Restrições no consumo de álcool e tabaco.

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com

O Governo tenciona legislar em breve sobre o consumo de álcool e tabaco, com vista inibir o seu consumo por parte dos mais jovens. Segundo o Jornal de Notícias, o ministro da Saúde, «reafirmou a intenção [de criar] uma limitação progressiva dos locais de venda [de tabaco] e com "a exigência de serem colocadas advertências mais explícitas nas embalagens que mostrem e exemplifiquem as consequências do tabagismo na saúde" (as imagens-choque que já existem nalguns países). Reafirmou também que será apresentado "em breve" o projeto de lei que aumenta para os 18 anos a idade mínima para o consumo de bebidas alcoólicas».

Mas, o que diz a lei sobre a venda de tabaco? Segundo o Decreto-lei n.º 37/2007 de 14 de Agosto de 2007, artigo 15º:

“b) Através de máquinas de venda automática, sempre que estas não reúnam cumulativamente os seguintes requisitos:

I) Estejam munidas de um dispositivo electrónico ou outro sistema bloqueador que impeça o seu acesso a menores de 18 anos;

II) Estejam localizadas no interior do estabelecimento comercial, de forma a serem visualizadas pelo responsável do estabelecimento, não podendo ser colocadas nas respectivas zonas de acesso, escadas ou zonas similares e nos corredores de centros comerciais e grandes superfícies comerciais;

c) A menores com idade inferior a 18 anos, a comprovar, quando necessário, por qualquer documento identificativo com fotografia.»

E o que diz a lei sobre a venda de álcool? Decreto-Lei nº 9/2002 de 24 de Janeiro de 2002, Artigo 2º:

«1 - É proibido vender ou, com objectivos comerciais, colocar à disposição bebidas alcoólicas em locais públicos e em locais abertos ao público:

a) A menores de 16 anos;

b) A quem se apresente notoriamente embriagado ou aparente possuir anomalia psíquica.»

Ora, só com muito cinismo se poderá admitir que a lei sobre o consumo de tabaco e álcool é efetivamente cumprida. De facto, há apenas uma série de boas intenções que esbarram na gritante falta de fiscalização sobre o cumprimento das leis mencionadas. Perante isto, impõe-se as seguintes questões:

  • Estas novas intenções do governo diminuirão o consumo de álcool e tabaco?
  • Uma proibição total do consumo de álcool e tabaco até aos 22 anos seria uma medida forte e adequada? Ou manter-se-ia a situação?
  • Fumar porquê? Porque nos sentimos excluídos?
  • Não será o fumo um início a outras coisas mais bem perigosas?
  • Quem tem mais responsabilidade no consumo de álcool e / ou tabaco? Os espaços que frequentamos ou quem nos rodeia?
  • Se pudesses, o que farias para diminuir o consumo de álcool e ou tabaco?

Message has been deleted

Samuel Maias

to geod...@googlegroups.com

Acho que o fumar e o beber  pode ser um vicio por moda. E uma pessoa so bebe e fuma e só se vicia com isto se quiser ... Em relaçao á proibiçao das maquinas nao vai adiantar muito porque os menores vao sempre arranjar maneira de fumar um cigarro .

Sara Babo

to geod...@googlegroups.com

Sim, estas novas intenções do governo poderão diminuir o consumo de alcool e de tabaco, mas acho que uma proibição total do consumo até aos 22 anos é um completo exagero! Cada um sabe de si, e quem é responsável não pode pagar pelas irresponsabilidades dos outros!

O fumo só inicia a outras coisas mais perigosas a quem quer. Uma pessoa consciente nao se vai levar para outras drogas só por fumar, acho isso um absurdo! Concordo com o facto de a populção fumadora aumentar devido á influência de quem os rodeia, os amigos sao bastantes influentes nas nossas vidas, principalmente na adolescencia! Acho que quem convive com fumadores tem muita mais probabilidade de se tornar num deles do que quem convive com Não fumadores!
Se eu pudesse, para diminuir o consumo de alcool ou tabaco, punha as famosas imagens que chocam as pessoas nos maços, e aumentaria a vigilancia para impedir a venda de tabaco a menores de 18 e a venda de alcool a menores de 16.

