Fwd: DIRETO DO DIRETOR 11

0 views
Skip to first unread message

Gildson Gomes dos Santos

unread,
Mar 16, 2008, 9:09:14 PM3/16/08
to gomesdo...@googlegroups.com, AGES - COLEGIADOS, WILSON, jamile...@hotmail.com, LOURIVAL ALVES, Evaldo Teixeira, Henrique viana


---------- Forwarded message ----------
From: DOUTORADO UMSA <rrabi...@ciudad.com.ar>
Date: 16/03/2008 19:43
Subject: DIRETO DO DIRETOR 11
To: professorgo...@gmail.com

DIRETO DO DIRETOR
(11, 16/3/2008)

 

Queridos amigos,

 

A primeira coisa que eu desejo fazer, é agradecer a inumerável quantidade de mensagens recebidas em resposta ao último DDD, manifestando, desde muito diversas regiões do querido Brasil, e em formas bem diferentes, a satisfação dos amigos e amigas Doutorandos com as aulas ministradas no último módulo.

 

Eu só posso dizer que tais comentários têm como principal efeito nos comprometer com uma ainda mais ferrenha vontade de brindar bons cursos, oferecer ótimos professores, argentinos, brasileiros e de outros países, e melhorar as condições de infra-estrutura da Universidade. Sabemos que existem muitos fatores a serem aprimorados. Estamos procurando encarar cada um deles. Mas sempre, com o alvo prioritário: dar um Doutorado de altíssimo gabarito, com nível internacional.

 

A todas essas questões é que eu me encontro dedicado, desde meu regresso (duas semanas atrás) das breves (mas maravilhosas) férias passadas na belíssima costa de Santa Catarina, com muita leitura do Chico Xavier (notável a filiação estóica do espírito Emanuel: se não tivesse sido verdadeira a comunicação, como poderia ter conhecido tão bem o Chico, com sua fraca instrução, as idéias filosóficas imperantes na época de Cristo?), de Raymond Moody (Vida depois da vida) e de Teixeira de Freitas.

 

Este último, para assim terminar meu trabalho (já entregue) para ser apresentado ao nosso I CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO DE HISTÓRIA DO DIREITO. E é disso que eu quero lhes falar agora.

 

Porque peço a todos se lembrem que a iniciativa, sem precedentes no Brasil, não é singela. Que ela envolve um notável esforço por parte das companheiras Cassinha e Priscila, que estão se dedicando com esmero ao assunto. Seria um crime que falhasse esta idéia belíssima... E sim, se não a apoiamos, ela pode cair, ela pode morrer... E talvez, se ela fracassa, essa derrota marque tristemente a trilha científica da História do Direito no Brasil, tão pouco cultivada ainda, e tão necessitada de alentos.

 

As datas se aproximam: 22 e 23 de maio. A localidade: Ipatinga, Minas Gerais. Infelizmente, a Faculdade Pitágoras, que tinha oferecido auspício, o denegou depois. Estamos, é verdade, um pouco órfãos agora.   Estamos necessitados de ajuda. Temos pedido o apoio de nossas entidades amigas no Brasil. Esperamos ter boas respostas. Vale a pena... Estamos lutando pela recuperação da memória brasileira, pelo redescobrimento do passado jurídico do país... Quem de vocês esteja em situação de oferecer apoio, a través de alguma entidade, vai ser bem-vindo...

 

Temos já assegurada a presencia da senhora Presidente e do senhor Secretário Geral da Academia Portuguesa da História, assim como do Professor Antonio Wolkmer, e outras figuras destacadas da especialidade. Vários são os trabalhos já apresentados para serem expostos. Porém, deveriam ser ainda muitos mais. Portanto eu vos convoco, meus queridos amigos, a participarem neste importante evento. Vão mais uma vez, a seguir, as regras. AINDA HÁ TEMPO: VAMOS!!!

 

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 1.     

Os trabalhos a serem apresentados ao ICBNHD deverão se ocupar de algum tema, aspecto, instituição ou pessoa da história jurídica do Brasil, entendendo-se por tal desde o descobrimento e seus antecedentes.

2.     

Deverão ser escritos em papel tamanho A4, letra arial-12, margens normais e em língua portuguesa.

3.     Os trabalhos deverão ser apresentados em versão impressa e também em CD ou disquete.

4.

Os autores dos trabalhos que resultarem aceitados para serem expostos desfrutarão do tempo estrito de 15 minutos para falar em plenário sobre suas obras. Em caso de serem vários os autores, os 15 minutos corresponderão à equipe, a não a cada um dos integrantes.

5.     

A participação como expositor no ICBNHD implica o conhecimento e aceitação destas regras.

 

            Todos os trabalhos de Doutorandos da UMSA que tinham obtido em História do Direito uma qualificação oito ou superior, poderão ser apresentados, e serão automaticamente aceitos para sua exposição. O formato, porém, deverá ser adequado às regras referidas.  

 

Em caso de dúvidas, não deixem de me consultar. Muito sinceramente, espero ver vocês em Ipatinga. APOIEMOS TODOS ESTA ÓTIMA INICIATIVA. Pela História do Direito, e por Brasil. Vamos!

 

Recebam um forte e esperançado abraço,

                                                                                                 Ricardo

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages