Reunião de avaliação do SFD

Mateus Morais

to gesol-cg, gesol...@groups.facebook.com
Boa tarde pessoal, desculpem a demora em enviar a ata da reunião de avaliação do SFD. A ata segue com as linhas gerais do que foi discutido na reunião. É importante que todo mundo também responda essa thread (no email)  com a sua avaliação do evento.

Att;

Mateus Gomes de Morais
http://lattes.cnpq.br/0838250100717000
+55 83 9 9607 7160

Federal University of Campina Grande - UFCG
Embedded Systems and Pervasive Computing Lab - Embedded UFCG
Reuniao Avaliativa SFD.pdf

Mateus Morais

to gesol-cg, gesol.cg.pb
Então gente, vou realizar a minha avaliação do evento.
Eu acredito que a gente conseguiu realizar o evento e tivemos um saldo extremamente positivo para o GESoL porque tivemos um evento com pouca quebra do número de inscrições para o número de participantes tivemos uma taxa de participação de aprox. 50% e isso é muito bom, tendo em vista que a UFCG e UEPB estão em greve e elas tem boa parte (senão a maioria) do nosso publico alvo e não tivemos uma quebra muito grande no período da tarde, que é o que geralmente ocorre. O link com Sady no evento mostrou que temos condições de sermos uma referência em SL e Código Aberto no estado. Temos visto que sempre aparece uma nova curtida ou visualização na página do facebook, o que mostra que estamos sendo procurados e vistos.
Como nem tudo são flores passo agora a falar sobre os pontos negativos que vi.
Tivemos uma falta de comunicação muito grande nesse evento, praticamente não sabíamos quem ia realizar qual função, quem ia chamar quem, se o palestrante respondeu e o quê, enfim, uma bagunça. Precismos corrigir isso urgentemente para que os próximos eventos deem certo. Acredito que devamos centralizar as discussões principais aqui no email e usar as redes sociais (facebook, whatsapp e telegram) para discussões mais rápidas e para resolução de problemas menores.
Fiquei muito incomodado com o fato de muitas pessoas terem "assistido" o processo de organização do evento e não se proporem a absolutamente nada. Sei que todo mundo tem suas vidas e afazeres e que realmente não podem participar na organização dos eventos mas acho que poderiam no mínimo justificar para que não ficássemos contando com uma possível ajuda.
Acho que temos pouca sintonia justamente pela nossa falta de reuniões (cada vez menos periódicas e com participação de poucas pessoas). Nessa fase do grupo que estamos de realizar eventos é preciso que todo mundo saiba quem poderiam ser os possíveis, patrocinadores, contatos e afins e vejo que isso ainda está muito concentrado em poucas pessoas.
Defendo que devamos sim consolidar o GESoL como grupo e começarmos a realizar atividades frequentes mas para que isso seja feito é preciso que deixemos a preguiça de lado, coloquemos os pés no chão e ajamos com seriedade pois as discussões não são feitas e as ações não serão tomadas sozinhas. Essa proposta é muito séria para ser tratada de qualquer forma, com apenas fogo de palha.
Para finalizar eu deixo a pergunta: Vamos ou não vamos pra frente?

Mateus Gomes de Morais
http://lattes.cnpq.br/0838250100717000
+55 83 9 9607 7160

Federal University of Campina Grande - UFCG
Embedded Systems and Pervasive Computing Lab - Embedded UFCG

Wilkens Lenon Silva de Andrade

to geso...@googlegroups.com
Boa tarde gente,

Endossar a ata escrita por Mateus. De fato, o evento teve um saldo bastante positivo com a possibilidade de melhorar e ser mais abrangante. Sobre a organização legal do GeSol, acho que precisamos discutir com todos os interessados sobre o assunto, afinal são essas pessoas que dão vida ao Grupo. A primeira questão que precisa ser debatida até chegar-se a um consenso é o estatuto, depois a eleição de uma diretoria e, então, as atividades mais importantes. Vou enviar, numa thread separada uma cópia do estatuto da ASL e de um outro projeto de ong de Software Livre para startar a nossa discussão sobre o assunto blz?

