Votação do estatuto do GESOL

Adriel Cassimiro

to GESoL-CG
Pessoal bom dia,

Como vocês já sabem estamos precisando de retorno sobre o estatuto do Gesol que está hospedado no seguinte link http://www.gesolcg.com.br/estatuto e em anexo a esse tópico.

Por favor, vejam, leiam, e opinem até sábado agora dia 27/04/2016, pois a partir da próxima semana será definida a reunião de aprovação do mesmo.

Nessa reunião haverá a definição dos cargos, se alguém já tiver com algo em mente que comunique aqui ou durante a reunião.

Com relação aos cargos,  de ante mão, eu não quero nada com o setor financeiro, minha preferência é pelo de conselheiro adjunto.

Aguardo resposta.

Saudações livres

estatuto.pdf

Jimmy Felipe Gomes dos Santos

to geso...@googlegroups.com
Apenas complementando, esse que está no site já sofreu algumas alterações, vou falar com o Renã pra ele alterar, tivemos contribuições de Lilian, André e Adriel, se não me falha a memoria.

Change (y)our World!

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "GESoL-CG" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gesol-cg+u...@googlegroups.com.

Jimmy Felipe Gomes dos Santos

adriel cassimiro

to geso...@googlegroups.com
Pessoal, errei a data, sábado é dia 30/04! Favor, digam os cargos que pretendem ocupar.
Adriel Cassimiro do Nascimento

Graduando em Engenharia Elétrica
Membro do E-titãs
Laboratório de Ensino Informatizado da Graduação LEIG - http://www.leig.dee.ufcg.edu.br/

Telefones: (83) 9984 - 1413 (83) 9654-1990

Renato Miceli

to geso...@googlegroups.com
Olá a todos, bom dia,

Alguns de vocês talvez não me conheçam.
Meu nome é Renato Miceli e fui um dos membros fundadores do grupo que veio a se tornar o GESoL-CG :)
Tenho uma obrigação moral em continuar apoiando o grupo que ajudei a fundar e ver o GESoL alçando voos cada vez maiores!

Dei uma passada rápida no estatuto e tenho algumas impressões sobre o modelo de governança, que gostaria de compartilhar com vocês.

O estatuto me lembrou muito o regimento interno de condomínios residenciais. Alguém poderia me indicar qual foi a inspiração para o modelo de governança proposto e por que esse formato funcionaria melhor no caso do GESoL?

Sinto que há diversas atividades que extrapolam o escopo de uma comitiva formada por coordenadores geral, adjunto e financeiro (por exemplo, atividades de comunicação interna e externa, planejamento estratégico). Além do mais, a presença de um conselho fiscal dá a entender a importância dos desempenhos financeiro e contábil da entidade, o que no caso de uma entidade sem fins lucrativos, sem despesas operacionais nem circulação de grandes montantes financeiros, parece contraproducente (no caso de um condomínio, com folha de pagamento de funcionários e diversas despesas operacionais como água e luz, faz sentido um conselho fiscal).

Acredito que o estatuto está no caminho certo, mas sugiro repensar o modelo de governança de modo a trazê-lo mais para a realidade do dia-a-dia e as necessidades do GESoL, em vez de adotar um formato quadrado genérico e forçar que se adeque ao cenário da organização. Para lhe abrir o caminho das pedras, pensa, por exemplo, como o modelo de gestão disposto nos demais capítulos do estatuto vão ajudar a apoiar a missão, visão e valores da organização, que estão parcialmente indicados no capítulo I.

De qualquer forma, parabéns pela iniciativa!
Contem comigo para apoiar num conselho consultivo executivo-estratégico do GESoL (caso venha a existir).

Um abraço,
Renato Miceli

Jimmy Felipe Gomes dos Santos

to geso...@googlegroups.com
Renato,

O modelo que utilizamos foi o da http://softwarelivre.org/asl, com alguma modificações, visto que é uma entidade muito próxima do que queremos fazer, o fato dele ter aspectos de um estatuto de um condominio se dá pela exigência feita no Código Civil, se você ler algum de um DCE ou de um CA, ou de outra entidade qualquer verá algumas semelhanças com o do GESoL também, mas tentarei enxugar essa questão do conselho fiscal.

Wilkens Lenon Silva de Andrade

to geso...@googlegroups.com
Jimmy,

Estou tentando acessar o link do Estatuto e tá retornando "Página não encontrada." Coloca o link ae.

Abraço.

De: "adriel cassimiro" <adrielc...@gmail.com>
Para: geso...@googlegroups.com
Enviadas: Sexta-feira, 29 de abril de 2016 8:27:27
Assunto: Re: [GESoL-CG] Votação do estatuto do GESOL