Todos conhecem o padrão aberto da TV Digital?

jpi...@gmail.com

to gin...@googlegroups.com
Bom dia pessoal,

Gostaria de propor uma discussão mais abrangente sobre os padrões da TV Digital brasileira antes de sairmos escrevendo códigos. A lista é nova e me parece que estamos começando a codificar sem antes haver uma equalização das informações sobre o que acontece no ambiente.

É muito importante equalizar e informar a todos sobre quais as diferenças de se ter o Ginga completo suportado pelos receptores/codificadores e sobre o padrão que se está sendo colocado no hardware vendido atualmente no país. Saber qual a diferença entre se trabalhar com o Lua em relação ao Java e quais as implicações.
Gostaria de debater para que os desenvolvedores estivessem conscientes da sua participação no desenvolvimento e saber para que lado estão indo, ou na direção do padrão livre e aberto ou na direção de padrões fechados e proprietários (como é o caso da indústria da mídia hoje), recheado de lobbys.

Acho importante porque as vezes o desenvolvedor pode até achar que está contribuindo para um padrão aberto e na verdade não está.

Tenho acompanhado de perto a questão da TV Digital desde a definição, participei das consultas públicas e de vários eventos com a equipe da PUC-RJ e comunidade Ginga Brasil. Trabalho com a equipe que conquistou o primeiro lugar na categoria Inclusão Digital com o projeto “TV Digital Social” no Concurso Latinoamericano de Conteúdo para TV Interativa, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) durante o II Workshop de TV Digital Interativa (WTVDI / WebMedia 2010).

Coloco aqui o link de uma entrevista do professor Luiz Fernando, um dos pais do ginga, a respeito de suas preocupações em relação ao rumo do padrão no país. Essa preocupação levou o governo a modificar a portaria sobre a produção de equipamentos para tv digital obrigando a inclusão do ginga nos conversores produzidos no país

Sei que para muitos isso pode ser monótono, mas será que todos conhecem completamente o ambiente em que estão sendo inseridos?

Fica aqui a proposta.

Saudações,

José Luis Pissin (pizza)

Vymerson

to gingams
Muito Bacana, isso é realmente muito importante!
Na verdade, estamos criando um ambiente de desenvolvimento e
levantando os interessados.
Agora vamos estudar para saber como fazer.
Obrigado pela colaboração
> [...]
> padrão no país. Essa preocupação levou o governo a modificar a portaria
> sobre a produção de equipamentos para tv digital obrigando a inclusão do

Diemesleno

to gingams
Bom dia,

Realmente há muita nuvem no caminho que os desenvolvedores devem
seguir.

Eu acompanhei bem de perto a criação, desenvolvimento e testes do
Middleware Ginga
para o nosso padrão de TV Digital Interativa.

Sempre fui a favor da utilização de apenas do NCL-Lua para desenvolver
aplicações
para TV Digital. Mas não pude negar a força que o Java tem no governo
e no mundo
como um todo.

No mais, como a maioria dos ambientes "seguros" para efetuar
transações financeiras
são escritos em Java, acredito que o T-Commerce e outras modalidades
que ainda
irão surgir serão fortemente desenvolvidas com Java.

Seria interessante montarmos uma cartilha mesmo que simples com os
modelos
existentes hoje e com algumas dicas para que quem estiver começando
possa
fazer isso da melhor forma.

abraço.

Namor Alves

to gin...@googlegroups.com
jpissin, pq vc era a favor de apenas NCL-Luan pra TV digital? pq foi desenvolvido no Brasil ou tem outro motivo?

--
Namor Alves

jpi...@gmail.com

to gin...@googlegroups.com
Namor,

Eu não sou a favor que seja apenas o NCL-LUA eu sou a favor que haja realmente um padrão livre e aberto na TV Digital, pois somente assim podemos garantir a ampla utilização de todas as funcionalidades e a ampla e irrestrita concorrência na produção comercial de aplicações e de equipamentos. Um padrão fechado (ou semi, que seja) vai direcionar a produção para grandes empresas e corporações, e continuaremos na dependẽncia que temos hoje.

--

Saudações,

José Luis Pissin

Vymerson

to gingams
Sugiro esse vídeo do youtube ministrado pelo mesmo Prof. Fernando
citado por José Luis Pissin. Vale a pena mesmo assistir.

http://www.youtube.com/watch?v=SpoxqN4xUL8&feature=channel

jpi...@gmail.com

to gin...@googlegroups.com
Por isso que eu questionei sobre a necessidade de quiparar o conhecimento básico sobre a TV Digital Brasileira, pois tem muita gente, muita mesmo, que acha que o que temos hoje implantado pelo mercado é 100%. O projeto nasceu para ser código livre e aberto.

José Luis Pissin (pizza)
José Luis Pissin (pizza)