Fwd: ENC: Parceria Sodireitos sobre garimpeiros maranhenses e a conexão Suriname

5 views
Skip to first unread message

Allyson Perez

unread,
Jul 7, 2014, 6:39:28 AM7/7/14
to gg...@googlegroups.com, Mayana Hellen Nunes da Silva, Sandra Sousa
Olá Genis! Por favor, leiam a mensagem abaixo. Alguém se interessa?

De: "Marcelosc" <marc...@uol.com.br>
Data: 21 de junho de 2014 17:14:45 BRT
Para: <allyso...@globo.com>
Assunto: ENC: Parceria Sodireitos sobre garimpeiros maranhenses e a conexão Suriname

Allyson,

 

Não sei se tem alguém no grupo que se interessa por essa questão (estudo sobre migração de mulheres maranhenses para prostituição no Suriname).

Se houver interesse, posso colocar em contato com o pessoal que está fazendo essa pesquisa.

 

Abraço,

 

Marcelo

 

De: Marcel Hazeu [mailto:cel...@gmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 20 de junho de 2014 21:40
Para: marc...@uol.com.br
Cc: Jane Silva; sodireitos; Lúcia Isabel Silva
Assunto: Parceria Sodireitos sobre garimpeiros maranhenses e a conexão Suriname

 

Caro Marcelo Carneiro,

 

Depois da grande mobilização em torno do seminário Carajás 30 anos, e da Jane ter feito um primeiro contato escrevemos esta carta/email para pedir ajuda e quem sabe construir uma parceria na luta pelos direitos dos brasileiros e brasileiras que circulam entre Maranhão, Pará, Suriname e Guiana Francesa.

 

Somos a Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais na Amazônia (Sodireitos), com sede em Belém, que luta pelos direitos sexuais e migratórios e contra o tráfico de pessoas. Somos mulheres brasileiras migrantes, pesquisadores, acadêmic@s e técnic@s de várias áreas, e atuamos através de pesquisa social, pesquisa ação, formações, capacitações, mobilizações, incidência política e representações.

 

Realizamos duas pesquisas (Pesquisa trinacional sobre tráfico de mulheres do Brasil e da República Dominicana para o Suriname & Mulheres em Movimento: Migração, Trabalho e Gênero) que nos aproximaram muito  da realidade dos Brasileiros no Suriname e na Guiana Francesa. Compreendemos, dentre outras questões, que esta é uma realidade que se constrói às margens das políticas públicas, envolvendo territórios nacionais diferentes e atividades marginalizadas (garimpo, prostituição), acreditamos que seja importante que invistamos no fortalecimento das organizações (e instituições) que atuam neste território-rede para dar apoio e garantir direitos das pessoas que por ele circulam. Ainda acreditamos que a rede dos e das migrantes, sua vida na diáspora, pode ser potencializada para a garantia dos seus direitos.

 

É com base nesta crença que elaboramos o projeto em anexo com apoio parcial da UNODC e uma pequena fundação holandesa, Fundação Holanda Brasil. Continuamos em busca dos demais recursos e apoio.

 

No Censo 2010, as regiões centro e centro-oeste de Maranhão, especialmente a microrregião de Pindaré, foram identificadas como principais lugares de origem de pessoas, principalmente homens, que migram para o Suriname e Guiana Francesa.

 

Sobre esta região e para esta região gostaríamos de ter mais informações e contatos.

 

Estamos particularmente interessados nas seguintes informações:

·       - socioeconômicas e demográficas
- sobre os conflitos sociais e ambientais
- a respeito de como a migração está se organizando na região – origens, destinos, dinâmicas, perfil das famílias, tipo de trabalho...
- Contatos com organizações e pessoas de referência nos municípios e na região que trabalham com as famílias envolvidas nas dinâmicas migratórias e/ou de direitos humanos
 
Como momento inicial ficaríamos  muito gratos por Indicações de textos e pesquisas que possam nos ajudar a entender a realidade local, assim como pelaindicação de outras pessoas que também possam  contribuir com informações e conhecimento.

Caso vocês tenham alguma agenda de trabalho que envolva esta região e/ou temática, temos muito interesse em saber para, quem sabe, conseguir acompanhar alguma atividade.

Para seu conhecimento enviamos o link para poder acessar a nossa pesquisa trinacional sobre tráfico de mulheres do Brasil e da República Dominicana para o Suriname (https://www.unodc.org/documents/lpo-brazil//Topics_TIP/Publicacoes/2008_Pesquisa_Trinacional_PORT.pdf)

Atenciosamente,

Lucia Isabel Silva (Coordenadora do projeto)

Shirlene Souza (Diretora Sodireitos)

Marcel Hazeu (Articulador Sodireitos)

 

 

 

"Quando você é neutro em situações de injustiça, você tem escolhido o lado do opressor" Desmond Tutu

 



 

Projeto Sodireitos.pdf
papel timbrado.Sodireitos carta Maranhao.doc
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages