Re: Sugestões de textos p/ primeira reunião

4 views
Skip to first unread message

Laura Furquim

unread,
Oct 29, 2012, 9:20:36 AM10/29/12
to kelly brandao, Breno Zúnica, geiarqu...@googlegroups.com
Eu topo os três textos pro dia 06!!
Fechamos então??
Amanha passo no MAE e devolvo o livro, que está comigo, e eu não sei se tem outra cópia.
besos!!

Em 28 de outubro de 2012 22:39, kelly brandao <kelly...@gmail.com> escreveu:
Ola pessoas, 

Me desculpem pela demora, e pela total falta de inspiracao. 

Eu ainda não conheço nada das sugestões apresentada pela Laura, mas me simpatizei pelo  Archaeological thought in America, sera que fica muito pesado os 3 textos para o dia 06? Lembra que ainda temos um feriado de lambuja....rs.

Daria uma discussão bem bacana.

beijim

Kelly






Em 28 de outubro de 2012 11:24, Breno Zúnica <breno...@yahoo.com> escreveu:


Oi gente bonita!

Em primeiro lugar, desculpa aí pela demora em responder o e-mail, me desorganizei completamente essa semana e to começando a correr atrás do prejuízo agora. Eu tinha duas sugestões de texto, uma do Dunnel e uma do Edu, mas deixo pra sugerí-las pra um próximo encontro.

Laura, ainda não consegui ver o anexo, mas gostei bastante das sugestões. Concordo com a escolha do Binford, por também ter tido a impressão de que o pessoal gosta bastante do trabalho dele, mas acho que eu também me senti mais atraído pelos outros textos do Archaeological thought. Então meu voto vai pro archaeological thought.

E o  resto do pessoal? Manifestem-se aí galera, que hoje é o dia de decisão do(s) texto(s) pro dia 06/11 =)

E eu queria sugerir que, no próprio dia 06, já levemos nossas sugestões de texto pro próximo encontro, pra termos mais tempo pra leitura. O que vocês acham?

Beijos,
Breno

------------------------------
On Wed, Oct 24, 2012 9:58 AM PDT Laura Furquim wrote:

>Olás!
>Já dando início à sugestão dos textos, fiz um levantamentozinho do que tem
>do Lewis Binford no MAE.
>Por que ele? Porque é um teórico da arqueologia que eu sempre vejo o
>pessoal que trabalha com arqueologia amazônica citar. Ele é processualista
>etc, mas é bom!
>No anexo vai a lista dos trabalhos dele que eu peguei, mas aqui em baixo
>vão algumas coisas que eu me interessei mais - inclusive, o que eu mais me
>interessei nem foi o texto dele!
>
>*Constructing** frames of reference: an analytical method for
>archaeological theory building using ethnographic and environmental data
>sets *Antiquity, March, 2002, Vol.76(291), p.266(3).
>
>Parte IV – Putting ideas, second-order derivative patterning, and
>generalizations together: explorations in theory building (cap 11: A
>evolução do sistema de estados: complexidade, estabilidade, simetria e
>mudanças de sistema – sobre arqueologia processualista – 33 pags)
>
>*Archaeological thought in America. (ed: Lamberg-Karlovsky, 1989)*
>
>Parte I – História, método e teoria
>
>1.      *Trigger – History and contemporary American archaeology: a
>critical analysis (25pgs)*
>
>3.      *Binford – The “New Archaeology”, then and now (12pgs)*
>
>4.      *Gilman – Marxism in American archaeology (11pgs)*
>
>
>MMinha sugestão p/ 06 de novembro: estes três capítulos do Archaeological
>thought in America!
>
>OOu só o primeiro, se vcs acharem muita coisa.
>
>LLoc na Biblioteca: E57 A669
>
>
>besos!
>
>Laura
>
>
>*
>*







Cauê Dal Colletto

unread,
Oct 29, 2012, 9:53:47 AM10/29/12
to Laura Furquim, kelly brandao, Breno Zúnica, geiarqu...@googlegroups.com
Oi, pessoal!
Desculpem a IMENSA demora.

Bom, li os e-mail e no geral eu achei interessante as indicações.
Acho que poderíamos ler o Trigger e o Binford juntos (um histórico-culturalista e um processualista) e mais um, mas acho que trocaria o Gilman pelo Ian Hodder. O Reading the Past (q tem no MAE) pode ser interessante. O primeiro capítulo, talvez.

Só temo q o tempo de discussão não nos ajude lendo três autores de escolas diferentes como são.
Uma outra possibilidade seria ler um desses três autores por semana. Talvez seja melhor, o que acham?
Não é nem pela quantidade de texto, mas pelo tempo de dicussão que teremos. Acho q cada um demanda um certo tempo de discussão.
Aliás... como a discussão começa às 19h30 (tb to pensando no meu caso, não sei qto a vcs), eu tenho aula, mas faço questão de chegar mais tarde! rsrs 

Mas qto tempo duraria nossa reunião?

