Boa tarde colegas,
Envio a resolução do teste com a correção a algumas falhas que identificámos entretanto.
Abaixo está um texto sobre o Alpha de Cronbach.
Bons estudos!
Ana
Alpha de Cronbach para a análise da consistência interna
Para bem entender o coeficiente alfa de Cronbach, que é a estatística mais usada para medir a confiabilidade de um questionário[1][1], vamos lembrar um pouco do vocabulário da área. Todo questionário é constituído por várias questões elaboradas em sequência, que aqui serão chamadas de itens. Considere um questionário com k itens, isto é, i = 1, 2,...,k, respondido por n pessoas, isto é, j = 1, 2,...,
As opções de resposta para cada item podem ser dicotômicas como “Sim” e “Não” ou escalonadas[2][2] como “Concordo plenamente”, “Concordo”, “Não concordo nem discordo”, “Discordo”, “Discordo completamente”. Para o cálculo do coeficiente, toda resposta deve ser transformada em números. Para calcular o coeficiente alfa de Cronbach, aplica-se a fórmula[3][3]:
Em que:
k é o número de itens (perguntas) do questionário,
Si2 é a variância do i- ésimo item (i = 1, ..., k),
S2 soma é a variância do total Tj de cada indivíduo j nos k itens.
Quais são as limitações da estatística? O valor de alfa de Cronbach aumenta quando aumentam as inter correlações entre itens. Por exemplo, se a pessoa respondeu “Sim” à pergunta “Toma café com frequência?” é razoável que tenha respondido “Sim” à pergunta “Gosta de café?” porque existe relação entre as opções. Mas se você perguntar “Gosta de futebol?”, “É católico praticante?”, “Fez o curso fundamental completo?”, as respostas não terão inter correlação porque os itens (perguntas) do questionário não estão medindo o mesmo construto. As inter correlações entre testes são maiores quando os itens medem o mesmo construto ou a mesma dimensão.
A interpretação do coeficiente alfa de Cronbach é quase intuitiva porque os valores variam, em geral, entre zero e 1 e a confiabilidade é tanto maior quanto mais perto de 1 estiver o valor da estatística. De qualquer modo, é preciso saber que o valor de alfa é afetado não apenas pela correlação entre as respostas obtidas, mas também pelo número de questões feitas e por redundância. Questionários muito longos aumentam o valor de alfa, sem que isso signifique aumento de confiabilidade. Valores muito altos de alfa também podem estar indicando redundância, isto é, a existência de questões praticamente iguais, verbalizadas de forma diferente.
Para o exemplo, o valor do coeficiente alfa de Cronbach é a = 0,3682. Se os dados fossem reais (e não criados apenas para mostrar com se fazem os cálculos), tanto poderia indicar falta de confiabilidade como o fato de os itens (perguntas) do questionário não estarem medindo o mesmo construto ou mesma dimensão (unidimensional).
O teste do Alpha de Cronbach permite determinar o limite inferior da consistência interna de um grupo de variáveis ou intens que corresponderá à correlação que se espera obter entre a escala usada e outras escalas hipotéticas do mesmo universo com igual número de itens para medir a mesma caraterística.
Para calcular o valor do Alpha de Cronbach para a análise da consistência interna dos factores temos como condição que as variáveis estejam categorizadas no mesmo sentido, o que em alguns casos corresponderá à aplicação da mesma escala de Likert, por isso devem-se excluir as variáveis de justificação.
O valor do alpha deve ser positivo, variando entre 0 e 1, tendo as seguintes leituras:
superior a 0,9 - consistência muito boa
entre 0,8 e 0,9 - boa
entre 0,7 e 0,8 - razoável
entre 0,6 e 0,7 - fraca
inferior a 0,6 – inadmissível
Obrigada, Ana
Beijinhos
Vai correr bem …. Vamos conseguir !!!
Teresa
--
Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "GRHM-UE2013" do Grupos do Google.
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para grhm-ue2013...@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/grhm-ue2013.
Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.