Como o Mateus colocou na Ata, foi apresentada (por mim) uma proposta para que todo o GeSol participe do fisl17 em Porto Alegre de 13 a 16 de julho, em 2016. Então gente a ideia é que a gente se organize a partir do mês que vem fazendo campanhas de arrecadação monetária para viabilizar aliementação e hospedagem. Quanto às passagens, se nos juntarmos para comprar, acredito que conseguiremos um bom desconto. Como a viagem só acontecerá em julho/16, teremos nove meses de antecipação. Fiz uma rápida pesquisa e, a preço de hoje, as passagens (IDA e VOLTA) sairia R$ 1.500,00 dividido em 10 x. Acredito que esse preço cairá se comprarmos em grupo. Nós teríamos o mês de novembro para definir a compra por cartão de crédito. Que tal o desafio? We Can!

Abraços.

De: "Mateus Morais" <mateus.go...@ccc.ufcg.edu.br>
Para: "gesol-cg" <geso...@googlegroups.com>, "gesol cg pb" <gesol...@groups.facebook.com>
Enviadas: Domingo, 4 de outubro de 2015 15:03:22
Assunto: [GESoL-CG] Reunião de avaliação do SFD
Change (y)our World!

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "GESoL-CG" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gesol-cg+u...@googlegroups.com.

Jimmy Felipe Gomes dos Santos

to geso...@googlegroups.com
Olá Entusiastas,

   É necessário para uma avaliação mais completa a participação pessoal, acredito que podemos voltar a debater esse ponto em uma nova reunião, infelizmente estava de serviço e não consegui participar dessa última, mas fico feliz em perceber que foram críticos com relação ao evento como um todo.

    No que toca a questão dos pontos negativos,

    Acredito que a falta de "especificidade de atuação" de cada um se deu por dois problemas base, o primeiro deles é a falta de uma coordenação direta, da delegação e de alguém assumir as responsabilidades de liderança, precisamos refletir sobre isso, tanto o Cleisson como eu debatemos esse ponto quando nos reunimos em outros momentos, eu particularmente me sinto um responsavel pela não coordenação direta, visto que em termos de experiência estive a frente de mais eventos que os demais, todavia, isso se deu por um simples motivo, apostamos (eu e o Cleisson) no desenvolvimento individual de cada um para que os futuros eventos não se limitem a um número pequeno de possiveis coordenadores, aposta que resultou nessa desorganizaçao.

   Em segundo plano, percebo que ainda é temos o que talvez seja a raiz dos problemas, a falta de recursos para dar mais profissionalismo para os eventos do GESoL, fica um pouco ou talvez até impossivel, cobrar dedicação exclusiva para quem tem que resolver outros problemas individuais de questão financeira. Essa problemática é extremamente complexa e necessita de uma maturidade muito grande, isso culminará na profissionalização do GESoL, conseguindo parceiros, criando um ente jurídico e social e o mais importante, gerir recursos, assim poderemos exigir e dar uma contrapartida à todos os membros que executam as atividades de forma dedicada (cito em especial a situação do colega Renã, que mesmo com seus problemas pessoas fez um belo trabalho).

   No que toca  a questão dos pontos positivos,

   Nosso evento foi sem sombra de dúvidas um evento de sucesso, observando as fotos e procurando pelas # nas redes sociais, percebi o quanto, apesar de termos problemas, temos um historico positivo na divulgação da filosofia livre, os números de participantes sempre são altos, isso mostra que muita gente participa e quer participar desse tipo de atividade.

   Aqui deixo meus sinceros parabéns a toda a equipe.

Do SFD-15 surgiu a germinação de uma semente de parceria, a conversa com o Sady Jacques mostrou, como foi bem lembrado pela analise do Mateus, que podemos, e de certa forma já somos, referência em Software Livre e Tecnologia Livre no estado, desbancando até mesmo João Pessoa (que pensa ser a capital do estado =þ).

   Após o evento, entrei em contato com algumas pessoas da secretária de educação da cidade, e pretendo entrar em contato com o pessoal da SecEdu do estado também para que possamos iniciar uma parceria para levar o software livre para dentro das escolas pública da PB.

Sugestão de encaminhamentos,

  1. Próxima reunião na quinta-feira no MP;
  2. Formação do grupo de trabalho para elaboração do estatuto;
  3. Cada um procurar formas de parcerias entre o GESoL e outras entidades que possam nos apoiar em nosso trajeto;
  4. SER REFERÊNCIA REGIONAL (inicialmente) em Eventos voltados a SL e em Filosofia Livre.

Jimmy Felipe Gomes dos Santos

Mateus Morais