--
 
 

Rafael Lopes

unread,
Oct 29, 2012, 10:11:49 AM10/29/12
to Cauê Dal Colletto, Laura Furquim, kelly brandao, Breno Zúnica, geiarqu...@googlegroups.com
Acho que concordo com o Cauê, três textos dilatariam demais a discussão. Qualquer coisa podemos chegar a um meio-termo lendo apenas o Binford e o Trigger p dia 6. Sobre o tempo, também não sei quanto seria, podemos discutir nessa reunião, mas acho q algo em torno d 1h ou 1h30, entre discussão e preparo do próximo encontro.

Desculpa a demora também, mas não tinha recebido nenhum dos últimos e-mails desde a pauta, naum sei pq....

Por último, já q não vi ninguém sugerir, acho q a uma das salas da História seria um bom lugar p um primeiro encontro, mas vcs podem sugerir outro, claro... Nos encontraríamos nas mesinhas e dpois subimos para uma sala vazia.

Qualquer coisa, estamos aí!

Abraços,
Rafa



--
 
 

Cauê Dal Colletto

unread,
Oct 29, 2012, 11:17:28 AM10/29/12
to Rafael Lopes, Laura Furquim, kelly brandao, Breno Zúnica, geiarqu...@googlegroups.com
Então, ainda acho que um texto já seria suficiente. Mesmo porque nós não vamos esgotar o texto seja em 1h30 ou em 4h de discussão. Acho que o intuito é que a gente se aproxime da abordagem de cada autor, saber contextualizá-lo etc.

Sei lá, voto pra começarmos com o Binford. Depois, na próxima reunião, lemos um texto (ou mais, até) do Trigger. Depois podemos ler algum autor mais estruturalista ou "interpretativista", etc.

Se fizermos isso, acho que já teremos um calendário interessante pra esse fim de ano.

Marcos Torrigo

unread,
Oct 29, 2012, 11:40:04 AM10/29/12
to rc.l...@gmail.com, dalco...@gmail.com, laura...@gmail.com, kelly...@gmail.com, breno...@yahoo.com, geiarqu...@googlegroups.com
Concordo, mesmo porque é o começo ;)
Abs

Marcos 


Date: Mon, 29 Oct 2012 12:11:49 -0200
Subject: Re: Sugestões de textos p/ primeira reunião
From: rc.l...@gmail.com
To: dalco...@gmail.com
CC: laura...@gmail.com; kelly...@gmail.com; breno...@yahoo.com; geiarqu...@googlegroups.com
--
 
 

Laura Furquim

unread,
Oct 29, 2012, 12:20:49 PM10/29/12
to Marcos Torrigo, rc.l...@gmail.com, dalco...@gmail.com, kelly...@gmail.com, breno...@yahoo.com, geiarqu...@googlegroups.com
Então beleza!
Começamos com o Archaeological Thought in America, os capítulos do Binford e do Trigger!!
Amanhã vai estar na biblioteca, juro.

Eu fecho o lugar e o horário: 19:30, nas mesinhas da história!

beijos

--
 
 

Rafael Lopes

unread,
Oct 29, 2012, 8:47:11 PM10/29/12
to Breno Zúnica, laura...@gmail.com, pia...@hotmail.com, dalco...@gmail.com, kelly...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com
fechou (2)

Em 29 de outubro de 2012 22:45, Breno Zúnica <breno...@yahoo.com> escreveu:

fechou!



------------------------------

On Mon, Oct 29, 2012 9:20 AM PDT Laura Furquim wrote:

>Então beleza!
>Começamos com o Archaeological Thought in America, os capítulos do Binford
>e do Trigger!!
>Amanhã vai estar na biblioteca, juro.
>
>Eu fecho o lugar e o horário: 19:30, nas mesinhas da história!
>
>beijos
>
>Em 29 de outubro de 2012 13:40, Marcos Torrigo <pia...@hotmail.com>escreveu:
>
>>  Concordo, mesmo porque é o começo ;)
>> Abs
>>
>> Marcos
>>
>> ------------------------------

kelly brandao

unread,
Oct 29, 2012, 10:00:46 PM10/29/12
to Rafael Lopes, Breno Zúnica, laura...@gmail.com, pia...@hotmail.com, dalco...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com
fechou (3)

thiago kater

unread,
Oct 30, 2012, 10:23:29 PM10/30/12
to kelly...@gmail.com, rc.l...@gmail.com, breno...@yahoo.com, laura...@gmail.com, pia...@hotmail.com, dalco...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com
fechou (4)


Date: Tue, 30 Oct 2012 00:00:46 -0200

Subject: Re: Sugestões de textos p/ primeira reunião
--
 
 
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages