diferenças entre go workspace e go modules -- dúvidas

Leonardo

to golang...@googlegroups.com
Olá!

Gente, tempos atrás exercitei criar um serviço em go e os resultados foram bem promissores, mas à época me desanimei porque a linguagem go não tinha um "package.json" da vida, unindo dependências versionadas e construção/execução do projeto.

 Recentemente tentei revisitar este exercício para minha surpresa temos agora o "go.mod" como orientação oficial na hora de arquitetar um projeto e, por um lado, é uma abordagem muito boa, por outro, incompatível com projetos que usavam o go-workspace (com variáveis de ambiente e tal).

Daí fiz um novo exercício, mudando algumas coisas, no intuito de experimentar o "go.mod" propriamente.

O projeto antigo e o novo vocês podem ver nos links abaixo:

-  https://github.com/sombriks/rosetta-beer-store/tree/master/beer-store-service-go-martini-gorm
-  https://github.com/sombriks/rosetta-beer-store/tree/master/beer-store-service-go-gin-ent

Desejo, se possível, comentários sobre a estratégia aplicada nestes playgrounds, no sentido de:

- é assim mesmo que montam projetos go nas ruas?
- da forma que fiz usando workspace, era assim mesmo?
- as pessoas usam go para fazer isso que eu fiz ou estou martelando parafusos?

Grato desde já por qualquer comentário.