zeli...@hotmail.com

to geod...@googlegroups.com
isto de fumar e beber pode tornar-se um mau vicio e levar a outros problemas, mas isso também só vai acontecer se as pessoas quiserem, fumar uns cigarros e uma coisa mais do que isso torna-se um problema, mas mas cada um sabe de si e deve escolher o bom caminho e não o mau.E em todos os cafés, bombas de gasolina, todos sítios que vendem cigarros devia ser permitido a venda a maiores de 18 anos só, porque não tem lógica miúdos de 12 e 13 anos já a fumar e a irem a cafés, comprar tabaco como se nada fosse mas e claro que nao vao deixar de vender só por ser um miúdo eles querem e ganhar dinheiro, mas  por outro lado se esses miúdos não pudessem comprar tabaco há sempre um amigo maior de idade que compra e acaba por dar-lhe.

não acho que muitos fumem por acharem moda ou secalhar acham não sei, mas talvez porque no grupo de amigos todos fumam e para não ser o único a não fumar acaba por ir atrás deles.  o que eu poderia fazer para diminuir estes dois problemas era em cafés proibia que fumassem, em discotecas como em Espanha e França.. não era permitido fumar dentro, porque há outras pessoas que não fumam e não são obrigadas a levar com o fumo.

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Pois Samuel, é precisamente isso que me preocupa! A facilidade com que se "arranja" tabaco. Dá uma péssima imagem do nosso país... ou se calhar mostra bem a nossa diferença em relação à Europa mais evoluída e rigorosa.

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Será Sara? Será que é apenas quem quer, ou sim, quem não quer ficar excluído?  Conheço muito boa gente que fuma para poder estar em grupo e simplesmente não ser excluído! Por isso a proibição seria uma forma de resolver um pouco isso. Pelo menos atenuava um pouco. Mais. Sara, tu tens uma boa formação de base. Se calhar estás bastante imune a coisa erradas com drogas e coisas afins. Mas... e quem não tiver essa formação? E quem tiver uns pais mais desatento? Gosto das tuas medidas.

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Pois! É por isso que para mim os principais responsáveis pelo fumos de muito jovens são os comerciantes sem escrúpulos, que vendem tabaco a "crianças" por puro lucro! Se calhar alguns assumem-se como amigos delas! Penas duras para eles e melhor fiscalização resolviam o problema.

m.h.p...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
Pode até mostrar a nossa diferença em relação a uma Europa mais evoluída e rigorosa mas não há nada que possamos fazer. Alias Portugal está dependente dos fumadores pois é dai que tira uma grande parte dos lucros e sem eles ainda estaríamos pior do que o que estamos. Sei que fumador pode não ser bom mas é necessário. Quanto ao álcool é apenas por moda ou mesmo por diversão o que ás vezes leva a males piores .

Samuel Maias

to geod...@googlegroups.com

  • Acho que com esta proibiçao ainda vai continuar a existir jovens a fumar porque as pessoas que tem negocios , os cafes , nao vao deixar de vender a quem quer que seja , pois é lucro para eles, mesmo que seja contra a lei

beis...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
sinceramente eu penso que se houver uma proibição não vai dar em nada, pior : outras pessoas vão aproveitar-se desse mesmo facto para fazer negocio . cada vez mais os jovens começam a fumar e a beber mais cedo, nos dias de hoje são raros os casos de pessoas que não fumam e nem bebem. penso que cada um é responsável por si, mas muito gente começa devido a influencias que recebe e para não ficar mal visto nem posto de parte pelos outros então faz o mesmo.

beis...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
também conheço casos de pessoas que começaram a fumar e a beber mais devido a problemas que tinham ou que iam surgindo e encontravam ai como que um refugio :s

Sabrina

to geod...@googlegroups.com

Cada um tem a sua opinião em relação a este assunto, mas eu também acredito que existe fases na nossa adolescência que cometemos erros. Naquela altura que fumamos ou bebemos é só para destacar – mos entre a turma ou colegas de fora (algumas pessoas) ou talvez não, depois de fazer mos isso, mais tarde refletimos e arrependemos. Mas também podemos dizer que nem todos fumam nem bebem mas muitos jovens consomem drogas. As mas companhias nem sempre tem culpa, porque como a minha colega Liliana disse. Se a pessoa não quiser fumar nem beber não é obrigada.

