--
--
--
--
--
--
O dia inteiro fazendo cerâmica só se tiver muito caxirí!
--
Guilherme Z. MongelóARQUEOTROPLaboratório de Arqueologia dos TrópicosMuseu de Arqueologia e EtnologiaUniversidade de São Paulo
--
--
--
O Gesto e a Forma: Experimentação com Cerâmica Arqueológica■ qui 29nov 19h00 O filme apresenta de forma breve o resultado de pesquisa de experimentação com cerâmica arqueológica, envolvendo a construção e decoração de potes cerâmicos pelos povos indígenas Tupi e Guarani do passado. Dessa forma, mostra algumas das etapas de remontagem da cadeia operatória, como: preparação da argila, técnica e instrumentos utilizados para decoração. |
--
--
--
Oi gentes! Tudo baum??
Dias chuvosos de final de semana me fazem pirar em umas coisas meio sem sentido ... talvez . rs
Já faz um tempo que eu estou pensando em começar a fazer cerâmica, pra entender melhor o processo tecnico, o jeito de pintar etc. E pra sair um pouquinho do laboratótio né´?!
Enfim, é meio uma idéia de arqueologia experimental - tem gente que faz com lítico, e eu queria fazer com cerâmica! (e com lítico também, se alguém topar). O lance seria procurar uma argila parecida, buscar uns antiplásticos e umas formas de vaso que agente ta acostumado a ver pelo MAE.
Pra inspirar e dar um norte, tem um vídeo legal : http://www.youtube.com/watch?v=_RqPlomJF-4
Alguém topa??
Agente pode desenvolver melhor a idéia ... mas o básico mesmo é isso. E sei lá ... fazer um dia de polícroma, ou de borda incisa ... e ir variando rs
Já aviso que eu não vou ter férias mesmo ... então dezembro, depois que acabarem as aulas, e janeirão, é nóis!
beijos
Laura
--
Gente... confesso que nao li tudo, mas acho que entendi! rsrsrsrsr Seguinte: Dei uma oficina de ceramica a um tempo atras no rio, com uma artista plstica, entao aprendi alguns macetes... na facul usavamos umas argilas muito pró, mesa de gesso pra "sovar" a argila, engobo caro...hahahahaha teremos que ir descobrindo juntos mesmo esse rolê mais experimental...mega topo participar, na real to envolvida com muitas coisas, mas adorei a idéia. Eu sei que teve um pessoal que começou um grupo de arqueologia experimental com a Norma Grimberg (professora da eca), mas que nao deu certo, parece que a lorena fazia parte. Tenho pensado ha um tempo de propor novamente isso pra Norma, mas precisamos descobrir como foi esse rolê primeiro. Parece-me que ela é super acessívelUsar os fornos geralmente é osso mesmo, ainda mais se nao somos do departamento... já queimei com fogueira tambem, da certo, mas as minhas peças estourarm pq nao tirei o ar direito...hahahahaha
tem MUITOS atelies de ceramica na vila madalena, podemos dar uma olhada, levantar metodos e tal, depois podemos futuramente ir pra Iporanga (pertin de Itapetiniga, a Macondo Brasileira) pra conversar com as oleiras (acho super legal) e podemos tentar pegar argila nas olarias (tambem futuramente, em Itape ainda tem algumas funcionando, mais perto nao sei)é isso por enquanto, adorei a iniciativa! vontade de voltar a fazer ceramica... só nao entendi o que tem dia 16 (que é domingo)bjosErê
De: Jaqueline da Silva Belletti <jaq.be...@gmail.com>
Para: Laura Furquim <laura...@gmail.com>
Cc: Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>; Guilherme Mongeló <guilherm...@gmail.com>; ereol...@yahoo.com.br; "geiarqu...@googlegroups.com" <geiarqu...@googlegroups.com>
Enviadas: Quinta-feira, 29 de Novembro de 2012 14:03
Assunto: Re: Grupo Experimental de Cerâmica?
