estudando Ginga

1 view

kathia

to gingams
Olá,
estou desenvolvendo um trabalho numa rede de TV católica, gostaria de
saber mais sobre SBTVD, sobre o Ginga, quem puder me ajudar...

Agradeço,
Kathia

Desireé Santos

to gin...@googlegroups.com, kathia
Ol@ Katia

Sou Desiree graduanda do CEFET-RJ, estou buscando informações pq. gostei do tema. Aprendi muito no GingaNCL.
Depois vc fala se ajudou !
--
Desiree Santos

kathia

to gingams
Obrigada Desiree,
já conhecia esse link, mas vi novamente, mto obga, foi mto útil.
Tenho uma pergunta, qual a diferença entre Ginga Java e Ginga NCL??

no aguardo,
Kathia

On 5 abr, 10:39, Desireé Santos <desis...@gmail.com> wrote:
> *Ol@ Katia *
>
> Sou Desiree graduanda do CEFET-RJ, estou buscando informações pq. gostei do
> tema. Aprendi muito no GingaNCL <http://www.gingancl.org.br/sobre.html>.
> Depois vc fala se ajudou !

Desireé Santos

to gin...@googlegroups.com, kathia
Katia

Quando vc menciona GingaJ ou NCL , falamos em aplicação ( código / programação), sendo assim o NCL é um xml com vários recursos. Pode ser agregado outra linguagem de programação chamada LUA como script, ou seja, trabalhar juntas para obter + recursos. Já o Ginja Java tem como  base a linguagem Java, falam que aplicação ainda não esta robusta, possui problemas, mas depende do seu projeto para definir qual aplicação a ser usada.

--
Desiree Santos

Namor Alves

to gin...@googlegroups.com
Tenho uma pergunta, qual a diferença entre Ginga Java e Ginga NCL??

Pouca diferença, mas com GingaNCL você utiliza LUA que tem mais liberdade que Java para TV digital.

--
Namor Alves

Desireé Santos

to gin...@googlegroups.com, Namor Alves
@Namor Concordo.
--
Desiree Santos

jpi...@gmail.com

to gin...@googlegroups.com
O grande problema entre NCL e Java está justamente na liberdade. O padrão definido originalmente pela UFRJ apostava bastante no NCL/LUA, e no modelo de código aberto, para gerar um número maior de aplicações e variantes.

 O lobby pesado das empresas é pelo uso somente do JAVA, tanto que a maioria dos conversores não suporta NCL. É muito raro encontrar um conversor que abranja todas as especificações do modelo atual. É claro que a indústria prefere o modelo mais fechado (capital).

Mas para todos os desenvolvedores reconhecem o NCL como sendo mais eficiente, rápido e versátil para o desenvolvimento de soluções para TV Digital.

José Pissin

kathia

to gingams
Obga Desiree e a todos q me responderam, vlw!!

se tiver mais link com material q eu possa estudar, me ajudará mto...

vlw galera!!

Desireé Santos

to gin...@googlegroups.com, kathia
Katia

Bom seria se vc falasse um pouco mais do seu projeto, se for possível. I
sso faciilita para escolher o material mais específico e assim realmente t ajudar :)
--
Desiree Santos

Diemesleno

to gingams
Bom dia Katia,

Concordo com o que o @jpissin comentou sobre o Ginga-NCL e Ginga-J.

Hoje, o Ginga-NCL está totalmente pronto para que possa ser
desenvolvido
aplicações de qualquer natureza para a TV Digital Interativa.

Já o modelo Ginga-J ainda apresenta diversos problemas, mas o mercado
quer utiliza-lo também, então em breve as duas vertentes estarão
prontas.

Já especificadamente sobre sua necessidade, acho que é a mesma que
outras
pessoas de emissoras de TV Católica vieram pesquisar na lista. E
deixarei pra
você minha mesma observação que deixei para eles.

Muitas das empresas estão pesquisando e desenvolvendo a
distribuição de conteúdo on-demand com o Ginga.

A Rede Globo neste vídeo[1] fala um pouco sobre e demonstra
algumas de suas experiências.

Apesar do modelo de negócios ainda não estar definido, acredito
que esta será uma das melhores formas de atrair públicos distintos
sem que seja necessário diferenciar o seu conteúdo. Isso por sí só
já reduz muito os custos de produção por exemplo.

Neste sábado 09/04 haverá um mini-curso sobre Desenvolvimento para TV
Digital Interativa[2]
aqui em Campo Grande, mas é um curso introdutório e não chegará ao
ponto de abordar
este tema. Mas fica a dica.

[1]http://www.youtube.com/watch?v=lLP2sz6X1pM

[2]htto://www.diemesleno.com.br/flisol

On Apr 5, 2:55 pm, Desireé Santos <desis...@gmail.com> wrote:
> [...]
> sso faciilita para escolher o material mais específico e assim realmente t

Kathia da Silva kathia

to gin...@googlegroups.com
Valeu gente, obga!!
Todas as respostas estão sendo mto util para nós, Gilson, Fabrício e eu trabalhamos na mesma esquipe, agradeço pela ajuda, quem mais puder nos ajudar sobre o assunto, é bem vindo!!

vlw,
Kathia*