InstallFest FliSol 2017

Adriel Cassimiro

to GESoL-CG
Boa noite pessoal,

Preciso de apoio, idéias e suporte para o InstallFest. Como alguns sabem a Micro$oft e a maioria dos PC/notebooks vem com a UEFI e boot seguro.

A questão é que muitas vezes há problemas em instalar alguma distro Linux neles. Algumas sugestões até o momento são

  • Instalar e distribuir software livre pra plataforma Windows (Firefox, VLC, Inkscape, Gimp, LibreOffice);
  • criar uma VM do VirtualBox com Linux pre-configurado pro usuário e passar pro pessoal;
  • Dá a cara a tapa e arriscar dar algum problema nos notebooks da galera.

E ainda há a questão do Flisol sem Ubuntu. E aí, como proceder ???

Preciso do Feedback de vocês.

Tharyck Souto

to geso...@googlegroups.com
Eu acho essa ultima opção muito arriscado, principalmente se levar em consideração de que as pessoas que levam para instalar não possuem um bom conhecimento para reverter a situação (caso contrario elas já haveria instalado por conta própria)!

Tharyck Vasconcelos"
Change (y)our World!

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "GESoL-CG" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gesol-cg+u...@googlegroups.com.

Wilkens Lenon Silva de Andrade

to geso...@googlegroups.com
Olá gente,

Inicialmente as duas primeiras opções, mas, se o usuário quiser não vejo problema em criar dual boot, com ou sem UEFI. Vou me programar para ajudar no InstallFest. Só temos que estar preparados para fazer o backup. Isso é IMPRESCINDÍVEL, antes de instalar, blz?

Abraço.

De: "Tharyck Souto" <tharyc...@gmail.com>
Para: geso...@googlegroups.com
Enviadas: Terça-feira, 14 de fevereiro de 2017 18:28:12
Assunto: Re: [GESoL-CG] InstallFest FliSol 2017

Adriel Cassimiro

to geso...@googlegroups.com
A questão do backup é que leva tempo, e creio que termos poucas mídias de armazenamento.
O que vem acontecendo é que o individuo chega, geralmente com um HD lotado de arquivos e não quer perder por nada.
Houve casos que estava tão lotado que não tinha nem espaço para realizar o particionamento com segurança.

Change (y)our World!

---
[...]

Adriel Cassimiro do Nascimento

Graduando em Engenharia Elétrica
Membro do E-titãs
Laboratório de Ensino Informatizado da Graduação LEIG - http://www.leig.dee.ufcg.edu.br/

Telefones: (83) 9984 - 1413 (83) 9654-1990

Wilkens Lenon Silva de Andrade

to geso...@googlegroups.com
Nestes casos de muitos dados, melhor usar as duas opções anteriores, mas se o usuário insistir na instalação limpa, seria interessante se tivermos pelo menos uns três hd's para fazwer backups, vou levar um. De qualquer maneira, mesmo para quem tem poucos dados é sempre bom fazer backup.

Abraços.

Tharyck Souto

Tharyck Souto

to geso...@googlegroups.com

Adriel Cassimiro

to GESoL-CG
Volto a tocar nessa questão que creio que seja o cerne do evento. O usuário ele usa os programas, e não o sistema em si.
Com isso em mente, quero levantar alguns pontos:
  • Instalar software livre disponível nesta lista http://www.linuxalt.com/
  • Fazer umas mídias bootáveis LiveCD, LiveUSB, com algumas distros populares (pela questão de suporte ao usuário recém chegado);
  • Testar essas mídias nos computadores do pessoal;
  • NÃO INSTALAR O UBUNTU, visto que por recomendação do próprio Thiago Paixão e porque o próprio Ubuntu parece ter virado as costas pro que defendia inicialmente (Unity que o diga);
  •  Fazer Máquinas Virtuais e distribuir ??? Existe uma parcela que só usará a VM no dia do evento. E instalando o cara já deve saber o que tem pela frente. Atualizações, toda uma curva de aprendizado.

Adriel Cassimiro

to GESoL-CG
Pessoal bom dia, eu fiz uma lista de softwares para windows baseado no arquivo disponível no site do Flisol. Já fiz o download de todos. Mais alguma recomendação ?

Em terça-feira, 14 de fevereiro de 2017 18:22:22 UTC-3, Adriel Cassimiro escreveu:
sw4win.odt