Reunião 3a-feira dia 4: apresentacao do Kirbi

Luciano Ramalho

to circulan...@incubadora.fapesp.br, grok-br
Pessoal, vamos nos encontrar amanhã para eu apresentar o Kirbi, o meu
projeto do GSoC em Grok?

Falta só definir o local. Tomás, pode ser na sua casa?

[ ]s
Luciano

Rudá Porto Filgueiras

to gro...@googlegroups.com
Pena que não pude ficar em SP. :-(
Luciano, depois precisamos ver a sua idéia de refatorar o kirbifetch.

Um abraço,

Em 03/09/07, Luciano Ramalho<luc...@ramalho.org> escreveu:

--
Rudá Porto Filgueiras
Weimar Consultoria

http://python-blog.blogspot.com

Hospedagem Plone, Zope e Python?
http://www.pytown.com

Luciano Ramalho

to gro...@googlegroups.com
Grande, Rudá!

Foi ótimo te encontrar na PyCon! Vamos experimentar fazer
pair-programming via skype? O Klaus, arcebispo do XP no Brasil, diz
que funciona... Eu acho que com skype e bzr tem chance de funcionar
mesmo.

[ ]s
Luciano

On 9/3/07, Rudá Porto Filgueiras <rud...@gmail.com> wrote:
> Pena que n�o pude ficar em SP. :-(
> Luciano, depois precisamos ver a sua id�ia de refatorar o kirbifetch.
>

> Um abra�o,

> --
> Rud� Porto Filgueiras

Bruno Gola

to gro...@googlegroups.com
Só para contar uma experiencia :)

On 9/3/07, Luciano Ramalho <luc...@ramalho.org> wrote:
> [...]
> pair-programming via skype? O Klaus, arcebispo do XP no Brasil, diz
> que funciona... Eu acho que com skype e bzr tem chance de funcionar

enquanto estava trabalhando no hacklab fizemos testes pareando com
VoIP + screen (vim ou emacs). Deu bastante certo :)

[]'s,
--
Bruno Fialho Marques Gola <brun...@gmail.com>
http://www.brunogola.com.br

Daniel Vainsencher Maya Monteiro

to circulan...@incubadora.fapesp.br, grok-br
Para mim está jóia.

[]s
Daniel

Rudá Porto Filgueiras

to gro...@googlegroups.com
Em 03/09/07, Bruno Gola<brun...@gmail.com> escreveu:

> Só para contar uma experiencia :)

> enquanto estava trabalhando no hacklab fizemos testes pareando com
> VoIP + screen (vim ou emacs). Deu bastante certo :)

Eu não sei se o Luciano está acostumado a usar o vim, mas para mim eu
não vejo problemas.
Realmente o screen é um excelente recurso. Outra possibilidade é
levantar um servidor X apenas para isso e usar VNC. Coisas a serem
pensadas..

De qualquer forma essas ferramentas estão cada vez melhores, temos que
pesquisar e aprender a usá-las.

Luciano, eu topo experimentar essa idéia.

Um abraço.

--
Rudá Porto Filgueiras

Luciano Ramalho

to gro...@googlegroups.com
On 9/4/07, Rudá Porto Filgueiras <rud...@gmail.com> wrote:
> Eu n�o sei se o Luciano est� acostumado a usar o vim, mas para mim eu
> n�o vejo problemas.

Eu nunca havia encontrado um bom motivo para aprender mais do que os 3
comandos do vi que eu preciso usar em emergências. Talvez agora tenha
encontrado um motivo...

[ ]s
Luciano

Rudá Porto Filgueiras

to gro...@googlegroups.com
Em 04/09/07, Luciano Ramalho<luc...@ramalho.org> escreveu:

eheh, eu uso vim mas também não sou expert. Acho que normalmente eu
uso uns 10 comandos apenas.

- localizar: /
- selecionar: v
- copiar: y
- desfazer: u
- colar: p
- editar outro arquivo: edit arquivo
- listagem de attributos do módulo: F8 (igual a :Tlist do pluggin taglist)

E listar buffers e alternar buffers que eu não me lembro..
O que ajuda mesmo é um .vimrc turbinado, eu uso a versão do Deo, que
com os pluggins ajuda bem. Eu não tenho usado a integração com SVN
também, mas não é complicado.

Bruno Gola

> [...]
> - listagem de attributos do módulo: F8 (igual a :Tlist do pluggin taglist)
>
> E listar buffers e alternar buffers que eu não me lembro..

Eu uso bastante o vim, gosto muito.

coisas uteis de buffers:

abrir um novo buffer: :vi <arquivo> (dentro do vi)
mudar de buffer: :buffer <nome>
os dois aceitam <tab> pra completar...

fechar buffer: :bdelete
abrir dois buffers na mesma janela: :split <nome>
alternar: <ctrl>+ww (segura o ctrl e apera w duas vezes)
tambem uso o plugin de svn e cvs.

[]s,

Bruno Gola

to gro...@googlegroups.com
esqueci o mais util de todos, search and replace:

:1,$s/regexp a localizar/novo conteudo/g

o 1 é pra começar na primeira linha
o $ é pra ir até o fim do arquivo. o resto todos sabem.

[]s,

Fernando Correa Neto

to gro...@googlegroups.com
Meus 2 centavos ;)

On 9/4/07, Bruno Gola <brun...@gmail.com> wrote:

> esqueci o mais util de todos, search and replace:
>
> :1,$s/regexp a localizar/novo conteudo/g
>
> o 1 é pra começar na primeira linha
> o $ é pra ir até o fim do arquivo. o resto todos sabem.

Produz resultados similares:

:g/texto_a_localizar/s//novo_texto/g

[]'s
Fernando

Rudá Porto Filgueiras

to gro...@googlegroups.com
Essa thread acabou virando VIM para Dummies ;-)

Adriano Petrich

to gro...@googlegroups.com
os meus 2 cents para o thread de vi :)

no .vimrc
" para poder mudar de buffers sem ele reclamar de salvar
set hidden
" abreviacoes boas porque eu sou preguicoso
cab W! w!
cab Q! q!
cab Wq wq
cab Wa wa
cab wQ wq
cab WQ wq
cab W w
cab Q q

dai no vi

coloca o cursor em cima de um header ou aquivo
gf # abre o aquivo em outro buffer

:bp e :bn # para navegar de um buffer para outro (previous e next)

:set paste #antes colar de outro fonte qualquer com o botao do meio sem ele reindentar o mundo e estragar tudo.

:set nopaste

--
Rud� Porto Filgueiras

Bruno Gola

to gro...@googlegroups.com
Rapaz,

On 9/4/07, Adriano Petrich <pet...@gmail.com> wrote:
> :set paste #antes colar de outro fonte qualquer com o botao do meio sem ele
> reindentar o mundo e estragar tudo.
>
> :set nopaste

voce me salvou de ter que usar o nano pra copiar e colar com o botao do meio :P

:)

xiru

to gro...@googlegroups.com
Eu uso a forma arcaica/portavel de recortar e colar por linha

recorta X linhas

esc X dd

copia X linhas
esc X yy

cola
esc p

Para fazer search and replace

esc :%s/antigo/novo/g

e, um que eu uso bastante,

esc cw

para apagar palavra

Eu nao uso nem 1/10 do que foi descrito acima, apenas esse basico (e
uso isso desde 1900 e outubro, em XENIX e EDIX-5... sinal que deve vai
:-)

Agora serio, para editar mesmo, vamo de emasc ;-)

(OK, eu nao me segurei...)

On 9/4/07, Bruno Gola <brun...@gmail.com> wrote:

--
Fabiano Weimar dos Santos (xiru)
Weimar Consultoria

Patrocinador da PyCon Brasil III
http://www.pyconbrasil.com.br

Hospedagem Plone, Zope e Python
http://www.pytown.com

Fernando Correa Neto

to gro...@googlegroups.com
Heh

On 9/4/07, xiru <xiruma...@gmail.com> wrote:

> Eu uso a forma arcaica/portavel de recortar e colar por linha
>
> recorta X linhas
>
> esc X dd
>
> copia X linhas
> esc X yy
>
> cola
> esc p
>

> Para fazer search and replace
>
> esc :%s/antigo/novo/g
>

> e, um que eu uso bastante,
>
> esc cw
>
> para apagar palavra

SHIFT+V seleciona a linha inteira e se você pressionar J ou K a
seleção vai para cima ou para baixo.
Ai quando você quiser usa o y e o p para colar. Isso funciona
inclusive se voce tiver em :vs ou apenas :s para copiar e colar entre
2 arquivos que estão na mesma tela.

> [...]
> :-)
>

> Agora serio, para editar mesmo, vamo de emasc ;-)

Bom...eu acho que os caras estão apenas querendo editar um arquivo
xiru e não bootar outro SO. Sem contar que você vai precisar de mais
mãos para salvar ou até mesmo fazer um search/replace :-P

Você que começou.

[]'s
Fernando