Lançada Nova Versão do OpenGinga com LWUIT Adaptado para TV

28 views
Skip to first unread message

Daniel Uchoa

unread,
Sep 9, 2009, 9:15:45 AM9/9/09
to ging...@googlegroups.com
Olá Pessoal,

O Lavid lança nova versaõ do OpenGinga com suporte ao LWUIT...
Veja os detalhes no link abaixo:
http://www.overmedianetworks.com.br/noticia-overmedia-download-openginga-RC2.html

[]s

Daniel

--
+---------------------------------------------------------------+
Overmedia Networks
Soluções Avançadas em Redes Multimídia
Conheça o primeiro treinamento Ginga Java para TV Digital do Brasil!
http://www.overmedianetworks.com.br/

Contatos:
site: http://www.overmedianetworks.com.br/contato.html
e-mail: con...@overmedianetworks.com.br
orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=6355788277827643408
celular: (11) 8683-4590

Participe do grupo "Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital"
http://groups.google.com.br/group/gingajava/
+---------------------------------------------------------------+

Manoel Campos da Silva Filho

unread,
Sep 9, 2009, 7:44:58 PM9/9/09
to ging...@googlegroups.com
Daniel, na versão beta 1 tivemos problemas com a jlibcpp. Só funcionou com a versão que você disponibilizou no grupo.
Na versão beta 2 estou tendo problemas com a jlibcpp também. Tudo compilou sem problemas, e os exemplos do directfb rodam, mas no momento de compilar o módulo gingaj, deu a mensagem de erro abaixo:

undefined reference to 'jgui::GFXHandler::GetDisplayLayer()'

Parece que a versão disponível já foi alterada depois que vcs baixaram.
Baixei a jlibcpp do svn. Parece ser a versão 0.4.2, não sei como checar isso.
Vc poderia informar qual a versão que estão usando e disponibilizar a mesma no grupo?


Obrigado.

2009/9/9 Daniel Uchoa <danie...@gmail.com>



--
Manoel Campos da Silva Filho
Mestrando em Engenharia Elétrica - TV Digital - UnB
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua

(61) 8515-5798 (63) 8402-9778
http://manoelcampos.com
http://lab.ifto.edu.br/~mcampos/
manoel...@gmail.com
mca...@ifto.edu.br
con...@manoelcampos.com

Oswaldo Bassani

unread,
Sep 12, 2009, 9:39:23 AM9/12/09
to ging...@googlegroups.com
Ola Manoel,

segui os tutorial e também tive este problema, o svn do projeto esta na versão 0.4.x (>=0.4.2), para corrigir este problema foi facil, basta pegar o arquivo da versão 0.4 - http://sourceforge.net/projects/jlibcpp/files/jlibcpp-0.4.tar.gz/download

[]s

2009/9/9 Manoel Campos da Silva Filho <manoel...@gmail.com>

Manoel Campos da Silva Filho

unread,
Sep 12, 2009, 10:19:28 AM9/12/09
to ging...@googlegroups.com
Valeu, funcionou.

2009/9/12 Oswaldo Bassani <oswaldo...@gmail.com>
(61) 3307-3873 (61) 8515-5798 (63) 8402-9778

Manoel Campos da Silva Filho

unread,
Sep 20, 2009, 12:32:59 AM9/20/09
to ging...@googlegroups.com
Ah, aproveitando, qual o Kernel vcs estão usando? Tive bastante trabalho desta vez pra fazer o DirectFB funcionar corretamente (que tive que usar um módulo chamado uvesafb). O kernel que tenho é o 2.6.28.11

2009/9/20 Manoel Campos da Silva Filho <manoel...@gmail.com>
Pessoal, tenho o Ubuntu Server 9.04 no VirtualBox. Compilei todos os pacotes e não houve nenhum problema mais. Estou usando as versões requisitadas pelo OpenGinga beta 2, mas quando executo o script start do gingacc dá o erro abaixo:

DirectFB/Core: Single Application Core.
[2199: 0.000] --> Caught signal 11 (at 0x8508ef87, invalid address) <--
./start: line 39: 2199 Segmentation fault ./controller/tests/bin/test


Os exemplos do DirectFB rodam sem problemas, o script env.sh foi executado e exportado (verifiquei com export).

Alguém passou por isso?

Daniel, pode ajudar?

Obrigado.

2009/9/12 Manoel Campos da Silva Filho <manoel...@gmail.com>

Manoel Campos da Silva Filho

unread,
Sep 20, 2009, 12:00:02 AM9/20/09
to ging...@googlegroups.com
Pessoal, tenho o Ubuntu Server 9.04 no VirtualBox. Compilei todos os pacotes e não houve nenhum problema mais. Estou usando as versões requisitadas pelo OpenGinga beta 2, mas quando executo o script start do gingacc dá o erro abaixo:

DirectFB/Core: Single Application Core.
[2199: 0.000] --> Caught signal 11 (at 0x8508ef87, invalid address) <--
./start: line 39: 2199 Segmentation fault ./controller/tests/bin/test


Os exemplos do DirectFB rodam sem problemas, o script env.sh foi executado e exportado (verifiquei com export).

Alguém passou por isso?

Daniel, pode ajudar?

Obrigado.

2009/9/12 Manoel Campos da Silva Filho <manoel...@gmail.com>

Bruno Ledesma

unread,
Sep 21, 2009, 1:02:42 PM9/21/09
to ging...@googlegroups.com
Ola Pessoal,

Recompilei o OpenGinga beta 2 na virtual box do anteriro(beta 1) , mas os componentes do LWUIT não são renderizados na tela. Estou inicializando aquele projeto test_lwuit que vem junto com o mesmo.O codigo do xlet está sendo executado (vejo os meus system.out no console ).

Alguem enfrentou algo parecido?

sds. Bruno Ledesma

Alexandro Gomes

unread,
Sep 21, 2009, 3:43:27 PM9/21/09
to ging...@googlegroups.com
Boa tarde Amigos,

    Estou usando o Virtual Box para rodar o GingaJ-Virtual.vdi, que contém o ambiente do openginga instalado. Testei a aplicação de teste que está na pasta "xlets/" a aplicação bbbXlet e funcionou perfeitamente mas estou tendo problemas em criar novas aplicações e testá-las. Hoje estou testando as classes do LWUIT e não estão funcionando, onde posso encontrar exemplos de aplicações java para testar o que já foi implementado de javaDTV?

Agradeço a todos desde de já pela ajuda.

Alex

2009/9/20 Manoel Campos da Silva Filho <manoel...@gmail.com>

Alexandro Gomes

unread,
Sep 22, 2009, 9:02:39 AM9/22/09
to led....@gmail.com, ging...@googlegroups.com
Olá Bruno,
    Estou tendo os mesmos problemas ao utilizar o openginga. Quais os componentes vc está tentando exibir?

[]'s


2009/9/21 Bruno Ledesma <led....@gmail.com>

Bruno Ledesma

unread,
Sep 22, 2009, 9:19:20 AM9/22/09
to ging...@googlegroups.com
Acho que eram label e form. Não alterei nada na aplicaçao 'teste_lwuit' que ja vem com o openGinga. Apenas copiei o arquivo xml de configuracao para o tmp, para ele carregar a aplicacao corretamente.

Olhando o log ,eu vejo que ele carregou a app corretamente.

sds. Bruno Ledesma


2009/9/22 Alexandro Gomes <alexa...@gmail.com>

Alexandro Gomes

unread,
Sep 22, 2009, 11:05:29 AM9/22/09
to ging...@googlegroups.com
Testa essa aplicação em anexo, descompacta e coloca na pasta xlets.

[]'s
  Alex

2009/9/22 Bruno Ledesma <led....@gmail.com>
bbbxlet.tar.gz

Bruno Ledesma

unread,
Sep 22, 2009, 1:33:19 PM9/22/09
to ging...@googlegroups.com
./compile.sh dele da diversos erros de compilacao
Aparentemente  não reconhece as classes do lwuit... ex:Label.

Daniel Uchôa

unread,
Sep 22, 2009, 6:06:49 PM9/22/09
to Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital
Olá Pessoal, tudo bem?

Olha, cuidado para não confundirem as versões cadidatas do
OpenGinga...

O RC1 vem com uma aplicação exemplo bbbxlet, já o RC2 vem com um
teste_lwuit.

Não é possível compilar o bbbxlet no RC2 sem modificar o código. Isto
se deve a evolução na implementação do JavaDTV na versão RC2. Além
disso, a implementação do LWUIT na versão RC1 estava bem preliminar.

Eu repassei o problema apontado por vocês para o Lavid/UFPB, que em
breve darão algum retorno.

A propósito, eles afirmaram que estão criando uma área de atendimento
no portal do software público, e o Raoni (Lavid/UFPB), explicará
melhor esta iniciativa aqui no grupo.

