta forma a Umbanda renova a interpretação para símbolos diversos; produzindo um novo significado, daí uma nova religião na qual antigos símbolos e novos valores se acomodam assumindo uma identidade única.
 
 
Para entender melhor estes símbolos, seus significado e formas pelas quais se acomodam nesta nova religião, nos fazemos a pergunta:
 
O que é Umbanda?
 
A pergunta não é nova, desde seu nascimento que procuram umbandistas e não umbandistas responder a esta pergunta. Ao longo destes 100 anos de Umbanda no Brasil, é possível colher diversas respostas, sob diferentes pontos de vista, paradigmas e interesses. A História da Umbanda nos ajuda entender  que as diferentes interpretações também são influenciadas por questões regionais, sociais, políticas, econômicas e  culturais.
 
 
São respostas que ora se contradizem e ora se complementam, Patrícia Birmam afirma que  “há, pois, uma certa unidade na diversidade” [2] e de alguma forma estamos procurando, sempre, entender o Uno e o Diverso, o que talvez seja em si o sentido de ser Um e Banda ao mesmo tempo, sabedores de que uma não vive sem a outra, como Universo é Uno e Verso. Em que unidade é essência e diversidade é forma. Mais abaixo veremos a afirmação de Lísias Nogueira Negrão e Maria Helena Vilas Boas Concone de que Umbanda é “um sistema religioso estruturalmente aberto” o que praticamente justifica esta diversidade de formas. A Umbanda está em constante construção, transformação e adaptação e este entendimento é profundamente necessário para uma melhor compreensão da mesma. Não podemos no entento fugir de sua unidade-essência já a muito definida e codificada pelo astral, pois em todas as formas-diversas de explica-la é possível encontrar sua integridade una e única. Falar de Umbanda é falar dos mistérios que nos cercam pois o ser humano é em si uno e diverso.
Afinal, o que é Umbanda?
 
  • “Umbanda é a manifestação do espírito para a caridade”
 
Caboclo das Sete Encruzilhadas em seu médium Zélio de Moraes (15 de Novembro de 1908)
 
  • “Umbanda é Amor e Caridade”
 
Mãe Zilméia de Moraes em seus vários depoimentos para a Revista Espiritual de Umbanda, nas comemorações dos 97 anos de Umbanda e nas oportunidades que tive de estar junto dela, sempre foi esta a mesma definição dada para a Umbanda.
 
  • “Umbanda é a Escola da Vida”; “Umbanda é coisa séria, para gente séria”
 
Caboclo Mirin e seu médium Benjamim Figueiredo (Tenda Mirim, 1924)
 
  • “O objetivo da Linha Branca de Umbanda e Demanda é a pratica da caridade, libertando de obsessões, curando as moléstias de origem ou ligação espiritual, desmanchando os trabalhos da Magia Negra, e preparando um ambiente favorável a operosidade de seus adeptos”
 
Leal de Souza (O Espiritismo, a Magia e as Sete Linhas de Umbanda, 1933, p.49)
 
  • “Religião Afro-indo-católico-espírita-ocultista”
 
Continua num próximo e-mail... Alê Cumino
Arthur Ramos, Antropólogo e etnólogo (Arthur Ramos. O Negro Brasileiro, 2ª ed. Pp.175-76, 1940 e 1ª Ed. em 1934, in, BASTIDE, 1971)
Fonte: “História da Umbanda”. Alexandre Cumino. São Paulo: Ed. Madras www.madras.com.br
 


[1] Arthur Ramos. O Negro Brasileiro p. tal
[2] Patrícia Birmam O que é Umbanda? P. 27

-- 
"Umbanda é Linda;
Umbanda é Tudo de Bom;
Umbanda é Religião,
Portanto Só Pode Praticar o BEM!!!"
Alexandre Cumino


Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages