Vitor Augusto
unread,May 29, 2011, 6:57:27 AM5/29/11Sign in to reply to author
Sign in to forward
You do not have permission to delete messages in this group
Either email addresses are anonymous for this group or you need the view member email addresses permission to view the original message
to geo...@googlegroups.com, geomaisi...@googlegroups.com, geocol...@googlegroups.com, geogauss...@googlegroups.com, geog...@googlegroups.com
Bom dia Amantes da Geografia...
Hoje recomeçaremos o ciclo de postais depois de uma semana sem envio. A temática de hoje será Intemperismo e Erosão.
Mas antes, uma indicação de vídeo:
Olha só, eu até arrepio de pensar que TUDO, só TUDO que a gente trabalha dentro de sala vai ajudar vocês. Nessa reportagem mostra os Brasiguaios, que foi comentado na Geohumana, e mostra também a questão da modernização, que eu comento tanto em sala também.
Pensa também na questão da aptidão agrícola lá. Olha o tanto que a modernização influencia nisso.
Outra coisa amantes. Nesse site aqui vocês podem treinar as questões típicas de ENEM tb.
Imagens e comentários:Alguns fatores que influenciam na velocidade do intemperismo (não coloquei todos, depois olhe no seu caderno):
Topografia, relevo aplainado tende a ter elevadas taxas de pedogênese (formação de solo), e a área que possui declividade maior apresenta "escoamento > infiltração", favorecendo assim a retirada e baixa infiltração.
O gráfico abaixo demonstra claramente a relação entre o clima e biosfera na constituição dos processos de intemperismo e consequentemente, formação de um solo profundo ou raso.
E por fim, escaneei de um livro meu, a litologia (estrutura da rocha) influenciando também a taxa intempérica. Na esquerda nós temos ardósia (metamórfica), e a direita o calcário (sedimentar), nós quase não conseguimos enchergar o escrito no calcário.
Agora o que eu vou passar é o começo de Erosão. Inicialmente eu passei um panorama geral sobre processos erosivos, diferenciando fatores de agentes.
Como agentes nós temos a água da chuva, em um momento pré-escoamento, causando o Efeito Splash, Erosão por Salpicamento ou Saltitação.



Agora nós veremos como a composição da vegetação (fator) pode influenciar na redução desses impactos. Esse processo é o que nós chamamos de Interceptação. Ou seja, é a vegetação interceptando a água da chuva.
No caso abaixo nós temos um eixo "Fluxo fluvial", o fluxo é mais concentrado em áreas agrícolas, uma vez que a interceptação é menor, devido a menor densidade e porte da vegetação. Logo, quanto maior o fluxo, mais intenso é o processo erosivo.

Enfim, envio em anexo duas listas de exercícios. Uma para os que vão fazer prova aberta e outro para aqueles que vão fazer somente as fechadas. Quem tiver curiosidade abra os dois e compare a diferença de cobrança da matéria.
Atenciosamente,Vitor Augusto - Geografia
"
Se eu não fosse imperador,desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências juvenis e preparar os homens do futuro." (D. Pedro II)
Twitter: @vitingeo