Message has been deleted

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Pois, grande parte do problema está nesta venda ilegal. Resolvam isso que resolvem um pedaço enorme do problema.

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Todos nós temos as nossas influências! E a sociedade e a lei, sabem até que ponto elas podem ir... e portanto, se calhar interessa endurecer as medidas e as penas. Não achas?

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Pois, mas aí há muita pobreza de espírito. A lei mais dura e ou a proibição também ajudam estes casos, certo? Ou nem por isso?

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Sim, fumar para muitos da "vossa" idade é apenas uma forma de mostrar um falso "status"! Erarrrradisssíimo! Triste daquele que vive de aparências e eu conheço alguns... quem nem fumar sabem. Ridículo.

Samuel Maias

to geod...@googlegroups.com

mas oh professor em relaçao á venda ilgal acho que não ha nada a fazer porque maioria vende tabaco a menores , e nao estao preocupados na ilegalidade , querem antes receber o lucro antes que os outros recebam por eles.

Liliana

to geod...@googlegroups.com
Eu também acho que a proibição de tabaco a menores, não vai funcionar. Há muita facilidade por parte dos jovens para conseguirem comprar tabaco, pois os donos dos respectivos cafés, não se importam só querem os tais lucros.
Quanto à mudança para o consumo de bebidas alcoólicas a partir dos 18 anos, acho que não vai alterar em nada o que já se passa na nossa sociedade.
Mas cada um sabe de si, e não deve só fumar ou beber, porque os amigos o fazem, afinal tem de ser responsáveis, e saber que só fazem o que querem, e não é por não o fazerem que vão ser excluídos do "grupo" em que estão.

mar-g...@hotmail.com

to geod...@googlegroups.com
Em relação á idade 22 acho um absurdo , pois isso só fará com que os jovens cada vez mais tenham vontade de experimentar.
Em relação ao tabaco é um erro grave ,mesmo nao parecendo, a sua venda a menores, isto porque como sabemos cada vez mais se vê pre-adolescentes com um cigarro na mão e estão em fase de crescimento ,ou seja, a sua saúde já era, anda muitas das vezes um pai e uma mãe a fazer sacrifícios para um filho gastar Em coisas fúteis como o tabaco. Uma das desculpas é " áh ele fuma porque o grupo todo fuma e as mas influencias blah Blah blah" ERRADO . Nao tem nada haver com isto ,tem sim com a mentalidade de cada um , falo por experiência própria , sempre convivi com fumadores tanto em casa como grupo de amigos e nunca senti vontade sequer de experimentar. Um verdadeiro amigo nunca ira nos oferecer um cigarro,se o fizer desculpem lá nao é amigo.
No álcool acontece o mesmo ,existe uma facilidade enorme de arranjar bebidas sendo menor. Nao critico quem beba,eu própria o faço ,logo nao tenho mural nenhuma pra falar, contudo sei que uma coisa é beber e outra é saber beber, tem de haver limites,o excesso nunca foi nem será o certo.
A verdade também é que se nao tivesse acesso a este produto tão fácil ,certamente hoje eu e muitos dos jovens nao bebiam.
Para finalizar esses governadores em vez de imporem limites disto e limites daquilo e se importassem mais, ouvissem e estivessem a par da realidade conseguiriam bons resultados,como tem havido noutros países vizinhos. Mais uma vez Portugal é mau visto ,culpa de quem?ahahah

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Vocês têm o direito e o Dever de denunciar estas coisas! E podem mudar as coisas.

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Mas reconheces que há grupos que "olham de lado" para quem não alinha na norma. Por outro lado Liliana, há muita gente que não sabe de si, por exemplo muita gente que poderia estar aqui a comentar mas, por razões óbvias, não o faz e duvido que o faça!