Em 29/11/12, Laura Furquim<laura...@gmail.com> escreveu:
> Oi gentes!
>
> O filme da mostra de arqueologia, sobre cerâmica, é hoje! às 19hs;
> Erê ... te expliquei tudo no outro e-mail; fique a vonts pa pedir pra eu te
> tirar dessa lista se vc não quiser .rs
>
> Eu vou estar por lá. Qqer coisa gritem!
>
> E tento passar até amanhã na eca pra verificar o lance do forne Breno!
> valeu!
>
> bjbj
> II Mostra Audiovisual Internacional em Arqueologia
> 26nov a
> 30novx<http://cleo.bz/cinusp/event/ii-mostra-audiovisual-internacional-em-arqueologia/>
>
> -
> Apresentação<http://cleo.bz/cinusp/event/ii-mostra-audiovisual-internacional-em-arqueologia/#>
> -
> Filmes<http://cleo.bz/cinusp/event/ii-mostra-audiovisual-internacional-em-arqueologia/#>
> -
> Debates<http://cleo.bz/cinusp/event/ii-mostra-audiovisual-internacional-em-arqueologia/#>
>
> O Gesto e a Forma: Experimentação com Cerâmica Arqueológica
> [image: O Gesto e a Forma: Experimentação com Cerâmica Arqueológica]
> ■ qui 29nov 19h00
>
>
> O filme apresenta de forma breve o resultado de pesquisa de experimentação
> com cerâmica arqueológica, envolvendo a construção e decoração de potes
> cerâmicos pelos povos indígenas Tupi e Guarani do passado. Dessa forma,
> mostra algumas das etapas de remontagem da cadeia operatória, como:
> preparação da argila, técnica e instrumentos utilizados para decoração.
>
> Em 29 de novembro de 2012 11:10, Breno Zúnica
> <breno...@yahoo.com>escreveu:
>
>> Oi gente,
>>
>> Fui na eca e falei com uma mina da atlética sobre o uso do forno de
>> cerâmica deles.
>> Ela me falou que já é difícil pra os alunos, quanto mais pra gente de
>> fora
>> da eca, mas que vale a pena a gente tentar.
>>
>> Fica no prédio de artes plásticas, o técnico responsável é o Donizete e a
>> professora responsável é a Norma.
>> E ela também falou que acha que não funciona durante as férias.
>>
>> Beijos,
>>
>> *B. Zúnica*
>> www.about.me/bzunica
>>
>> ------------------------------
>> *From:* Marcos Torrigo <pia...@hotmail.com>
>> *To:* geiarqu...@googlegroups.com
>> *Sent:* Thursday, November 29, 2012 9:29 AM
>> *Subject:* RE: Grupo Experimental de Cerâmica?
>>
>>
>> A animação é muito legal, o velhinho é inspirado no Gordon Childe !!!!
>> kkkkkk
>>
>>
>> "From his actions after his retirement, both in Britain and Australia, it
>> seems possible that he took his own life, despite the coroner's verdict
>> of
>> accidental death. Childe did not marry".
>>
>> http://adb.anu.edu.au/biography/childe-vere-gordon-5580
>>
>> ------------------------------
>> ------------------------------
>> Date: Mon, 26 Nov 2012 10:12:35 -0800
>> From: breno...@yahoo.com
>>
>> Subject: Re: Grupo Experimental de Cerâmica?
>> CC: guilherm...@gmail.com; geiarqu...@googlegroups.com
>>
>>
>> Eu não li a sheppard, mas a marjorie tinha recomendado, então de repente,
>> sei lá
>>
>> Vou tentar ver na sexta como faz pra usar o forno da eca
>>
>> nozes!
>>
>> *B. Zúnica*
>> www.about.me/bzunica
>>
>> ------------------------------
>> *From:* Ana Paula Gomes <anap...@gmail.com>
>> *To:* Laura Furquim <laura...@gmail.com>
>> *Cc:* Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>; Guilherme Mongeló <
>> guilherm...@gmail.com>; "geiarqu...@googlegroups.com" <
>> geiarqu...@googlegroups.com>
>> *Sent:* Monday, November 26, 2012 3:59 PM
>> *Subject:* Re: Grupo Experimental de Cerâmica?
>> *B. Zúnica*
>> www.about.me/bzunica
>>
>> ------------------------------
>> *From:* Ana Paula Gomes <anap...@gmail.com>
>> *To:* Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>
>> *Cc:* "geiarqu...@googlegroups.com" <geiarqu...@googlegroups.com>
>> *Sent:* Monday, November 26, 2012 2:46 PM
>>
>> *Subject:* Re: Grupo Experimental de Cerâmica?
>> *B. Zúnica*
>> www.about.me/bzunica
>>
>> ------------------------------
>> *From:* Ana Paula Gomes <anap...@gmail.com>
>> *To:* Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>
>> *Cc:* "geiarqu...@googlegroups.com" <geiarqu...@googlegroups.com>
>> *Sent:* Monday, November 26, 2012 2:34 PM
>>
>> *Subject:* Re: Grupo Experimental de Cerâmica?
>>
>> Bora deixar um dia pré-marcado?
>> Na semana do dia 10?
>> em janeiro quero estar volando por ahi, dai vamos fazer uns encontros em
>> dezembro?
>>
>> 2012/11/26 Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>
>>
>> Dezembro e janeiro é nóis
>> Laurita, você que deu início ao bagulho, que que eu posso fazer pra
>> ajudar?
>>
>> é nóis!
>>
>> *B. Zúnica*
>> www.about.me/bzunica
>>
>> ------------------------------
>> *From:* Laura Furquim <laura...@gmail.com>
>> *To:* kelly brandao <kelly...@gmail.com>
>> *Cc:* Marcos Torrigo <pia...@hotmail.com>;
>> geiarqu...@googlegroups.com
>> *Sent:* Monday, November 26, 2012 8:11 AM
>> *Subject:* Re: Grupo Experimental de Cerâmica?
>>
>> Uhu!!!
>> Se pá vai até rolar de agente usar o espaço do MAE gentes!!
>> Pelo visto, alguns podem em dezembro, outros só em janeiro.
>> Eu sugiro que agente comece em dezembro mesmo, que assim depois dá pra
>> quem já souber um tiquinho a mais ensinar pra quem nunca fez!
>> Parece que rolou uma oficina de cerâmica experimental em 2007. Talvez dê
>> pra tentar trazer alguém só pra ajudar agente no ponta pé inicial ...
>> E Ana! Genial! Traga tuas amigas!!
>> Minha prima, que mora comigo, também manja de cerâmica. Eu vou levar ela
>> no lab do MAE pra ela dar uma olhada nas peças; e ela disse que topa dar
>> uma oficina de cerâmica pra nóis em dezembro também!
>>
>> vamo que vamo!
>>
>> beijas
>>
>>
>> Em 25 de novembro de 2012 23:10, kelly brandao
>> <kelly...@gmail.com>escreveu:
>>
>> Gostei, tb topo!
>>
>> Kelly
>>
>> Em 25 de novembro de 2012 22:22, Marcos Torrigo
>> <pia...@hotmail.com>escreveu:
>>
>> Curti muuuito ;)
>> Pra mim janeiro é blza vamos nessa!
>>
>> ------------------------------
>> *Ana Paula Gomes
>> *
>> --
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> --
>> *Ana Paula Gomes
>> *
>> --
>>
>>
>>
>>
>> --
>>
>>
>>
>>
>> --
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> --
>> *Ana Paula Gomes
>> *
>>
>>
>>
>> --
>>
>>
>>
>> --
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> --
>>
>>
>>
>>
>>
>> --
>>
>>
>>
>>
>>
>> --
>>
>>
>> --
>>
>>
>>
>>
>> --
>>
>>
>>
>
--
Jaqueline BELLETTI
--
--
--
--
--
--