[]s

Daniel

On 22 set, 14:33, Bruno Ledesma <led.br...@gmail.com> wrote:
> ./compile.sh dele da diversos erros de compilacao
> Aparentemente  não reconhece as classes do lwuit... ex:Label.
>
> sds. Bruno Ledesma
>
> 2009/9/22 Alexandro Gomes <alexandr...@gmail.com>
>
> > Testa essa aplicação em anexo, descompacta e coloca na pasta xlets.
>
> > []'s
> >   Alex
>
> > 2009/9/22 Bruno Ledesma <led.br...@gmail.com>
>
> > Acho que eram label e form. Não alterei nada na aplicaçao 'teste_lwuit' que
> >> ja vem com o openGinga. Apenas copiei o arquivo xml de configuracao para o
> >> tmp, para ele carregar a aplicacao corretamente.
>
> >> Olhando o log ,eu vejo que ele carregou a app corretamente.
>
> >> sds. Bruno Ledesma
>
> >> 2009/9/22 Alexandro Gomes <alexandr...@gmail.com>
>
> >> Olá Bruno,
> >>>     Estou tendo os mesmos problemas ao utilizar o openginga. Quais os
> >>> componentes vc está tentando exibir?
>
> >>> []'s
>
> >>> 2009/9/21 Bruno Ledesma <led.br...@gmail.com>
>
> >>> Ola Pessoal,
>
> >>>> Recompilei o OpenGinga beta 2 na virtual box do anteriro(beta 1) , mas
> >>>> os componentes do LWUIT não são renderizados na tela. Estou inicializando
> >>>> aquele projeto test_lwuit que vem junto com o mesmo.O codigo do xlet está
> >>>> sendo executado (vejo os meus system.out no console ).
>
> >>>> Alguem enfrentou algo parecido?
>
> >>>> sds. Bruno Ledesma
>
> >>>> ---------- Forwarded message ----------
> >>>> From: Manoel Campos da Silva Filho <manoelcam...@gmail.com>
> >>>> Date: 2009/9/20
> >>>> Subject: Re: Lançada Nova Versão do OpenGinga com LWUIT Adaptado para TV
> >>>> To: ging...@googlegroups.com
>
> >>>> Ah, aproveitando, qual o Kernel vcs estão usando? Tive bastante trabalho
> >>>> desta vez pra fazer o DirectFB funcionar corretamente (que tive que usar um
> >>>> módulo chamado uvesafb). O kernel que tenho é o 2.6.28.11
>
> >>>> 2009/9/20 Manoel Campos da Silva Filho <manoelcam...@gmail.com>
>
> >>>> Pessoal, tenho o Ubuntu Server 9.04 no VirtualBox. Compilei todos os
> >>>>> pacotes e não houve nenhum problema mais. Estou usando as versões
> >>>>> requisitadas pelo OpenGinga beta 2, mas quando executo o script start do
> >>>>> gingacc dá o erro abaixo:
>
> >>>>> *DirectFB/Core: Single Application Core.
> >>>>> [2199: 0.000] --> Caught signal 11 (at 0x8508ef87, invalid address) <--
> >>>>> ./start: line 39: 2199 Segmentation fault ./controller/tests/bin/test*
>
> >>>>> Os exemplos do DirectFB rodam sem problemas, o script env.sh foi
> >>>>> executado e exportado (verifiquei com export).
>
> >>>>> Alguém passou por isso?
>
> >>>>> Daniel, pode ajudar?
>
> >>>>> Obrigado.
>
> >>>>> 2009/9/12 Manoel Campos da Silva Filho <manoelcam...@gmail.com>
>
> >>>>> Valeu, funcionou.
>
> >>>>>> 2009/9/12 Oswaldo Bassani <oswaldo.bass...@gmail.com>
>
> >>>>>> Ola Manoel,
>
> >>>>>>> segui os tutorial e também tive este problema, o svn do projeto esta
> >>>>>>> na versão 0.4.x (>=0.4.2), para corrigir este problema foi facil, basta
> >>>>>>> pegar o arquivo da versão 0.4 -
> >>>>>>>http://sourceforge.net/projects/jlibcpp/files/jlibcpp-0.4.tar.gz/down...
>
> >>>>>>> []s
>
> >>>>>>> 2009/9/9 Manoel Campos da Silva Filho <manoelcam...@gmail.com>
>
> >>>>>>>>  Daniel, na versão beta 1 tivemos problemas com a jlibcpp. Só
> >>>>>>>> funcionou com a versão que você disponibilizou no grupo.
> >>>>>>>> Na versão beta 2 estou tendo problemas com a jlibcpp também. Tudo
> >>>>>>>> compilou sem problemas, e os exemplos do directfb rodam, mas no momento de
> >>>>>>>> compilar o módulo gingaj, deu a mensagem de erro abaixo:
>
> >>>>>>>> *undefined reference to 'jgui::GFXHandler::GetDisplayLayer()'*
>
> >>>>>>>> Parece que a versão disponível já foi alterada depois que vcs
> >>>>>>>> baixaram.
> >>>>>>>> Baixei a jlibcpp do svn. Parece ser a versão 0.4.2, não sei como
> >>>>>>>> checar isso.
> >>>>>>>> Vc poderia informar qual a versão que estão usando e disponibilizar
> >>>>>>>> a mesma no grupo?
>
> >>>>>>>> Obrigado.
>
> >>>>>>>> 2009/9/9 Daniel Uchoa <danieluc...@gmail.com>
>
> >>>>>>>>> Olá Pessoal,
>
> >>>>>>>>> O Lavid lança nova versaõ do OpenGinga com suporte ao LWUIT...
> >>>>>>>>> Veja os detalhes no link abaixo:
>
> >>>>>>>>>http://www.overmedianetworks.com.br/noticia-overmedia-download-opengi...
>
> >>>>>>>>> []s
>
> >>>>>>>>> Daniel
>
> >>>>>>>>> --
> >>>>>>>>> +---------------------------------------------------------------+
> >>>>>>>>> Overmedia Networks
> >>>>>>>>> Soluções Avançadas em Redes Multimídia
> >>>>>>>>> Conheça o primeiro treinamento Ginga Java para TV Digital do
> >>>>>>>>> Brasil!
> >>>>>>>>>http://www.overmedianetworks.com.br/
>
> >>>>>>>>> Contatos:
> >>>>>>>>> site:http://www.overmedianetworks.com.br/contato.html
> >>>>>>>>> e-mail: cont...@overmedianetworks.com.br
> >>>>>>>>> orkut:
> >>>>>>>>>http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=6355788277827...
> >>>>>>>>> celular: (11) 8683-4590
>
> >>>>>>>>> Participe do grupo "Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital"
> >>>>>>>>>http://groups.google.com.br/group/gingajava/
> >>>>>>>>> +---------------------------------------------------------------+
>
> >>>>>>>> --
> >>>>>>>> Manoel Campos da Silva Filho
> >>>>>>>> Mestrando em Engenharia Elétrica - TV Digital - UnB
> >>>>>>>> Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
> >>>>>>>> Tocantins - IFTO
> >>>>>>>> Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua
>
> >>>>>>>> (61) 8515-5798 (63) 8402-9778
> >>>>>>>>http://manoelcampos.com
> >>>>>>>>http://lab.ifto.edu.br/~mcampos/<http://lab.ifto.edu.br/%7Emcampos/>
> >>>>>>>> manoelcam...@gmail.com
> >>>>>>>> mcam...@ifto.edu.br
> >>>>>>>> cont...@manoelcampos.com
>
> >>>>>> --
> >>>>>> Manoel Campos da Silva Filho
> >>>>>> Mestrando em Engenharia Elétrica - TV Digital - UnB
> >>>>>> Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
> >>>>>> Tocantins - IFTO
> >>>>>> Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua
>
> >>>>>> (61) 3307-3873 (61) 8515-5798 (63) 8402-9778
>
> >>>>>>http://manoelcampos.com
> >>>>>>http://lab.ifto.edu.br/~mcampos/<http://lab.ifto.edu.br/%7Emcampos/>
> >>>>>> manoelcam...@gmail.com
> >>>>>> mcam...@ifto.edu.br
> >>>>>> cont...@manoelcampos.com
>
> >>>>> --
> >>>>> Manoel Campos da Silva Filho
> >>>>> Mestrando em Engenharia Elétrica - TV Digital - UnB
> >>>>> Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
> >>>>> Tocantins - IFTO
> >>>>> Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua
>
> >>>>> (61) 3307-3873 (61) 8515-5798 (63) 8402-9778
> >>>>>http://manoelcampos.com
> >>>>>http://lab.ifto.edu.br/~mcampos/<http://lab.ifto.edu.br/%7Emcampos/>
> >>>>> manoelcam...@gmail.com
> >>>>> mcam...@ifto.edu.br
> >>>>> cont...@manoelcampos.com
>
> >>>> --
> >>>> Manoel Campos da Silva Filho
> >>>> Mestrando em Engenharia Elétrica - TV Digital - UnB
> >>>> Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
> >>>> Tocantins - IFTO
> >>>> Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua
>
> >>>> (61) 3307-3873 (61) 8515-5798 (63) 8402-9778
> >>>>http://manoelcampos.com
> >>>>http://lab.ifto.edu.br/~mcampos/<http://lab.ifto.edu.br/%7Emcampos/>
> >>>> manoelcam...@gmail.com
> >>>> mcam...@ifto.edu.br
> >>>> cont...@manoelcampos.com

Raoni Kulesza

unread,
Sep 22, 2009, 11:23:20 AM9/22/09
to Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital
Prezados,

Estamos verificando os erros reportados e em breve daremos um
retorno.

Aproveito para adiantar que está em andamento a disponibilização de um
release (estável) e a abertura da sub-comunidade Ginga-J na comunidade
Ginga do Portal do Software Público (http://
www.softwarepublico.gov.br/). Atualmente, vocês já podem utilizar o
Fórum: "Ginga-J: Discussões sobre a Máquina de Execução Java do Ginga"
da comunidade Ginga para reportar erros ou tirar dúvidas (técnicas ou
não) sobre o Ginga-J.

A idéia é disponibilizar um local padronizado e centralizado de
informações sobre as implementações de referência Ginga-NCL e Ginga-J,
desenvolvidas atualmente pela PUC-Rio e UFPB, respectivamente.
Particularmente, relação ao Ginga-J, estamos preparando tutoriais e
uma ferramenta para auxiliar o desenvolvimento de aplicações Java.

Dessa forma, peço que dúvidas sobre o OpenGinga seja endereçadas a
partir de agora no Fórum Ginga-J. A equipe da UFPB estará respondendo
apenas perguntas postadas por lá.

Atenciosamente.

Raoni Kulesza
Research Assistant
Universidade Federal da Paraíba
Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital\
http://www.lavid.ufpb.br




On 22 set, 10:19, Bruno Ledesma <led.br...@gmail.com> wrote:
> Acho que eram label e form. Não alterei nada na aplicaçao 'teste_lwuit' que
> ja vem com o openGinga. Apenas copiei o arquivo xml de configuracao para o
> tmp, para ele carregar a aplicacao corretamente.
>
> Olhando o log ,eu vejo que ele carregou a app corretamente.
>
> sds. Bruno Ledesma
>
> 2009/9/22 Alexandro Gomes <alexandr...@gmail.com>
>
> > Olá Bruno,
> >     Estou tendo os mesmos problemas ao utilizar o openginga. Quais os
> > componentes vc está tentando exibir?
>
> > []'s
>
> > 2009/9/21 Bruno Ledesma <led.br...@gmail.com>
>
> > Ola Pessoal,
>
> >> Recompilei o OpenGinga beta 2 na virtual box do anteriro(beta 1) , mas os
> >> componentes do LWUIT não são renderizados na tela. Estou inicializando
> >> aquele projeto test_lwuit que vem junto com o mesmo.O codigo do xlet está
> >> sendo executado (vejo os meus system.out no console ).
>
> >> Alguem enfrentou algo parecido?
>
> >> sds. Bruno Ledesma
>
> >> ---------- Forwarded message ----------
> >> From: Manoel Campos da Silva Filho <manoelcam...@gmail.com>
> >> Date: 2009/9/20
> >> Subject: Re: Lançada Nova Versão do OpenGinga com LWUIT Adaptado para TV
> >> To: ging...@googlegroups.com
>
> >> Ah, aproveitando, qual o Kernel vcs estão usando? Tive bastante trabalho
> >> desta vez pra fazer o DirectFB funcionar corretamente (que tive que usar um
> >> módulo chamado uvesafb). O kernel que tenho é o 2.6.28.11
>
> >> 2009/9/20 Manoel Campos da Silva Filho <manoelcam...@gmail.com>
>
> >> Pessoal, tenho o Ubuntu Server 9.04 no VirtualBox. Compilei todos os
> >>> pacotes e não houve nenhum problema mais. Estou usando as versões
> >>> requisitadas pelo OpenGinga beta 2, mas quando executo o script start do
> >>> gingacc dá o erro abaixo:
>
> >>> *DirectFB/Core: Single Application Core.
> >>> [2199: 0.000] --> Caught signal 11 (at 0x8508ef87, invalid address) <--
> >>> ./start: line 39: 2199 Segmentation fault ./controller/tests/bin/test*
>
> >>> Os exemplos do DirectFB rodam sem problemas, o script env.sh foi
> >>> executado e exportado (verifiquei com export).
>
> >>> Alguém passou por isso?
>
> >>> Daniel, pode ajudar?
>
> >>> Obrigado.
>
> >>> 2009/9/12 Manoel Campos da Silva Filho <manoelcam...@gmail.com>
>
> >>> Valeu, funcionou.
>
> >>>> 2009/9/12 Oswaldo Bassani <oswaldo.bass...@gmail.com>
>
> >>>> Ola Manoel,
>
> >>>>> segui os tutorial e também tive este problema, o svn do projeto esta na
> >>>>> versão 0.4.x (>=0.4.2), para corrigir este problema foi facil, basta pegar o
> >>>>> arquivo da versão 0.4 -
> >>>>>http://sourceforge.net/projects/jlibcpp/files/jlibcpp-0.4.tar.gz/down...
>
> >>>>> []s
>
> >>>>> 2009/9/9 Manoel Campos da Silva Filho <manoelcam...@gmail.com>
>
> >>>>>>  Daniel, na versão beta 1 tivemos problemas com a jlibcpp. Só
> >>>>>> funcionou com a versão que você disponibilizou no grupo.
> >>>>>> Na versão beta 2 estou tendo problemas com a jlibcpp também. Tudo
> >>>>>> compilou sem problemas, e os exemplos do directfb rodam, mas no momento de
> >>>>>> compilar o módulo gingaj, deu a mensagem de erro abaixo:
>
> >>>>>> *undefined reference to 'jgui::GFXHandler::GetDisplayLayer()'*
>
> >>>>>> Parece que a versão disponível já foi alterada depois que vcs
> >>>>>> baixaram.
> >>>>>> Baixei a jlibcpp do svn. Parece ser a versão 0.4.2, não sei como
> >>>>>> checar isso.
> >>>>>> Vc poderia informar qual a versão que estão usando e disponibilizar a
> >>>>>> mesma no grupo?
>
> >>>>>> Obrigado.
>
> >>>>>> 2009/9/9 Daniel Uchoa <danieluc...@gmail.com>
>
> >>>>>>> Olá Pessoal,
>
> >>>>>>> O Lavid lança nova versaõ do OpenGinga com suporte ao LWUIT...
> >>>>>>> Veja os detalhes no link abaixo:
>
> >>>>>>>http://www.overmedianetworks.com.br/noticia-overmedia-download-opengi...
>
> >>>>>>> []s
>
> >>>>>>> Daniel
>
> >>>>>>> --
> >>>>>>> +---------------------------------------------------------------+
> >>>>>>> Overmedia Networks
> >>>>>>> Soluções Avançadas em Redes Multimídia
> >>>>>>> Conheça o primeiro treinamento Ginga Java para TV Digital do Brasil!
> >>>>>>>http://www.overmedianetworks.com.br/
>
> >>>>>>> Contatos:
> >>>>>>> site:http://www.overmedianetworks.com.br/contato.html
> >>>>>>> e-mail: cont...@overmedianetworks.com.br
> >>>>>>> orkut:
> >>>>>>>http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=6355788277827...
> >>>>>>> celular: (11) 8683-4590
>
> >>>>>>> Participe do grupo "Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital"
> >>>>>>>http://groups.google.com.br/group/gingajava/
> >>>>>>> +---------------------------------------------------------------+
>
> >>>>>> --
> >>>>>> Manoel Campos da Silva Filho
> >>>>>> Mestrando em Engenharia Elétrica - TV Digital - UnB
> >>>>>> Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
> >>>>>> Tocantins - IFTO
> >>>>>> Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua
>
> >>>>>> (61) 8515-5798 (63) 8402-9778
> >>>>>>http://manoelcampos.com
> >>>> --
> >>>> Manoel Campos da Silva Filho
> >>>> Mestrando em Engenharia Elétrica - TV Digital - UnB
> >>>> Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
> >>>> Tocantins - IFTO
> >>>> Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua
>
> >>>> (61) 3307-3873 (61) 8515-5798 (63) 8402-9778
>
> >>>>http://manoelcampos.com
> >>> --
> >>> Manoel Campos da Silva Filho
> >>> Mestrando em Engenharia Elétrica - TV Digital - UnB
> >>> Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
> >>> Tocantins - IFTO
> >>> Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua
>
> >>> (61) 3307-3873 (61) 8515-5798 (63) 8402-9778
> >>>http://manoelcampos.com
> >> --
> >> Manoel Campos da Silva Filho
> >> Mestrando em Engenharia Elétrica - TV Digital - UnB
> >> Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
> >> Tocantins - IFTO
> >> Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua
>
> >> (61) 3307-3873 (61) 8515-5798 (63) 8402-9778
> >>http://manoelcampos.com

Daniel Uchoa

unread,
Sep 22, 2009, 7:08:05 PM9/22/09
to Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital
Olá Pessoal,

Em anexo um HelloWorld com JavaDTV (com LWUIT) e JavaTV para o
OpenGinga versão RC1. Lembrem que a implementação do RC1 ainda não
está compatível com a normal.

[]s

Daniel


+---------------------------------------------------------------+
Overmedia Networks
Soluções Avançadas em Redes Multimídia
Conheça o primeiro treinamento Ginga Java para TV Digital do Brasil!
http://www.overmedianetworks.com.br/

Contatos:
site: http://www.overmedianetworks.com.br/contato.html
e-mail: con...@overmedianetworks.com.br
orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=6355788277827643408
celular: (11) 8683-4590

Participe do grupo "Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital"
http://groups.google.com.br/group/gingajava/
+---------------------------------------------------------------+



2009/9/22 Daniel Uchôa <danie...@gmail.com>:
GingaJHelloWorld.java

Daniel Uchôa

unread,
Sep 22, 2009, 7:36:33 PM9/22/09
to Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital
Olá Pessoal,

Portanto, o Lavid solicita que questões a eles endereçadas sejam
feitas através do software público:
http://www.softwarepublico.gov.br/

[]s

Daniel

On 22 set, 20:08, Daniel Uchoa <danieluc...@gmail.com> wrote:
> Olá Pessoal,
>
> Em anexo um HelloWorld com JavaDTV (com LWUIT) e JavaTV para o
> OpenGinga versão RC1. Lembrem que a implementação do RC1 ainda não
> está compatível com a normal.
>
> []s
>
> Daniel
>
> +---------------------------------------------------------------+
> Overmedia Networks
> Soluções Avançadas em Redes Multimídia
> Conheça o primeiro treinamento Ginga Java para TV Digital do Brasil!http://www.overmedianetworks.com.br/
>
> Contatos:
> site:http://www.overmedianetworks.com.br/contato.html
> e-mail: cont...@overmedianetworks.com.br
> orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=6355788277827...
> celular: (11) 8683-4590
>
> Participe do grupo "Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital"http://groups.google.com.br/group/gingajava/
> +---------------------------------------------------------------+
>
> 2009/9/22 Daniel Uchôa <danieluc...@gmail.com>:
>  GingaJHelloWorld.java
> 3KExibirDownload

Frisone

unread,
Sep 24, 2009, 9:44:01 AM9/24/09
to Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital
Estou tendo o mesmo problema, conseguiu resolver?


[]'s
Alex

On Sep 9, 8:44 pm, Manoel Campos da Silva Filho
<manoelcam...@gmail.com> wrote:
> Daniel, na versão beta 1 tivemos problemas com a jlibcpp. Só funcionou com a
> versão que você disponibilizou no grupo.
> Na versão beta 2 estou tendo problemas com a jlibcpp também. Tudo compilou
> sem problemas, e os exemplos do directfb rodam, mas no momento de compilar o
> módulo gingaj, deu a mensagem de erro abaixo:
>
> *undefined reference to 'jgui::GFXHandler::GetDisplayLayer()'*
>
> Parece que a versão disponível já foi alterada depois que vcs baixaram.
> Baixei a jlibcpp do svn. Parece ser a versão 0.4.2, não sei como checar
> isso.
> Vc poderia informar qual a versão que estão usando e disponibilizar a mesma
> no grupo?
>
> Obrigado.
>
> 2009/9/9 Daniel Uchoa <danieluc...@gmail.com>
>
>
>
>
>
> > Olá Pessoal,
>
> > O Lavid lança nova versaõ do OpenGinga com suporte ao LWUIT...
> > Veja os detalhes no link abaixo:
>
> >http://www.overmedianetworks.com.br/noticia-overmedia-download-opengi...
>
> > []s
>
> > Daniel
>
> > --
> > +---------------------------------------------------------------+
> > Overmedia Networks
> > Soluções Avançadas em Redes Multimídia
> > Conheça o primeiro treinamento Ginga Java para TV Digital do Brasil!
> >http://www.overmedianetworks.com.br/
>
> > Contatos:
> > site:http://www.overmedianetworks.com.br/contato.html
> > e-mail: cont...@overmedianetworks.com.br
> > orkut:
> >http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=6355788277827...
> > celular: (11) 8683-4590
>
> > Participe do grupo "Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital"
> >http://groups.google.com.br/group/gingajava/
> > +---------------------------------------------------------------+
>
> --
> Manoel Campos da Silva Filho
> Mestrando em Engenharia Elétrica - TV Digital - UnB
> Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
> Tocantins - IFTO
> Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua
>
> (61) 8515-5798 (63) 8402-9778http://manoelcampos.comhttp://lab.ifto.edu.br/~mcampos/
> manoelcam...@gmail.com
> mcam...@ifto.edu.br
> cont...@manoelcampos.com

Alexandro Gomes

unread,
Sep 24, 2009, 9:43:29 AM9/24/09
to ging...@googlegroups.com
O site está fora do ar.

[]'s
  Alex

2009/9/22 Daniel Uchôa <danie...@gmail.com>

Manoel Campos da Silva Filho

unread,
Sep 24, 2009, 10:38:30 AM9/24/09
to ging...@googlegroups.com
Vc pode baixar a versão 0.4 em http://sourceforge.net/projects/jlibcpp/files/jlibcpp-0.4.tar.gz/download

Resolveu.

2009/9/24 Frisone <alexa...@gmail.com>
(61) 3307-3873 (61) 8515-5798 (63) 8402-9778

Alexandre Pereira

unread,
Sep 29, 2009, 4:00:02 PM9/29/09
to Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital
Ola pessoal,

segui todos os passos do tutorial OpenGinga beta 2 , mas quando
executo o "./start"
aparece isso:

INFO:: jgui/jcontainer.cpp:241 [virtual void jgui::Container::Paint
(jgui::Graphics*)] paint
INFO:: jgui/jicon.cpp:168 [virtual void jgui::Icon::Paint
(jgui::Graphics*)] paint
INFO:: jgui/jlabel.cpp:84 [virtual void jgui::Label::Paint
(jgui::Graphics*)] paint
xine: found input plugin : file input plugin
input_file: File not found: >./channels/channel0<
xine_play: no demux available
Application Manager Started
library loaded.
INFO:: ../../src/share/basis/native/awt/directfb/
DFBGraphicsEnviroment.cpp:35 [void
Java_java_awt_DFBGraphicsEnvironment_init(JNIEnv*, _jclass*)] INFO::
[void Java_java_awt_DFBGraphicsEnvironment_init(JNIEnv*, _jclass*):35]
called
INFO:: jgui/jcontainer.cpp:241 [virtual void jgui::Container::Paint
(jgui::Graphics*)] paint
INFO:: ../../src/share/basis/native/awt/directfb/
DFBDefaultGraphicsConfiguration.cpp:9 [_jobject*
Java_java_awt_DFBDefaultGraphicsConfiguration_getDFBColorModel
(JNIEnv*, _jclass*)] INFO:: [_jobject*
Java_java_awt_DFBDefaultGraphicsConfiguration_getDFBColorModel
(JNIEnv*, _jclass*):9] called
INFO:: ../../src/share/basis/native/awt/directfb/DFBFontMetrics.cpp:25
[void Java_java_awt_DFBFontMetrics_initIDs(JNIEnv*, _jclass*)] INFO::
[void Java_java_awt_DFBFontMetrics_initIDs(JNIEnv*, _jclass*):25]
called
INFO:: ../../src/share/basis/native/awt/directfb/DFBGraphicsDevice.cpp:
174 [void Java_java_awt_DFBGraphicsEnvironment_pSetWindow(JNIEnv*,
_jobject*, jint, _jobject*)] INFO:: [void
Java_java_awt_DFBGraphicsEnvironment_pSetWindow(JNIEnv*, _jobject*,
jint, _jobject*):174] called
INFO:: ../../src/share/basis/native/awt/directfb/DFBGraphicsDevice.cpp:
160 [jint Java_java_awt_DFBGraphicsDevice_getScreenX(JNIEnv*,
_jobject*, jint)] INFO:: [jint
Java_java_awt_DFBGraphicsDevice_getScreenX(JNIEnv*, _jobject*, jint):
160] called
INFO:: ../../src/share/basis/native/awt/directfb/DFBGraphicsDevice.cpp:
167 [jint Java_java_awt_DFBGraphicsDevice_getScreenY(JNIEnv*,
_jobject*, jint)] INFO:: [jint
Java_java_awt_DFBGraphicsDevice_getScreenY(JNIEnv*, _jobject*, jint):
167] called
INFO:: ../../src/share/basis/native/awt/directfb/DFBGraphicsDevice.cpp:
141 [jint Java_java_awt_DFBGraphicsDevice_getScreenWidth(JNIEnv*,
_jobject*, jint)] INFO:: [jint
Java_java_awt_DFBGraphicsDevice_getScreenWidth(JNIEnv*, _jobject*,
jint):141] called:: 960
INFO:: ../../src/share/basis/native/awt/directfb/DFBGraphicsDevice.cpp:
151 [jint Java_java_awt_DFBGraphicsDevice_getScreenHeight(JNIEnv*,
_jobject*, jint)] INFO:: [jint
Java_java_awt_DFBGraphicsDevice_getScreenHeight(JNIEnv*, _jobject*,
jint):151] called:: 540
INFO:: ../../src/share/basis/native/awt/directfb/Window.cpp:19 [void
Java_java_awt_Window_pShow(JNIEnv*, _jobject*)] INFO:: [void
Java_java_awt_Window_pShow(JNIEnv*, _jobject*):19] called
INFO:: ../../src/share/basis/native/awt/directfb/DFBFontMetrics.cpp:40
[jint Java_java_awt_DFBFontMetrics_pLoadFont(JNIEnv*, _jobject*,
_jstring*, jint, jint, jboolean, jboolean)] INFO:: [jint
Java_java_awt_DFBFontMetrics_pLoadFont(JNIEnv*, _jobject*, _jstring*,
jint, jint, jboolean, jboolean):40] called
INFO:: ../../src/share/basis/native/awt/directfb/DFBGraphics.cpp:750
[void Java_java_awt_DFBGraphics_pSetColor(JNIEnv*, _jclass*, jint,
jint)] INFO:: [void Java_java_awt_DFBGraphics_pSetColor(JNIEnv*,
_jclass*, jint, jint):750] called:: [ff000000]
INFO:: ../../src/share/basis/native/awt/directfb/DFBGraphics.cpp:855
[void Java_java_awt_DFBGraphics_pChangeClipRect(JNIEnv*, _jclass*,
jint, jint, jint, jint, jint)] INFO:: [void
Java_java_awt_DFBGraphics_pChangeClipRect(JNIEnv*, _jclass*, jint,
jint, jint, jint, jint):855] called:: id::[127, 0] bounds::[0, 0, 960,
540]
INFO:: ../../src/share/basis/native/awt/directfb/DFBGraphics.cpp:1033
[void Java_java_awt_DFBGraphics_pClearRect(JNIEnv*, _jclass*, jint,
jint, jint, jint, jint, jint)] INFO:: [void
Java_java_awt_DFBGraphics_pClearRect(JNIEnv*, _jclass*, jint, jint,
jint, jint, jint, jint):1033] called:: id::[127] color::[0] bounds::
[0, 0, 960, 540]
INFO:: ../../src/share/basis/native/awt/directfb/DFBToolkit.cpp:41
[void Java_java_awt_DFBToolkit_pSync(JNIEnv*, _jobject*)] INFO:: [void
Java_java_awt_DFBToolkit_pSync(JNIEnv*, _jobject*):41] called
INFO:: ../../src/share/basis/native/awt/directfb/DFBGraphics.cpp:707
[void Java_java_awt_DFBGraphics_pDisposePSD(JNIEnv*, _jclass*, jint)]
INFO:: [void Java_java_awt_DFBGraphics_pDisposePSD(JNIEnv*, _jclass*,
jint):707] called:: id::[127]

e não consigo rodar o exemplo test_lwuit.

alguem passou por este problema?

On 20 set, 01:00, Manoel Campos da Silva Filho
<manoelcam...@gmail.com> wrote:
> Pessoal, tenho o Ubuntu Server 9.04 no VirtualBox. Compilei todos os pacotes
> e não houve nenhum problema mais. Estou usando as versões requisitadas pelo
> OpenGinga beta 2, mas quando executo o script start do gingacc dá o erro
> abaixo:
>
> *DirectFB/Core: Single Application Core.
> [2199: 0.000] --> Caught signal 11 (at 0x8508ef87, invalid address) <--
> ./start: line 39: 2199 Segmentation fault ./controller/tests/bin/test*
>
> Os exemplos do DirectFB rodam sem problemas, o script env.sh foi executado e
> exportado (verifiquei com export).
>
> Alguém passou por isso?
>
> Daniel, pode ajudar?
>
> Obrigado.
>
> 2009/9/12 Manoel Campos da Silva Filho <manoelcam...@gmail.com>
>
>
>
>
>
>
>
> > Valeu, funcionou.
>
> > 2009/9/12 Oswaldo Bassani <oswaldo.bass...@gmail.com>
>
> > Ola Manoel,
>
> >> segui os tutorial e também tive este problema, o svn do projeto esta na
> >> versão 0.4.x (>=0.4.2), para corrigir este problema foi facil, basta pegar o
> >> arquivo da versão 0.4 -
> >>http://sourceforge.net/projects/jlibcpp/files/jlibcpp-0.4.tar.gz/down...
>
> >> []s
>
> >> 2009/9/9 Manoel Campos da Silva Filho <manoelcam...@gmail.com>
>
> >>>  Daniel, na versão beta 1 tivemos problemas com a jlibcpp. Só funcionou
> >>> com a versão que você disponibilizou no grupo.
> >>> Na versão beta 2 estou tendo problemas com a jlibcpp também. Tudo
> >>> compilou sem problemas, e os exemplos do directfb rodam, mas no momento de
> >>> compilar o módulo gingaj, deu a mensagem de erro abaixo:
>
> >>> *undefined reference to 'jgui::GFXHandler::GetDisplayLayer()'*
>
> >>> Parece que a versão disponível já foi alterada depois que vcs baixaram.
> >>> Baixei a jlibcpp do svn. Parece ser a versão 0.4.2, não sei como checar
> >>> isso.
> >>> Vc poderia informar qual a versão que estão usando e disponibilizar a
> >>> mesma no grupo?
>
> >>> Obrigado.
>
> >>> 2009/9/9 Daniel Uchoa <danieluc...@gmail.com>
>
> >>>> Olá Pessoal,
>
> >>>> O Lavid lança nova versaõ do OpenGinga com suporte ao LWUIT...
> >>>> Veja os detalhes no link abaixo:
>
> >>>>http://www.overmedianetworks.com.br/noticia-overmedia-download-opengi...
>
> >>>> []s
>
> >>>> Daniel
>
> >>>> --
> >>>> +---------------------------------------------------------------+
> >>>> Overmedia Networks
> >>>> Soluções Avançadas em Redes Multimídia
> >>>> Conheça o primeiro treinamento Ginga Java para TV Digital do Brasil!
> >>>>http://www.overmedianetworks.com.br/
>
> >>>> Contatos:
> >>>> site:http://www.overmedianetworks.com.br/contato.html
> >>>> e-mail: cont...@overmedianetworks.com.br
> >>>> orkut:
> >>>>http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=6355788277827...
> >>>> celular: (11) 8683-4590
>
> >>>> Participe do grupo "Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital"
> >>>>http://groups.google.com.br/group/gingajava/
> >>>> +---------------------------------------------------------------+
>
> >>> --
> >>> Manoel Campos da Silva Filho
> >>> Mestrando em Engenharia Elétrica - TV Digital - UnB
> >>> Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
> >>> Tocantins - IFTO
> >>> Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua
>
> >>> (61) 8515-5798 (63) 8402-9778
> >>>http://manoelcampos.com
> > --
> > Manoel Campos da Silva Filho
> > Mestrando em Engenharia Elétrica - TV Digital - UnB
> > Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
> > Tocantins - IFTO
> > Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua
>
> > (61) 3307-3873 (61) 8515-5798 (63) 8402-9778
>
> >http://manoelcampos.com
> --
> Manoel Campos da Silva Filho
> Mestrando em Engenharia Elétrica - TV Digital - UnB
> Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
> Tocantins - IFTO
> Analista de Sistemas / Desenvolvedor PHP, C, NCL, Lua
>
> (61) 3307-3873 (61) 8515-5798 (63) 8402-9778http://manoelcampos.comhttp://lab.ifto.edu.br/~mcampos/
> manoelcam...@gmail.com
> mcam...@ifto.edu.br
> cont...@manoelcampos.com

Daniel Uchoa

unread,
Sep 30, 2009, 12:58:03 PM9/30/09
to ging...@googlegroups.com
Olá Alexandre, tudo bem?

É que quando você instala, o OpenGinga já vem configurado para
executar canais de vídeo, mas como ele vem sem os vídeos, você precisa
apagar a configuração do arquivo channels.xml (deixe só as tags
principais), que fica na pasta gingacc-beta/config.

[]s

Daniel

+---------------------------------------------------------------+
Overmedia Networks
Soluções Avançadas em Redes Multimídia
Conheça o primeiro treinamento Ginga Java para TV Digital do Brasil!
http://www.overmedianetworks.com.br/

Contatos:
site: http://www.overmedianetworks.com.br/contato.html
e-mail: con...@overmedianetworks.com.br
orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=6355788277827643408
celular: (11) 8683-4590

Participe do grupo "Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital"
http://groups.google.com.br/group/gingajava/
+---------------------------------------------------------------+



2009/9/29 Alexandre Pereira <alexand...@gmail.com>:

Alexandre Pereira

unread,
Sep 30, 2009, 5:06:16 PM9/30/09
to Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital
Olá Daniel,

Já apaguei a configuração do do arquivo channels.xml mas continua
aparecendo as mesma coisas.

No exemplo teste_lwuit eu consigo ver todos os System.out.. que ponho,
mas na tela do DFB X11 só aparece a informação "sinal fraco" .

Você tem algum exemplo de HelloWorld na tela?

Vlw!!!


On 30 set, 13:58, Daniel Uchoa <danieluc...@gmail.com> wrote:
> Olá Alexandre, tudo bem?
>
> É que quando você instala, o OpenGinga já vem configurado para
> executar canais de vídeo, mas como ele vem sem os vídeos, você precisa
> apagar a configuração do arquivo channels.xml (deixe só as tags
> principais), que fica na pasta gingacc-beta/config.
>
> []s
>
> Daniel
>
> +---------------------------------------------------------------+
> Overmedia Networks
> Soluções Avançadas em Redes Multimídia
> Conheça o primeiro treinamento Ginga Java para TV Digital do Brasil!http://www.overmedianetworks.com.br/
>
> Contatos:
> site:http://www.overmedianetworks.com.br/contato.html
> e-mail: cont...@overmedianetworks.com.br
> orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=6355788277827...
> celular: (11) 8683-4590
>
> Participe do grupo "Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital"http://groups.google.com.br/group/gingajava/
> +---------------------------------------------------------------+
>
> 2009/9/29 Alexandre Pereira <alexandre.p...@gmail.com>:
> ...
>
> mais »

Daniel Uchoa

unread,
Sep 30, 2009, 5:46:31 PM9/30/09
to ging...@googlegroups.com
Olá Alexandre,

Então você está usando a versão RC2 não é?

Veja só, a primeira coisa é que está faltando uma pasta da aplicação.
O Lavid esqueceu de disponibilizar a pasta /resources (pelo menos
quando baixei não tinha).

Mas mesmo assim, a aplicação não vai funcionar direito. Esta versão do
OpenGinga está com problemas (parece que uma exceção relacionada ao
controle remoto deixa o sistema instável). O Lavid já reportou aqui no
grupo que ainda precisam corrigir este bug, e lançarão outra versão
mais estável.

Recomendo que utilize a versão RC1 (uma pena, pois tem muito pouco do
LWUIT implementado).

[]s

Daniel

+---------------------------------------------------------------+
Overmedia Networks
Soluções Avançadas em Redes Multimídia
Conheça o primeiro treinamento Ginga Java para TV Digital do Brasil!
http://www.overmedianetworks.com.br/

Contatos:
site: http://www.overmedianetworks.com.br/contato.html
e-mail: con...@overmedianetworks.com.br
orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=6355788277827643408
celular: (11) 8683-4590

Participe do grupo "Desenvolvimento em Ginga Java para TV Digital"
http://groups.google.com.br/group/gingajava/
+---------------------------------------------------------------+



2009/9/30 Alexandre Pereira <alexand...@gmail.com>:
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages