GOAT em 2010

Rafael Crivellari Saliba Schouery

to goatsp
Olá a todos,
precisamos voltar a organizar o GOAT.
Na última reunião conversamos que deveriamos discutir algumas coisas:
* Horário do Semestre
* Um possível horário nas férias (que não fosse a noite)
* Decidir quando voltarão as reuniões
* Como fazer uma campanha de divulgação

Conversei um pouco com o Murilo e o Joel outro dia e pensamos que a
parte de programação está bem abaixo do que gostariamos. Gostaria que
vocês sugerissem e opiniassem sobre o assunto. Em particular, se devemos
continuar com o rtreino ou devemos fazer algo menor. Até cogitei a possibilidade
de começarmos com pequenos scripts para realizar pequenas tarefas até estarmos
prontos para coisas mais complexas.

Por favor, opiniem.
Até mais!

---
Rafael Schouery
http://RafaelSchouery.com
http://mafagrafos.com
http://www.ime.usp.br/~schouery
Twitter: schouery

Fabs

to goatsp
Algum centavos de quem já não consegue mais ir nas reuniões por questões geográficas :-P

Gostaria de adicionar talvez alguma coisa para o FISL. Eu vou para o Brasil para o evento e gostaria muito de encontrar vocês com uma sessão por lá, ou talvez alguma submissão de alguma palestra (se tiver algo interessante para falar).

Outra coisa, o Dojo sempre foi uma idéia muito boa, e eu lembro no começo que agente tentou trazer algumas coisas do dojo para o GoAT. Será que não vale a pena fazer alguns dojos (kata ou randori)?

Abraços

2010/1/5 Rafael Crivellari Saliba Schouery <scho...@gmail.com>

Fabricio Nascimento
Phone @France:  (+33) (0)6 78 02 89 39
Phone @Brasil: (+55 11) 8228-4755
Skype: fabs_sousa
We are stardust.  We are golden.  We are going to look really stupid to future generations. -- Woodstock

Rafael Crivellari Saliba Schouery

to goa...@googlegroups.com
Apoio a idéia do FISL, mas muito provavelmente não irei. Acho que o custo/benefício de ir para o FISL não compensa para mim, não pela questão monetária mas o gasto em tempo.
Mas como disse, apoio a idéia, posso até ajudar a formular palestras e tudo mais.

Sobre o Dojo, isso era algo que estavamos (eu, Murilo e Joel) discutindo. Se talvez devessemos por apenas uma dupla programando e o resto assistindo com algum tipo de revesamento. O problema é o que programar, como fazer ser algo útil, como evoluir um dos objetivos do GOAT: ver o conteúdo aprendido na prática em sistemas reais.

Como ninguém se manifestou sobre os tópicos que mandei, vou dar a minha opinião:
* Por mim, poderiamos voltar com a volta das aulas da pós. A frequencia sempre é baixa durante as férias, principalmente com o Joel e o Wanderley na China.
* Sugiro que as reunião sejam no mesmo horário, mas as terças-feiras.
* Sobre a campanha de divulgação ainda não sei o que fazer, opinem no assunto.

Wanderley Guimarães

to goa...@googlegroups.com
> [...]

> * Horário do Semestre
> * Um possível horário nas férias (que não fosse a noite)
Eu tô dando curso de segunda a sábado então não rola nenhum dia para
mim (acredito que para o Joel também não).

> * Decidir quando voltarão as reuniões

Eu só posso depois de 15 de fevereiro.

Abraço,
wanderley

Rafael Crivellari Saliba Schouery

to goa...@googlegroups.com
Mas o curso é só nas férias, certo?
Você poderia quando começassem as aulas?
Até mais!

Wanderley Guimarães

to goa...@googlegroups.com
2010/1/8 Rafael Crivellari Saliba Schouery <scho...@gmail.com>:

> Mas o curso é só nas férias, certo?
Exato.

> Você poderia quando começassem as aulas?

Posso sim.

> Até mais!

Joel Uchoa

to goa...@googlegroups.com
Estou na mesma situação que o Wnaderley, só por volta do meio de fevereiro.

2010/1/8 Wanderley Guimarães <wanderley...@gmail.com>:

> --

Joel Silva Uchoa

Fabs

to goa...@googlegroups.com
Eu gosto do FISL, principalmente porque para mim significa ver boa parte dos meus amigos do Brasil. Entretanto embora eu possa tentar encabeçar a palestra eu não estive no goat nos últimos 6 meses...

2010/1/9 Joel Uchoa <joel...@gmail.com>

Murilo de Lima

to goa...@googlegroups.com

2010/1/5 Fabs <fabri...@gmail.com>

Outra coisa, o Dojo sempre foi uma idéia muito boa, e eu lembro no começo que agente tentou trazer algumas coisas do dojo para o GoAT. Será que não vale a pena fazer alguns dojos (kata ou randori)?

Uma coisa que eu tava pensando ontem... A gente poderia pegar algum projeto de software livre que já existe e ir adicionando funcionalidades/corrigindo bugs.

Vantagens:
- a gente não precisa perder tempo discutindo as funcionalidades ou modelando o sistema (isso já deve estar pronto);
- ler código é uma excelente forma de aprender uma linguagem de programação (igual ao português na escola), pois você não só aprende sintaxe mas também boas práticas, formas diferentes de resolver um problema, etc.;
- a gente vai produzir software livre (um dos objetivos do goat);
- a gente pode escolher um software que a gente goste ou tenha interesse em ver funcionando;
- acho que até aumentaria a visibilidade do grupo.

Mesmo assim, isso só funciona se a galera dispor de tempo fora das reuniões. E também não descarta a idéia do dojo ou de resolver problemas menores.

[]s,
Murilo

Diego Roriz

to goa...@googlegroups.com
Se aceitarem uma mãozinha remota, eu topo! =]
Tenho até algumas idéias que pretendia implementar aqui para o Redmine.

Diego Roriz
Desenvolvimento de Sites e Sistemas Web
Mobile +55 62 85560187
Chat Google Talk: viana...@gmail.com Skype: dvroriz MSN: diego...@hotmail.com
Contact Me TwitterFacebookLinkedinYoutube
Diego Roriz - Tecnologia e Desenvolvimento A importância de fazer do cliente um integrante da sua equipe

Rafael Crivellari Saliba Schouery

to goa...@googlegroups.com
Essa é uma opção interessante. Só acho que precisamos começar com algo pequeno
que não exija a compreensão completa do sistema ou então um sistema simples de entender.

Wanderley Guimarães

to goa...@googlegroups.com
2010/1/23 Rafael Crivellari Saliba Schouery <scho...@gmail.com>

> Essa é uma opção interessante. Só acho que precisamos começar com algo pequeno
> que não exija a compreensão completa do sistema ou então um sistema simples de entender.
> Até mais!
Eu não vejo problema algum se o Goat trocar de projeto. Talvez um
projeto que já existe e precisa de melhorias seria bem legal para o
grupo.

Abraço,
wanderley

Mauricio Portal

to goa...@googlegroups.com
meus dois cent`s.. antes tarde do que nunca..

Pessoal,

Sobre a programacao do goat para este ano:

-concordo em iniciarmos em 15 de fevereiro.

-sobre o fisl, como falei anteriormente, participo da organizacao do evento e estou em POA, entao qualquer coisa em que eu poder ajudar.. Como tenho um certa experiencia com o evento e o pessoal da ASL.Org, entidade organizadora do evento, posso adiantar que qualquer ideia nova para o evento seria muito bem vinda.. entao podemos usar a imaginacao e inovarmos no fisl11, uma parceria entre o fisl e a USP seria muito interessante.

- sobre o dojo, acredito que podemos sim tirar grande proveito e utilizarmos no goat, no ultimo fisl sei que rolo uma palestra utilizando dojo, para correcao de bug`s em software livre ja existente. parece que foi bem proveitosa, apesar da baixa procura pela palestra.

[]`s
Maurício Portal