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Mas Margarete, tu talvez tenhas essa autodeterminação que não se deixa influenciar! Mas deves concordar que nem todos somos assim, pelo menos à partida! Há uma coisa que não entendi, se não concordas com as medidas do governo, o que é que propões?

m.h.p...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com

Sinceramente samuel tenho de concordar , vai sempre haver uma maneira de os jovens ter acesso ao tabaco e ao álcool mas acho que se apertassem mais com esses casos e levassem mais a sério essas proibições dando penas pesadas a pessoas que vendem ai sim isso ia acabar.

m.h.p...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
22 anos é exactamente a idade certa para tais coisas , até porque uma pessoa nessa idade é mais que vivida para saber que rumo de vida quer tomar e não apenas um mero adolescente que pode tomar graves decisões que afectaram a sua vida toda. Podes dizer que cada fuma derivado á sua mentalidade e tás muito errada nesse aspecto. Ser excluído socialmente não é fácil e até mesmo tu que és contra ao tabaco poderias fumar se tais circunstâncias te acontecessem contigo. Podes vir dizer que não o fazias , mas o que eu digo é que as circunstâncias mudam uma pessoa e talvez se tivesses crescido noutro meio muito provavelmente o fazias para te socializares. Não me venhas dizer que nunca fumarias porque isso não é verdade.

cinderel...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
Discordo completamente quando alguém afirma que é moda fumar ou beber álcool, tudo bem que quando começamos por experimentar estes dois vícios queremos só mostrar que somos alguém, mas quando um cigarro por dia passa a ser dois, três, quarto e acaba num maço ja não podemos dizer que é so para dizermos que somos este e aquele por fumar ou ate mesmo consumir alcool, o tabaco nos dias de hoje esta á nossa disposição como chocolates e quem se controla melhor quem não o faz acaba por se tornar fumador. Hoje eu digo que se nunca tivesse experimentado talvez nem fumaria mas sei que sou fumadora devido ao ter o tabaco á minha disposição e isso devia mudar sinceramente e deveria ser controlado como eu muitos outros países e resulta! O alcool na nossa idade é mais consumido nas saídas á noite e acho que não há tantos consumistas como no tabaco!

Message has been deleted

beis...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
eu acho que o grande problema esta no facto de não haver controlo nenhum, pois há muitos sítios mesmo em que um jovem com menos de 18anos a ter acesso a tabaco muito facilmente. eu acho que eles vão arranjar agora é forma de se revoltarem ainda mais :s

DianaFonseca

to geod...@googlegroups.com
Acho que no tempo que estamos qualquer pessoa, incluindo crianças, têm um acesso muito facilitado quer seja ao tabaco ou ás bebidas alcoolicas, o que é um perigo, e aumenta mais a população consumidora quer de tabaco e bebida alcoolica. No nosso país não há controlo, uma criança pode comprar uma bebida ou tabaco seja em que lugar for. Quanto ao tabaco, só fuma quem quer, mas acredito que as crianças sejam influenciadas pelo tabaco, a maior parte das pessoas sao fumadoras, por isso elas seguem o exemplo que temos no nosso país, mas não quer dizer que do tabaco recorram a substancias mais perigosas. E quanto á lei mudar para os 22 anos, na minha opinião a situação manter-se-ia, se até agora nao mudou, nao ia ser agora que ia mudar.

zeli...@hotmail.com

to geod...@googlegroups.com
concordo com a diana hoje em dia qualquer pessoa tem acesso a este tipo de coisas. e isto so traz ma imagem para o nosso pais. mas quem esta preocupado com isto ?
so estao preocupados em obter lucros e nao querem saber se estao a vender a uma criança ou a um adulto. e isto e que e preciso mudar, mais controlo.

Samuel Maias

to geod...@googlegroups.com

 o mal é que as pessoas nao denunciam esses casos , se acabassem por denunciar  existiria menos excesso de tabaco e alcool nos jovens

Samuel Maias

to geod...@googlegroups.com
  • pois o problema onde é que vao apertar com esses casos?  se os lucros sao melhores!

beis...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
então no tempo em que estamos de crise as pessoas nem iriam pensar duas vezes e venderiam sempre, independentemente da lei ! como sempre fizeram ...

Salete Sousa

to geod...@googlegroups.com
bem,  fumar e beber é algo que já se faz aos séculos. Depende da mentalidade de cada um e não uma proibição que vai fazer parar, e mesmo proibido arranja-se sempre maneira de consumir.
quanto a proibição de álcool e tabaco até aos 22 é uma grande estupidez, pois eu acho que não há idade para começar a fumar ou beber. Cada um deve-o fazer apenas quando tem consciência disso, quando tem maturidade para assumir atos e consequências.
Só fuma quem quer, e quem fuma por causa dos amigos tem uma grande falta de carater,  podemos ter os nossos amigos na mesma e eles fumarem e nós não.
Eu penso realmente que ninguém pode evitar o consumo de álcool e tabaco, se alguém o quiser fazer faz mesmo proibido. Para mim fumar e beber é uma coisa normal, um vicio como todos os outros e não tenho nada contra.

Margarida Cardoso

to geod...@googlegroups.com
Eu acho que a proibição do consumo destas substâncias não deve exceder os 18 anos. A nossa liberdade já é suficientemente condicionada em outros aspectos, não precisamos de mais restrições.
Até aos 18 anos concordo! Apesar de alguns jovens terem capacidade de fazer opções por si próprios e toma-las em consciência, outros, a esmagadora maioria, não têm a mesma capacidade. Mas a partir desta idade, cada um é livre de tomar as suas decisões no que diz respeito a si próprio.
Para além disto, não é este tipo de legislação "leve" que vai conseguir impor na nossa sociedade uma idade mínima de consumo. Sim, é proibido e depois? O que é acontece a que infringe esta lei? Em que medida é que é punido o vendedor e o comprador menor? Enquanto não existirem sanções significativas para este tipo de infração, os 16 ou 18 anos vão ser só mais um número a que ninguém vai ligar. O que importante ao vendedor é obter rendimentos, mesmo que assim tenha que chegar os olhos à legislação. É o país que temos!

Margarida Cardoso

to geod...@googlegroups.com
Concordo com a Liliana!
Como disse na aula, quem fuma, bebe, consume drogas ou o que seja, apenas por influência dos colegas, para se integrar ou mesmo destacar só revela uma coisa: muito falta de carater. Essas pessoas, a maioria jovens, assumem-se adultos e independentes para fazer o que lhes apetece, mas no fundo a decisão não é tomada por eles. Isso é muito falta de personalidade e de vontade própria!

angelasabr...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
Margarida tudo bem que cada um pode tomar as suas próprias decisões a partir dessa idade. Mas também temos de nos por do lado dos pais porque, se fosse a tua filha ou filho não aceitarias de certeza porque sabes bem que isso faz mal e pode levar a morte. Nos todos sabemos que estas leis não vão servir de nada pelo menos é o que penso porque, se não forem eles a ir comprar tabaco ou bebidas vão outras pessoas mais velhas (amigos) que não tem cabecinha nenhuma para dizer ao amigo que não vai.

cláudia

to geod...@googlegroups.com
- concordo com a Ângela
 Como muitas pessoas são referiram é de lamentar o que acontece no nosso país, o facto é que observamos crianças a fumar .
Algumas dizem que é do grupo a sua volta e também tenho a mesma opinião embora penso que depende da personalidade das pessoas pois existem pessoas que nunca " Fumaram" ...

O que fazer para resolver este grande Problema ?

Na minha opinião é a pergunta mais complicada, pois existem jovens fumadores compulsivos.  Deveria ser um trabalho em conjunto(os pais deveriam estar mais atentos e aconselhar os seus filhos e o mais importante controla-los  pois é completamente ridículo ver uma criança de 10/11 anos a fumar. Ate mesmo mais velhos, mas cada um sabe de si, se quer ser controlado por um cigarro ou viver a vida de outra maneira.
Mesmo com a alteração da lei de 18 anos para os 22 anos, vai ser sempre uma alteração no papel porque na realidade vai ficar tudo na mesma existe muita "Facilidade"

Liliana

to geod...@googlegroups.com
Concordo mesmo Margarida.
Afina, tudo que é proibido é sempre mais "apetecível".
É a mesma coisa que compararmos tabaco/álcool, a drogas; se metade das drogas fossem legalizadas, metade dos jovens já não tinham tanto aquela curiosidade para experimentarem como tem agora.
Cada um deve ser responsável nos seus atos, e fumar ou beber só se realmente for o que quiser, não só pra agradar.

Tiago Bessa 11ºE

to geod...@googlegroups.com
A venda de tabaco e alcool tanto a menores como a adultos em condiçoes normais ou em embriagues resume-se basicamente a uma coisa ... dinheiro ...
Tudo e lucro para o comerciante e claro que os mais jovens sao o alvo de tudo mesmo, pois sao os mais influenciaveis.
Fumar e um vicio nada bom pois destroi o nosso corpo por dentro e por fora mas quem tem o vicio tem de o manter e saber os seus riscos.
Para mim o alcool e muito pior que o vicio do fumo pois cria estados de completa estupidez.
Eu falo no meu caso bebo so em festas e nao e do caixao a cova bebo ate a um limite.
Fumar, fumo todos os dias pois tenho o vicio e e dificil combatelo.
A proibiçao de venda a menores nao vai adiantar de nada.

Tiago Bessa 11ºE

to geod...@googlegroups.com
Tu tens uma tremenda facilidade de encontrar as coisas basta procurares e nao muito as vezes um "amigo" a teu lado ou uma simples saida a noite.

Tiago Bessa 11ºE

to geod...@googlegroups.com
muitos nao começam a fumar por moda mas sim pelo circulo de amigos que tem a isto chama-se influencias.

RITA MARINHO

to geod...@googlegroups.com
No meu ponto de vista acho que esta lei, de passar a idade minina de compra de alcool ou de tabaco para os 22 anos não faz muiti sentido!
Hoje em dia qualquer pessoa pode comprar tabaco, apesar de ser proibido para menores de 18, logo se a lei alterar para maiores de 22 anos a coisa vai continuar a mesma, por isso é indiferente a mudança..
O vendedor nao se interessa com a idade de quem compra, pois o que ele quer é vender, infelizmente ..

Cláudia

to geod...@googlegroups.com

Plenamente de acordo Rita ...

E com o estado do nosso pais ainda mais fácil é a compra de álcool ou tabaco!

Tiago, pois mas quanto mais tempo fumares e não tentares combater esse problema, mais tempo estás a perder na tua vida ...

É incrível como um cigarro, cria a dependência de muita gente ...

salete...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
E que tem fumar? é algum demónio? muda as pessoas?

Tudo bem que têm de ser aplicadas medidas e que há uma certa dificuldade em achar a idade certa, mas, uma coisa é certa, também depende muito dos pais. é necessário atenção, controlo e acima de tudo não proibir de uma maneira rígida mas sim mostrar as suas consequências. e também depende da personalidade de cada um, não são regras e leis que fazem mentalidades mudar de ideias.

sinceramente a mim não me faz diferença o tabaco e o álcool. é um vicio como os outros! comer em excesso também mata de enfarte e ninguém proíbe comida a menores de 18.

salete...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
concordo lili : "Cada um deve ser responsável pelos seus atos".

Para quê isto tudo?  parecemos retrogradas! se está bêbado ou com uma "moca", olha, foi porque quis.
Message has been deleted

Sabrina

to geod...@googlegroups.com

 Concordo contigo Salete neste aspeto é um vício como os outros mas discordo porque, nem todos os vícios são iguais porque uns prejudicam a saúde o que pode levar a morte e existem outros vícios que não.

cinderel...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
Nunca estive de tanto acordo com a Salete, cada um é que decide o que quer para si, nos adolescentes sabemos as consequências desses vícios e com isso depois fazemos o que queremos, não vai ser uma lei que nos vai mudar ou algo do género!

cinderel...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
Não Tiago não tem haver com influencias, pois eu tenho amigos no meu grupo que não fumam e convivem diariamente com fumadores e frequentam locais onde estão por exemplo fumadores!

Tiago Bessa 11ºE

to geod...@googlegroups.com
mas existem pessoas influenciaveis e outras nao seimples :)

Tiago Bessa 11ºE

to geod...@googlegroups.com
CONCORDO

Liliana

to geod...@googlegroups.com
ahah, amei salete, foste muito boss!
é verdade, e não devemos criticar quem fuma ou bebe, afinal não sabemos se um dia vamos cair nisso também. E volto a repetir cada um deve ser responsável pelos seus atos, e fim.

mar-g...@hotmail.com

to geod...@googlegroups.com
1º proponho que seja proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo,mesmo em ambientes de trabalho e áreas reservadas para fumadores(como por exemplo em restaurantes)
2º proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade em qualquer estabelecimento. Se caso tal acontecer o estabelecimento deverá ser punido com multa ou até mesmo levar ao seu encerramento.
3º proibido ingerir bebidas alcoólicas em espaços públicos ou andar embriagado nesses espaços .
4º levar e seguir á risca os aspectos referidos anteriormente ,pois por muito que se diga que é lei sempre vai existir os "rebeldes" que nao irão cumprir com isso. Porém devem pensar que hoje são os filhos de outros ,amanha poderão ser os deles, e podem até estar a vender esses produtos aos seus filhos noutro estabelecimento.
Cabe a cada cidadão decidir o que acha que é melhor pra sí ,pois liberdade de expressão ainda nao é crime.

Mas isto é o que penso e pode haver (com certeza haverá) que pense doutra maneira.

MargaridaCardoso

to geod...@googlegroups.com
Concordo em parte contigo, Salete. Mas há vicios que não podem ser comparados. Em nada podes comparar a comida ao tabaco ou ao alcool. Enquanto não podes sobreviver sem comer, podes perfeitamente viver sem consumir nenhuma das outras substâncias. Aí é que está a diferença e o ponto desta discussão: o tabaco e alcool em nada contribuem para a melhoria da vida do ser humano, não é um vicio como os outros, é um vicio completamente injustificado.

MargaridaCardoso

to geod...@googlegroups.com
É claro que não ia aceitar, mas isso já me caberia a mim, como mãe, e acho que não é algo que posso ser combatido por lei. O estado não tem esse tipo de autoridade nem tal influência sobre os jovens. É tão simples quanto isso!

zeli...@hotmail.com

to geod...@googlegroups.com
hoje em dia so se mete no alcool e no tabaco quem quer, nao se metem por nao saber as suas consequencias porque senao soubesse era uma coisa, mas agora sabem as consequencias desses dois vicios, ate hoje nada mudou estes vicios nao vai ser agora que vai mudar.

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
É um facto! Muito imposto "lucrado" pelo Estado vem da venda o tabaco e álcool.

Quinta-feira, 12 de Abril de 2012 21:17:28 UTC+1, Samuel Maias escreveu:

[...]

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Não concordo Mário e Samuel. Há que tentar mudar as coisas, pedir o livro de reclamações, fazer queixas, evitar esses cafés... lutar pela justiça.

Sábado, 14 de Abril de 2012 11:27:53 UTC+1, m.h.p...@gmail.com escreveu:

[...]

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Essas são as pessoas mais perigosas, deixam-se moldar, o cérebro serve apenas como adereço e fazem o que os outros lhe dizem. Fazem lembrar aqueles suicidas islâmicos depois de um lavagem ao cérebro. Triste.

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Gostei! Mas e na escola? O que proporias à população estudantil / professores na defesa do não fumo / não álcool?

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Pois é Cinderela, o problema é mesmo a facilidade de acesso... e a nossa força de vontade. Há aqui gente a dizer, e acredito, que apesar de conviver com fumadores e etc, não fuma!

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Pois, talvez a idade não seja a solução mas sim o acesso mais restringido.

Sábado, 14 de Abril de 2012 18:02:04 UTC+1, DianaFonseca escreveu:
[...]

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Exato!

Domingo, 15 de Abril de 2012 10:52:23 UTC+1, beis...@gmail.com escreveu:
então no tempo em que estamos de crise as pessoas nem iriam pensar duas vezes e venderiam sempre, independentemente da lei ! como sempre fizeram ...

Geopalavras

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Penas mais duras Margarida? Concordo!

Domingo, 15 de Abril de 2012 16:11:16 UTC+1, Margarida Cardoso escreveu:
[...]

Geopalavras

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Penas duras Rita, penas duras!

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Cinderela, acredita que não sabem! Eu também já fui adolescente. Embora alguns sejam mais do que outros, há muito para viver, rejeitar, aceitar antes de tomar decisões importantes para a vida tais como criar um vício ou, até!, marcar o corpo com uma tatuagem!

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Os pais (alguns) são sempre os últimos a admitir que sabem do vício dos filhos, mesmo que já o saibam há muito! Porquê? Vergonha.

Domingo, 15 de Abril de 2012 16:53:57 UTC+1, angelasabr...@gmail.com escreveu:
[...]

Geopalavras

Geopalavras

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
Discordo totalmente de ti Salete! Eu sou viciado em vasos, plantas e jardinagem, e não se compara como o vício do fumo. Uma coisa são vícios benéficos outra coisa são os vícios perigosos e atentatórios para a saúde individual e pública. Ah! Eu também não concordo com a comida em excesso ou que não presta ("tipo" o que vocês TODOS comem no Pablo ou no quiosque perto da escola).

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
O quê?!!!! Mas isso é o mesmo que ver alguém a cortar os pulsos e deixá-lo estar, só porque é viciado nisso... coitado! Nós não somos bichos! Lutamos por coisas corretas sob vários pontos de vista. Se alguém no passado não se tivesse lembrado de lavar os dentes, e tivesse deixado andar o vício de não os lavar, se calhar hoje também nós não os lavávamos e ia ser giro para muito boa gente dar as beijocas da 2ª feira logo pela manhã! Que mau hálito...

Consciência e nada de discurso "populista" e falsamente rebelde.

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
É isso mesmo! Há que separar as coisas, sem querer ferir o vosso poder de decisão (que é o que me parecer ter sido beliscado).

Samuel Maias

to geod...@googlegroups.com

Concordo numa coisa que a Cinderela disse a lei nao vai mudar em nada...

angelasabr...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
Samuel concordo contigo e com a Cinderela a lei não vai resultar de nada porque vão continuar a comprar tabaco e álcool .

Rita Marinho

to geod...@googlegroups.com
Têm tuda a razao quando dizem que a lei não resultar, mas se continuamos com esta mentalidade é que não vai resultar mesmo, pois se(its conhecer-mos gente que venda tabaco a alcool a menores (isto é, a menores de 18) deveriamos de fazer qualquer coisa, como denuncia-los, escrever no livro de reclamações, pois ele exite para qualquer coisa, etc.. mas a realidade é que ninguem o faz, infelizmente...

blo...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
Não se trata de rebeldia, nem nada do género. Mas temos de concordar c a Salete setor!

mar-g...@hotmail.com

to geod...@googlegroups.com
Setor a escola é um estabelecimento de ensino publico ,como referi anteriormente é proibido fumar dentro do domínio desse local.
Tanto os professores como alunos se pretendem fumar ou beber ,esses atos só deverão ser permitidos fora da escola, assim como tal acontece. Porém nunca na porta da escola o que infelizmente também acontece .
Depois Setor esta a se esquecer que uma coisa são professores (maiores de idade) ou são alunos menores .

Cláudia

to geod...@googlegroups.com
 concordo Rita.

As leis não funcionam porque as pessoas não fazem por isso ...

enfim ...

saletecar...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com
Nunca pensei que o stor fosse tão preconceituouso! Primeiro é contra tatuagens, piercings, agora o álcool o tabaco....
porra tamos a falar de uma coisa e mistura beijocas e pablo? indiretas?

o ser humano não é perfeito, temos vicios toda a gente os tem, só critica quem está de fora depois de estar viciado a história muda.

Digam o que disserem a minha opinião não muda!

Sabrina

to geod...@googlegroups.com
Nesse ponto de vista Cláudia também concordo .

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com
O tabaco, o álcool, os piercings e as tatuagens ainda vá que não vá! Mas agora as beijocas e o Pablo é que nunca! Devia haver legislação que punisse seriamente quem dá beijocas e frequenta o Pablo! Aí no mínimo uns 10 a 15 anos de xilindró ;) Ah! eu sou viciado na crítica construtiva!

Adorei as "indiretas" :) demais! :) fizeste-me rir mesmo! Continua com esse vigor.

Cláudia

to geod...@googlegroups.com

- ainda bem Ângela é a verdade da nossa Sociedade infelizmente ...
This conversation is locked
You cannot reply and perform actions on locked conversations.