Estado atual do Grok

Gustavo

to grok-br
Olá

Li o post do Luciano Ramalho (http://groups.google.com/group/grok-br/
browse_thread/thread/c24c5b77317d2c21) e fiquei curioso em saber como
foi a evolução destes últimos 11 meses. Ainda não ocorreu a release
1.0, mas vi que ocorreram várias releases então imagino que bastante
coisa nova tenha entrado.

Tenho interesse em iniciar em grok mais ainda tenho dúvidas se começo
uma aplicação "pra valer" nele ou se ainda continuo no Django (que já
estou mais familiarizado e com experiência) e ficou de olho nos
evolução do grok.

Abraços
Gustavo

Luciano Ramalho

to grok-br
Gustavo, não estou mais acompanhando do desenvolvimento do Grok. Estou
usando Django em todos os projetos onde poderia usar Grok, e estou
muito muito satisfeito com o Django.

Sei que a comunidade Grok está se preparando para lançar o 1.0
brevemente, mas acredito que a maioria das críticas e sugestões que o
Dircei Tiegs e eu fizemos naquela thread original continuam sem
solução (por favor me corrijam se eu estiver errado). É um problema de
atitude dos core developers do Grok: eles estão acostumados a caçar
funcionalidade na imensa codebase do Zope 3 e integrar esta
funcionalidade "na mão". Eles gostam de trabalhar desta maneira, e
consideram que isso deixa o Grok mais focado na sua missão essencial
que é tornar a vida do desenvolvedor Zope 3 mais fácil, pelo menos é o
que eu acho que seja a visão dominante da equipe.

Então 11 meses depois a minha impressão (posso estar enganado) é que
talvez seja melhor esperar o Grok 2.0, ou então esperar o surgimento
de algum outro projeto montado sobre a infra-estrutura do Grok, que
forneça uma solução mais completa e fácil de usar para meros mortais
como eu. Isso é mais ou menos o que aconteceu com o CMF, que era um
framework fantástico mas muito difícil de integrar em uma aplicação
real, até que surgiu o Plone, que é uma aplicação real e pronta para
usar baseada no CMF que mostrava o caminho para quem precisava da rica
funcionalidade do CMF mas não sabia como juntar as peças.

Eu gostaria muito de estar errado nesta minha avaliação, e posso mesmo
estar porque não estou usando o Grok desde que escrevi aquela
mensagem. Mas de veze em quando eu leio a lista Grok-dev, e as
questões discutidas continuam muito voltadas para questões profundas
do framework, e não vejo muito tráfego no sentido das melhorias que o
Dirceu e eu estávamos propondo.

[ ]s
Luciano