Prof. Constantino Comninos por ocasião das festividades da Data Nacional da Grécia

5 views
Skip to first unread message

Fabio L. Leite

unread,
Mar 25, 2020, 5:04:05 PM3/25/20
to Associação Helênica do Paraná

Pronunciamento do Professor Constantino Comninos (Arconte do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla), Cônsul Honorário da Grécia em Curitiba, jurisdicionado para os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por ocasião das festividades da Data Nacional da Grécia, aos 25 de março de 2020.-

Senhores Presidentes e Membros das Diretorias das Entidades Associativas das Comunidades Helênicas dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, das Ligas Filantrópicas, Presbíteros das Paróquias Vinculadas - São Savas, São Nicolau e Santos Apóstolos -, Gregos, Descendentes e Amigos da Grécia.

Este ano corresponde ao Bi-Centésimo ano (200 anos) do inicio da luta pela independência da Grécia, iniciada aos 25 de março de 1821. Todos os anos, a pátria grega nos conclama, sejamos gregos ou descendentes que vivem no exterior, para no cumprimento de nossas tradições cívicas, manifestar a nossa homenagem para aqueles que lutaram pela independência e soberania da Nação Grega.

Nunca é demais relembrar Péricles em seu famoso discurso em Maratona; “é o momento para reverenciar não os que lutaram, mas os heróis que deram a sua vida pela grandeza da Grécia”. Este fato histórico é a marca dos ideais de liberdade, fraternidade e justiça às gerações futuras, ou seja, a vontade de manter vivo o ideário de um povo, cuja cultura milenar vem percorrendo os séculos desde a antiguidade.

O 25 de março têm dupla comemoração: integra o Hagiológico Cristão como o Dia da Anunciação (Ευαγγελισμός της Θεοτόκου). Deve-se a Igreja Ortodoxa Grega, a preservação da língua grega, dos costumes e valores que garantiram o primado da existência de um povo livre e de uma nação soberana para todos nós, gregos e descendentes, durante os quatro séculos de escravidão, séculos que precedem a independência do país. Mais uma vez a história constatou que não se constrói uma nação sem religião. A ressurreição da esperança traçou o ideário desta independência.

No mundo atribulado no qual vivemos, em meio à pandemia que fez parar as atividades de nações, confiantes estamos, com a mesma coragem de nossos ancestrais, unidos nessa crise apara debelar, Brasil e Grécia, com tranqüilidade, segurança e tenacidade, a solução passo a passo deste impasse.

Em nome de Sua Excelência o Embaixador da Grécia no Brasil Senhor Ioannis Pediótis, da professora Maria Lambros Comninos, Vice-Cônsul Honorária e em meu próprio nome, desejo manifestar aos gregos, descendentes e aos amigos da Grécia, o nosso júbilo na comemoração do Bi-Centenário da soberania grega, Data Magna da Nação que representamos, e que a Theotókos, no Dia consagrado à Anunciação, nos abençoe e nos ajude a promover a paz entre os homens de boa vontade, habitantes desta nossa “mãe terra”.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, terno e área interna
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages