Tr : Boletim CIS - Novembro/2012

0 views
Skip to first unread message

Idalice Ribeiro Silva Lima

unread,
Nov 30, 2012, 2:39:14 PM11/30/12
to GEPICETPS
 
Profa. Dra. Idalice Ribeiro Silva Lima
Departamento de Filosofia e Ciências Sociais (DFICS)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Telefone: 00 55 34 9197 1720

----- Mail transféré -----
De : CIS <cis...@usp.br>
À : ida...@yahoo.com
Envoyé le : Vendredi 30 novembre 2012 16h32
Objet : Boletim CIS - Novembro/2012
Consórcio de Informações Sociais
Boletim 75 – Novembro de 2012
 
 
 
Jovens Brasileiros – Datafolha (2008)
 
Em seu boletim de novembro, o CIS anuncia a padronização do banco Jovens Brasileiros (2008), do Instituto de pesquisas Datafolha. Trata-se de pesquisa que explora as opiniões, hábitos e anseios dos jovens brasileiros, revelando, entre outras coisas, seus valores, sonhos profissionais e posições políticas. A pesquisa mostra resultados curiosos, como, por exemplo, que os maiores sonhos dos jovens entrevistados são trabalhar, se formar na faculdade e comprar a casa própria. Para a maioria dos entrevistados, os maiores problemas do mundo hoje são a fome, a miséria e a desigualdade social. Não obstante, 37% dos entrevistados se localizam à direita no espectro político, 22,6% ao centro e 28% à esquerda. Para a realização da pesquisa, foram entrevistados 1541 jovens brasileiros de idade entre 16 a 25 anos, divididos em 168 municípios de 24 estados. As entrevistas foram feitas nos dias 1 e 2 de abril de 2008. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
 
 
Internet e Política em Análise (2011)
 
O CIS anuncia também a padronização do banco Internet e Política em Análise: Levantamento sobre o Perfil dos Estudos Brasileiros Apresentados entre 2000 e 2011 (2011), dos pesquisadores Maria A. Nicolás, Rafael C. Sampaio e Rachel C. Bragatto. A pesquisa que deu origem ao banco investigou a apropriação do tema “internet e política” pelas ciências sociais brasileiras. Para tanto, foram analisados 299 artigos apresentados em onze eventos das áreas de Sociologia, Ciência Política e Comunicação Social, realizados no período de 2000 a 2011. A metodologia baseou-se em uma análise de conteúdo com o intuito de levantar os principais autores, centros de pesquisa, objetos político e tecnológico, abordagens teóricas, métodos, técnicas, áreas de abrangência e conclusões dos artigos apresentados em cada um desses eventos. O banco contém 50 variáveis.
 
 
PNAD (1979, 1984 e 2009)
 
            Ainda neste boletim, o CIS anuncia também a padronização de três bancos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os três bancos se referem aos anos de 1979, 1984 e 2009. A PNAD investiga características gerais da população, tais como educação, trabalho, rendimento, habitação, entre outras. Outras variáveis – tais como migração, fecundidade e segurança alimentar –  são medidas apenas ocasionalmente, a depender das necessidades de informação do país. A PNAD se constitui em um importante instrumento para a formulação e avaliação de políticas públicas. Tanto para os bancos Jovens Brasileiros e Internet e Política em Análise como para as PNADs, são publicados, além dos bancos, os livros de códigos e os questionários usados nas pesquisas.
 
Os arquivos dos bancos podem ser acessados nos links abaixo.
 
 
Sobre os colaboradores:
O Instituto de Pesquisas Datafolha iniciou suas atividades em 1983, e hoje dedica-se a pesquisas eleitorais, de mercado e de opinião pública, constituindo-se como um dos mais renomados órgãos nacionais nesse campo.
Maria Alejandra Nicolás é mestre e doutoranda em Sociologia pela UFPR. É integrante do grupo de pesquisa Instituições, Comportamento Político e Novas Tecnologias (GEIST), da UFPR, e do grupo Política, Informação e Novas Tecnologias (POINT), da UFG.
Rafael Cardoso Sampaio é doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). É pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Governo eletrônico e Democracia Digital (CEADD).
Rachel Callai Bragatto é mestre e doutoranda em Sociologia pela UFPR. Faz parte do grupo de pesquisa Instituições, Comportamento Político e Novas Tecnologias (GEIST) da UFPR.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faz parte da administração pública federal e está subordinado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ele se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades de diversos segmentos da sociedade civil, bem como de órgãos dos governos federal, estadual e municipal.
 
 
 
 
 
 
 
 
Sobre o Consórcio de Informações Sociais - CIS:
O Consórcio de Informações Sociais é um sistema cooperativo que visa coletar, organizar e dar amplo acesso em meio eletrônico às bases de dados e instrumentos de coleta de informações sociais já produzidas sobre os mais diferentes aspectos da sociedade brasileira. Hoje disponibilizamos mais de 300 bancos de dados e 400 links. A expansão e o êxito dessa iniciativa dependem da colaboração de todos. Participe, envie seu banco de dados!
 
Para cancelar o recebimento deste boletim, por favor, responda este email com o assunto “Remover”.
 
image001.jpg
image002.jpg
image006.png
image003.jpg
image004.png
image005.jpg
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages