
A partir do primeiro semestre de 2013 a UFU oferecerá o curso de mestrado profissional em ensino de Ciências e Matemática, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O edital de seleção deve ser divulgado na segunda quinzena de setembro e serão oferecidas 30 vagas, sendo 20 regulares e 10 para alunos especiais.
O Programa é destinado, prioritariamente, a professores do Ensino Básico
(Fundamental e Médio) das escolas públicas ou privadas, que sejam graduados em Ciências Biológicas, Física, Química ou Matemática. “A grande diferença do mestrado profissional é que trabalharemos com professores em exercício, que poderão aplicar suas pesquisas em sala de aula desde o início do curso”, revela o coordenador do mestrado profissional em ensino de Ciências e Matemática, professor Eduardo Takahashi.
Eduardo ainda acrescenta que as expectativas em relação ao mestrado são muito boas, pois a UFU não possuía um programa de pós-graduação atrativo voltado para as áreas de licenciaturas em ciências e matemática. “Os mestrandos vão se identificar muito com o curso. Realizaremos um trabalho de assessoria especializada, entendendo as necessidades e discutindo as práticas e problemas do cotidiano escolar. Essas ações vão refletir diretamente nas salas de aula”, afirma.
O curso apresenta duas linhas de pesquisa: Formação de Professores em Ciências e Matemática e Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática. Além disso, o mestrado profissional será administrado pelo consórcio formado pelo Instituto de Física (IFIS), Instituto de Química (IQ), Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) e Faculdade de Matemática (FAMAT). O professor Eduardo explica que além do corpo docente ser formado por professores desses diferentes institutos e faculdades, há a possibilidade das aulas ocorrem em mais de um local, dependendo do perfil dos alunos.
Para obter informações sobre o corpo docente, linhas de pesquisa e estrutura curricular clique aqui.
O que vale na vida
Não é o ponto de partida
E sim a caminhada.
Caminhando e semeando,
No fim, terás o que colher.
(Cora Coralina)