CHAM TALKS05.12.2025
YouTube, SpotifyQuarta temporada

A imprensa africana e a resistência ao colonialismo, com Sandra Lobo
2025 tem sido marcado por múltiplas comemorações dos 50 anos de independência dos países africanos até então sujeitos ao colonialismo português. Sandra Ataíde Lobo, investigadora do CHAM-Centro de Humanidades, reflecte sobre o papel desempenhada pela imprensa, pelos jornalistas e por intelectuais nas construções de identidades nacionais e nos processos de independência destas nações. Abordando um período violentamente marcado pelo sistema de censura e outras formas de repressão institucional e pessoal, Sandra Ataíde Lobo recorda que, nestas sociedades, a escrita dialogava frequentemente com a oralidade, e também se afirmava como forma de elaborar e divulgar ideias subversivas e revolucionárias. A entrevista é conduzida por Isabel Araújo Branco.
Sandra Ataíde Lobo é investigadora do CHAM - Centro de Humanidades e uma das coordenadoras do Grupo Internacional de Estudos da Imprensa Periódica Colonial do Império Português. Doutorada em História e Teoria das Ideias, desenvolveu entre 2019 e 2024 o projecto «The Home and the World: the Goan intellectual elite and the colonial periodical press». É editora principal da revista Práticas da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past. Investiga, em particular, as elites intelectuais goesas e o seu contributo para a construção da modernidade cultural e política goesa, enquadrada pelos impérios português e britânico, e por movimentos anticoloniais internacionais e indiano. Tem-se interessado em explorar o conceito de imprensa colonial na sua dimensão teorizadora e começa a alargar o âmbito do seu estudo à imprensa africana.
O indicativo sonoro de «CHAM Talks, um podcast para ouvir ciência» utiliza «Bike Sharing To Paradise», de Dan Bordan (sem direitos de autor)