Fruto da biotecnologia, os organismos geneticamente modificados (OGM), ou transgénicos, são seres vivos que apresentam no seu genoma, sequências de DNA próprio modificado. «O objetivo fundamental da criação de um alimento transgénico é fazer com que este possua características que lhe permitam um melhor desenvolvimento, combater pragas ou resistir melhor aos pesticidas. Deste modo, as culturas terão melhor rendimento, criando-se mais alimento para a população, inclusivamente de qualidade. Os inseticidas ou pesticidas podem deixar de ter utilidade visto que as culturas podem tornar-se resistentes a pragas».
Existem diversos produtos transgénicos e cereais comercializados que utilizam
OGM, sobre os quais se pode sintetizar algumas vantagens e desvantagens.
Vantagens, entre outras:
Desvantagens, entre outras:
Assim, perante este desafio, num mundo ávido de recursos alimentares, qual é a tua opinião sobre os OGM? Será que podemos esquecer os OGM, respeitando a natureza, mas correndo o risco da escassez de alimentos? Por outro lado, esta manipulação da natureza não porá em risco todo o equilíbrio natural e, em última análise, afetar a vivência humana?
Fontes: prof2000.pt /// www.meioambientetecnico.blogspot.pt /// wikipédia /// vaniazanquetaciencias.blogspot.pt
Eu estou a favor e contra dos alimentos geneticamente modificados ou seja transgénicos. Estou a favor por um lado que é muito simples há maiores quantidades o que leva que haja uma descida de preços, e alimentos para toda a população. Por um lado estou contra devido que podem provocar doenças como por exemplo alergias. Eu como disse no inicio estou a favor e contra mas mais a favor porque se não houvessem alimentos geneticamente modificados acho que não havia tanta população devido a falta de quantidade de alimentos. Andreia Raquel Borges 9ºB
Penso que apesar de nós conseguirmos resolver o assunto em debate , também podemos a vir inventar mais técnicas para a agricultura ou seja melhorar a produção de alimentos e a sua qualidade !!
João Teixeira 9ºA
Muito bem João! Temos agricultor / cidadão consciente do ambiente! ;)
Para mim, os OMG( Organismos Genéticamente Modificados) por um lado são bons, porem por outro lado não.
São bons porque sem eles, mais de metade da populaçao, neste momento estaria à fome.
Por outro lado, os OMG como são "genéticamente modificados", não fazem bem à saúde, ao contrario dos produtos sem qualquer alteração.
Porém, mesmo assim, eu sou a favor dos produtos alterados, pois sem a sua alteração, provavelmente não estariamos aqui hoje.
Eu sou contra os OMG, porque já há milhares de anos que o homem cultiva e nunca precisou de produtos químicos para preservar os alimentos agrículas. Prefiro morrer de fome do que morrer intóxicada.E quanto ás pragas de mosquitos e gafanhotos, existem outras possibilidades como os pesticidas. Além disso os quimicos trangênicos causam mais prejuízos as agricultores que têm de comprar esses mesmos venenos, enquanto se não comprarem poupam mais dinheiro e tempo. Consequentementeos produtos para venda ficam mais baratos.
Sofia Barbosa 9ºA
Muito bem Rui! Mas confesso que fique sem saber bem onde te situas! Ou defendes uma posição de equilíbrio?
Tens provas disso Rui?
Muito bem Bárbara, há doenças e sintomas que nem imaginamos de onde provêem, ou melhor, desconfiamos! Se calhar andamos preocupados com a alimentação (o que é muito válido), e esquecemos a saúde, a natureza e o bem estar!
Eu sou a favor dos produtos geneticamente modificados. Na minha opinião os produtos geneticamente modificados podem ajudar no desenvolvimento da Agricultura uma vez que, estes são produzidos em grandes quantidades e são de boa qualidade; mas, por outro lado acho que se devia continuar a estudar os produtos geneticamente modificados já que ainda não sabemos de estes são prejudiciais à vida Humana.
Inês Pereira Nº12 / 9ºB
Pois é Inês, faltam provas verdadeiras do risco zero no uso do OGM!