Grupo Experimental de Cerâmica?

12 views
Skip to first unread message

Laura Furquim

unread,
Nov 25, 2012, 4:19:11 PM11/25/12
to geiarqu...@googlegroups.com
Oi gentes! Tudo baum??

Dias chuvosos de final de semana me fazem pirar em umas coisas meio sem sentido ... talvez . rs
Já faz um tempo que eu estou pensando em começar a fazer cerâmica, pra entender melhor o processo tecnico, o jeito de pintar etc. E pra sair um pouquinho do laboratótio né´?!
Enfim, é meio uma idéia de arqueologia experimental - tem gente que faz com lítico, e eu queria fazer com cerâmica! (e com lítico também, se alguém topar). O lance seria procurar uma argila parecida, buscar uns antiplásticos e umas formas de vaso que agente ta acostumado a ver pelo MAE.
Pra inspirar e dar um norte, tem um vídeo legal : http://www.youtube.com/watch?v=_RqPlomJF-4

Alguém topa??
Agente pode desenvolver melhor a idéia ... mas o básico mesmo é isso. E sei lá ... fazer um dia de polícroma, ou de borda incisa ... e ir variando rs

Já aviso que eu não vou ter férias mesmo ... então dezembro, depois que acabarem as aulas, e janeirão, é nóis!

beijos
Laura


Ana Paula Gomes

unread,
Nov 25, 2012, 6:34:17 PM11/25/12
to Laura Furquim, geiarqu...@googlegroups.com
Eu acho IRADO.
Tenho uma amiga que já fez cursos de ceramica
e uma outra que a mãe trampa com ceramica, tem dois fornos e tal.
podemos chama-las pra dar um help acho que elas iriam amar.

2012/11/25 Laura Furquim <laura...@gmail.com>

--
 
 



--
Ana Paula Gomes

Ana Paula Gomes

unread,
Nov 25, 2012, 6:35:51 PM11/25/12
to Laura Furquim, geiarqu...@googlegroups.com
Laura, eu acho iradissima a sua idéia.
eu tou dentro.
 
tenho 2 amigas que manjam, ja fizeram curso e tals.
a mãe de uma delas faz ceramicas profissas, tem forno e tudo mais.
podemos chama-las pra dar um help técnico.
 
eu tou livre só lá pro dia 5 de dezembro!
 
bj
ana

2012/11/25 Laura Furquim <laura...@gmail.com>

--
 
 



--
Ana Paula Gomes

Breno Zúnica

unread,
Nov 25, 2012, 6:39:07 PM11/25/12
to laura...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com

hahaha que pira!
sinceramente, eu entraria nessa mais pela terpia que pela arqueologia, mas é nois, queiroiz! tamo junto!



------------------------------

Marcos Torrigo

unread,
Nov 25, 2012, 7:22:38 PM11/25/12
to geiarqu...@googlegroups.com
Curti muuuito ;)
Pra mim janeiro é blza vamos nessa!


Date: Sun, 25 Nov 2012 19:19:11 -0200
Subject: Grupo Experimental de Cerâmica?
From: laura...@gmail.com
To: geiarqu...@googlegroups.com
--
 
 

kelly brandao

unread,
Nov 25, 2012, 8:10:50 PM11/25/12
to Marcos Torrigo, geiarqu...@googlegroups.com
Gostei, tb topo!

Kelly

--
 
 

Laura Furquim

unread,
Nov 26, 2012, 5:11:18 AM11/26/12
to kelly brandao, Marcos Torrigo, geiarqu...@googlegroups.com
Uhu!!!
Se pá vai até rolar de agente usar o espaço do MAE gentes!!
Pelo visto, alguns podem em dezembro, outros só em janeiro. 
Eu sugiro que agente comece em dezembro mesmo, que assim depois dá pra quem já souber um tiquinho a mais ensinar pra quem nunca fez!
Parece que rolou uma oficina de cerâmica experimental em 2007. Talvez dê pra tentar trazer alguém só pra ajudar agente no ponta pé inicial ...
E Ana! Genial! Traga tuas amigas!!
Minha prima, que mora comigo, também manja de cerâmica. Eu vou levar ela no lab do MAE pra ela dar uma olhada nas peças; e ela disse que topa dar uma oficina de cerâmica pra nóis em dezembro também!

vamo que vamo!

beijas


--
 
 

Breno Zúnica

unread,
Nov 26, 2012, 10:32:21 AM11/26/12
to geiarqu...@googlegroups.com
Dezembro e janeiro é nóis
Laurita, você que deu início ao bagulho, que que eu posso fazer pra ajudar?

é nóis!
 
B. Zúnica


From: Laura Furquim <laura...@gmail.com>
To: kelly brandao <kelly...@gmail.com>
Cc: Marcos Torrigo <pia...@hotmail.com>; geiarqu...@googlegroups.com
Sent: Monday, November 26, 2012 8:11 AM
Subject: Re: Grupo Experimental de Cerâmica?

--
 
 


Ana Paula Gomes

unread,
Nov 26, 2012, 11:34:52 AM11/26/12
to Breno Zúnica, geiarqu...@googlegroups.com
Bora deixar um dia pré-marcado?
Na semana do dia 10?
em janeiro quero estar volando por ahi, dai vamos fazer uns encontros em dezembro?

2012/11/26 Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>
--
 
 



--
Ana Paula Gomes

Breno Zúnica

unread,
Nov 26, 2012, 11:43:13 AM11/26/12
to Ana Paula Gomes, geiarqu...@googlegroups.com
Vamos levantar o que a gente precisa fazer pra possibilitar o lance? Eu não faço ideia do que precise, na real, mas já consigo imaginar algumas coisas:

- espaço físico (imagino que tenha que ser no mesmo lugar que vai se dar a queima, sei lá)
- materiais (argila, antiplástico, forno, ferramentas - mais alguma coisa?)
- leituras (sheppard?)
- professor? sei lá, de repente as amigas da laura e ana, e esse lance de quem ajudou em 2007
- comida (item prioritário)

que mais?
 
B. Zúnica


From: Ana Paula Gomes <anap...@gmail.com>
To: Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>
Cc: "geiarqu...@googlegroups.com" <geiarqu...@googlegroups.com>
Sent: Monday, November 26, 2012 2:34 PM
--
 
 


Ana Paula Gomes

unread,
Nov 26, 2012, 11:46:37 AM11/26/12
to Breno Zúnica, geiarqu...@googlegroups.com
não precisa ser no lugar onde vai ser a queima!
na verdade precisa ver onde podemos queimar os produtos
pq muitas vezes cobram... eu posso ver se no atelie da mãe da gabi pode ser.
mas tem forno na eca que eu sei!
 
fora isso, precisamos de bastante jornal pra forrar pq suja muito, agua e argila, que vende
em lugar que vende terra sabe? tem umas argilas melhores, que só proprias pra ceramica.
e antiplastico?
 
vamo combinar um dia e dai chamamos alguem pra ajudar e inclui nessa lista e tal.
 
eu ofereço minha casa, que fica no morro do querosene.
tem espaço e cozinha pra gente cume,


 
2012/11/26 Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>



--
Ana Paula Gomes

Breno Zúnica

unread,
Nov 26, 2012, 11:54:58 AM11/26/12
to geiarqu...@googlegroups.com
Que tal se a gente já tentar fazer um esquema de coisas pra se fazer pra possibilitar todo o lance?

Acho que cada um pode ir dizendo o que pode fazer e daqui a um tempo a gente conversa e vê o que já foi feito, o que precisa fazer, e zás, e zás, e zás. Que tal?

Jornal:
Se todo mundo juntar jornal daqui em diante, vai ter uma caralhada de jornal pra não termos que nos preocupar. Quem não puder, de buenas, acho que vai acabar tendo jornal demais mesmo xD

Falar com pessoas:
Cada um fala com quem conhece e vai deixando a gente a par dos rolês. Laura, se você quiser eu falo com quem quer que tenha ajudado em 2007. Você tem o contato? Se não eu descolo, sussa.

Vou tentar descobrir onde comprar argila por aqui, ver se descubro também quais os tipos que tem e qual o ideal, mas se de repente as tuas amigas souberem, já me poupa o trampo e eu agradeço enormemente

E eu super apoio a ideia de um lugar onde se possa comer \o/

E como sempre, os meus e-mails são enormes e eu sou muito empolgado. Aceitem =)
 
B. Zúnica

Sent: Monday, November 26, 2012 2:46 PM
--
 
 


Laura Furquim

unread,
Nov 26, 2012, 12:56:48 PM11/26/12
to Breno Zúnica, Guilherme Mongeló, geiarqu...@googlegroups.com
Eba!!! ta rolando :)

Entonces. Acho que na semana do 10 de dezembro eu vou estar no olho do furacão! É minha última semana de aula do semestre e, portando da graduação (aleluia!). Mãs ... podemos combinar e eu juro que me esforço pra ir.

A pessoa que ajudou em 2007 quem sabe é o Gui; eu não conheço nem tenho contato. E ele também disse que se pa (se pa) tem antiplástico no mae. Agnte tem que ver como é pra usar isso. Gui?
Nunca li o Shepperd, mas tavez seja uma boa mesmo. Tu já leu? Como é? Eu topo ... vou ter que ler de qqer jeito!
Que bom, já temos até uma casa!!
Acho que agente podia tentar marcar no forno da eca (que eu sei que é bem concorrido) e aproveitar que estaremos em férias e que não vai ter ninguém!
To falando com a minha prima sobre ela dar uma oficina de cerâmica ... vamos ver; mais pro meio de dezembro.

Eu levo pães pro nosso piquenique! E posso fazer uma guaca mole tbém se ocêis gostarem!!

bj bj
Laura

--
 
 

Ana Paula Gomes

unread,
Nov 26, 2012, 12:59:52 PM11/26/12
to Laura Furquim, Breno Zúnica, Guilherme Mongeló, geiarqu...@googlegroups.com
eu já tou livre na semana do dia 10, marca você então Laura!
podia até ser uma imersão, um dia todo que tal?
 
acho que a mãe da gá ia curtir muito, se a gente se empolgar podiamos
ir pro ateliê dela (que é INCRIVEL!), fica na granja viana.
 


 
2012/11/26 Laura Furquim <laura...@gmail.com>



--
Ana Paula Gomes

Laura Furquim

unread,
Nov 26, 2012, 1:10:29 PM11/26/12
to Guilherme Mongeló, Ana Paula Gomes, Breno Zúnica, geiarqu...@googlegroups.com
Gentes ... olha isso: http://cleo.bz/cinusp/event/ii-mostra-audiovisual-internacional-em-arqueologia/?expanded&filme=O%20Gesto%20e%20a%20Forma%3A%20Experimenta%C3%A7%C3%A3o%20com%20Cer%C3%A2mica%20Arqueol%C3%B3gica
É esta quinta-feira, às 19hs, no cinusp. Bora lá????

Xuxu o caxiri! Vai rolar uma oficina também? Porque meu caxiri é ralo e financia rodeios ... ia adorar aprender a fazer!

beijos

Em 26 de novembro de 2012 16:07, Guilherme Mongeló <guilherm...@gmail.com> escreveu:
O dia inteiro fazendo cerâmica só se tiver muito caxirí!
--
Guilherme Z. Mongeló

ARQUEOTROP
Laboratório de Arqueologia dos Trópicos
Museu de Arqueologia e Etnologia
Universidade de São Paulo


Breno Zúnica

unread,
Nov 26, 2012, 1:12:35 PM11/26/12
to Guilherme Mongeló, geiarqu...@googlegroups.com
Eu não li a sheppard, mas a marjorie tinha recomendado, então de repente, sei lá

Vou tentar ver na sexta como faz pra usar o forno da eca

nozes!
 
B. Zúnica


From: Ana Paula Gomes <anap...@gmail.com>
To: Laura Furquim <laura...@gmail.com>
Cc: Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>; Guilherme Mongeló <guilherm...@gmail.com>; "geiarqu...@googlegroups.com" <geiarqu...@googlegroups.com>
Sent: Monday, November 26, 2012 3:59 PM

Breno Zúnica

unread,
Nov 26, 2012, 1:14:42 PM11/26/12
to Guilherme Mongeló, geiarqu...@googlegroups.com
wattafuck é caxirí, manos?

e eu topo o filme
 
B. Zúnica


From: Laura Furquim <laura...@gmail.com>
To: Guilherme Mongeló <guilherm...@gmail.com>
Cc: Ana Paula Gomes <anap...@gmail.com>; Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>; "geiarqu...@googlegroups.com" <geiarqu...@googlegroups.com>
Sent: Monday, November 26, 2012 4:10 PM

Subject: Re: Grupo Experimental de Cerâmica?

Laura Furquim

unread,
Nov 26, 2012, 1:19:59 PM11/26/12
to Breno Zúnica, Guilherme Mongeló, geiarqu...@googlegroups.com
http://oiapoque.museudoindio.gov.br/exposicao/ture/caxiri/

é um manjar amazônico! :)

--
 
 

thiago kater

unread,
Nov 26, 2012, 1:25:46 PM11/26/12
to breno...@yahoo.com, guilherm...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com
Pô, eu preciso entrar mais nessa tal de internet! rs
Eu topo!

Até comentei com o Breno que tinha interesse em fazer, até cheguei a procurar o SESC, porque sei que lá existe o curso. 
Estava esperando as inscrições abrirem para ver o preço e demais burocracias...

Mas um grupo com esse intuito é muito mais legal!
Eu posso levar comida árabe! E, talvez, hidromel! haha 

Se for depois do dia 10 estou bem mais tranquilo, poderei ir!

Beijos e abraços


Date: Mon, 26 Nov 2012 10:12:35 -0800
From: breno...@yahoo.com

Subject: Re: Grupo Experimental de Cerâmica?
--
 
 

Laura Furquim

unread,
Nov 26, 2012, 1:37:58 PM11/26/12
to thiago kater, breno...@yahoo.com, guilherm...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com
Sociedade sexista ... eu tô quase não respondendo!
Mas então beleza ... voces fazem esse rolê e eu fico na rede fumando o tabaco que voces colheram e bebendo o caxiri!!
É lógico que todo mundo sabe fazer tudo guri ... o buraco é bem mais embaixo; mas eu não vou responder que vc sabe disso, eu espero rs

Pode ser no dia 16/12??? Alguém vai estar por aqui ainda? rs

Ai gente, olha que bonitinho: Child mets childe ; genial!!

bj


--
 
 

Laura Furquim

unread,
Nov 26, 2012, 1:38:23 PM11/26/12
to thiago kater, breno...@yahoo.com, guilherm...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com

Joyce Gadiolli

unread,
Nov 26, 2012, 5:49:21 PM11/26/12
to Laura Furquim, thiago kater, breno...@yahoo.com, guilherm...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com
Eu topo também!
bjs

--
 
 

kelly brandao

unread,
Nov 28, 2012, 9:17:57 PM11/28/12
to Joyce Gadiolli, Laura Furquim, thiago kater, breno...@yahoo.com, guilherm...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com
Olá

Acho pessimos pessoas terem varias ideias  bacanas quando os amiguinhos estão em momento de desespero e impossibilitados de brincar na disscusão tb..rsrrsrsr

Adorei a idéia!
Topo dia 16!


beijinhos

Kelly


--
 
 

Marcos Torrigo

unread,
Nov 29, 2012, 6:29:06 AM11/29/12
to geiarqu...@googlegroups.com

A animação é muito legal, o velhinho é inspirado no Gordon Childe !!!! kkkkkk


"From his actions after his retirement, both in Britain and Australia, it seems possible that he took his own life, despite the coroner's verdict of accidental death. Childe did not marry".

http://adb.anu.edu.au/biography/childe-vere-gordon-5580


Date: Thu, 29 Nov 2012 00:17:57 -0200

Subject: Re: Grupo Experimental de Cerâmica?
--
 
 

Breno Zúnica

unread,
Nov 29, 2012, 8:10:47 AM11/29/12
to geiarqu...@googlegroups.com
Oi gente,

Fui na eca e falei com uma mina da atlética sobre o uso do forno de cerâmica deles.
Ela me falou que já é difícil pra os alunos, quanto mais pra gente de fora da eca, mas que vale a pena a gente tentar.

Fica no prédio de artes plásticas, o técnico responsável é o Donizete e a professora responsável é a Norma.
E ela também falou que acha que não funciona durante as férias.

Beijos,
 
B. Zúnica


From: Marcos Torrigo <pia...@hotmail.com>
To: geiarqu...@googlegroups.com
Sent: Thursday, November 29, 2012 9:29 AM
Subject: RE: Grupo Experimental de Cerâmica?

--
 
 


Laura Furquim

unread,
Nov 29, 2012, 10:12:29 AM11/29/12
to Breno Zúnica, Guilherme Mongeló, Jaqueline da Silva Belletti, ereol...@yahoo.com.br, geiarqu...@googlegroups.com
Oi gentes!

O filme da mostra de arqueologia, sobre cerâmica, é hoje! às 19hs;
Erê ... te expliquei tudo no outro e-mail; fique a vonts pa pedir pra eu te tirar dessa lista se vc não quiser .rs

Eu vou estar por lá. Qqer coisa gritem!

E tento passar até amanhã na eca pra verificar o lance do forne Breno! valeu!

bjbj

II Mostra Audiovisual Internacional em Arqueologia


26nov a 30novx

O Gesto e a Forma: Experimentação com Cerâmica Arqueológica

O Gesto e a Forma: Experimentação com Cerâmica Arqueológica
■ qui 29nov 19h00

O filme apresenta de forma breve o resultado de pesquisa de experimentação com cerâmica arqueológica, envolvendo a construção e decoração de potes cerâmicos pelos povos indígenas Tupi e Guarani do passado. Dessa forma, mostra algumas das etapas de remontagem da cadeia operatória, como: preparação da argila, técnica e instrumentos utilizados para decoração.


--
 
 

Ana Paula Gomes

unread,
Nov 29, 2012, 10:16:44 AM11/29/12
to Breno Zúnica, geiarqu...@googlegroups.com
Gente,
 
na terça-feira encontrei aquela amiga que tem uma mãe que trampa com cerâmica, a Gabriela.
Falei com ela sobre nosso grupo e essa intenção de conhecer melhor as técnicas da feitura
de cerâmica e daí ela disse que a mãe dela além de trampar com isso estudo há muitos
a nossa própria relação com a terra e v}e a cerâmica como uma potencialidade plástica
porque tem que lidar com o vento, fogo enfim... a muié tem experiencia técnica, experimental
e quer ver a cerâmica para além da sua parte estética.
E parece que ela super toparia trocar uma idéia com o grupo.
Acho que a gente podia lançar já uma data pra ela poder se programar!
Ela tem o ateliê dela em cotia, tem forno e tudo mais.
 


 
2012/11/29 Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>



--
Ana Paula Gomes

Laura Furquim

unread,
Nov 29, 2012, 10:25:50 AM11/29/12
to Ana Paula Gomes, Breno Zúnica, geiarqu...@googlegroups.com
Uhu !!! Demais Ana!
Quero encontrar voces logo pra fazer esses rolês! rs
Uai ... será que não é melhor ver o dia que ela pode, e aí agente se esforça pra ir? Eu nunca fui pra Cotia! :)
Se for esse rolê de uma visita e uma conversa, acho que eu até posso antes do 16 ... mas daí não vou ter tempo de me preparar etc

bj

--
 
 

Breno Zúnica

unread,
Nov 29, 2012, 10:41:51 AM11/29/12
to geiarqu...@googlegroups.com
Concordo com a Laura de vermos a data que ela pode e a gente se organizar.
A partir do dia 10 eu posso qualquer dia, só falar

E mano...
que dahora \m/
 
B. Zúnica


From: Laura Furquim <laura...@gmail.com>
To: Ana Paula Gomes <anap...@gmail.com>
Cc: Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>; "geiarqu...@googlegroups.com" <geiarqu...@googlegroups.com>
Sent: Thursday, November 29, 2012 1:25 PM
--
 
 


Laura Furquim

unread,
Nov 29, 2012, 12:36:07 PM11/29/12
to Breno Zúnica, Guilherme Mongeló, Jaqueline da Silva Belletti, ereol...@yahoo.com.br, geiarqu...@googlegroups.com
mensagem da jaque que se pá nao foi pro geia:
"Oi Meninos,


É isso aí vontade!!


Gente nos idos do longícuo 2004 (ja vai fazer quae 10 anos...credo!)
nós fizemos um grupo desses lá em Pelotas. Eu nunca tive um professor
ou alguém que me ensinasse a analisar cerâmica, o pouco q eu sei
aprendi em grande parte com aquela exp.

Na époa eu não lia em inglês, não tinha VPN (tempos de intenet
discada) e a biblioteca do LEPAARQ não era muito mais que a da minha
casa hj. Tb não tinha youtube nem vídeo nas aldeias.

O que ajudava muito era o Damé, O professor da artes q ensinava a
gente a fazer cerâmica, só que ele não manjava nem de arqueoogia nem
de cerâmica indígena. Nem a gente, foi meio no peito e na raça mesmo.

Mesmo assim a gente fez uma urna Guarani e mais uns  potes em 1 ano se
reunindo como 5 pessoas, mais ou menos, 1 vez po semana.


Buenas dessa experiencia posso dar alguns toqs:

Não se preocupem com materiais no começo, eu aconselharia que o
primeiro objetivo fosse dominar técnicas básicas (moldelado e
roletado, depois ir pensando em algumas coisa como paletado...e aí ver
o que aina é interessante testar).

P isso argila a Kalunga e terra da constução da esquina resolvem.

Depois de dominar as técnicas aí acho que valeria a pena pensar em
problemas expecificos a serem testados, exp.: Antiplástico e queima,
aplicação de engobo pré e pós queima, resistencia....etc

E isso serve p queima tb. Se tu n vai pensar em questões específicas
da temperatura e atmosfera de queima não precisa de formo.

Nós fizemos fogueira mesmo, uma baita fogueira (foi demais!!! preciso
achar essa fotos)...Era ma época divertida!

Mas a gente fez a fogueira lá no pátio da Facul de artes e comprar
lenha deve ser mais facil e barato em Pelotas...

Quanto a bibliografia:

Ler coisas como Shepard, Rice ou Sinopoli sempre ajudam. Nesse caso
acho q seria interessante os cap. mais básicos sobre argilas,
antplásticos e ténicas de manufatura.

Tem o Brochado e La Salvia (cerâmica Guarani), que também trazem algumas coisas.


Depois falem o que falem, mas do meu ponto de vista não há como fugir
do Schiffer e do Skibo seguem  alguns poucos exemplos do porque:

- Theory and Experiment in the Study of Technological Change(pp. 595-622)
Michael B. Schiffer and James M. Skibo


- Organic-Tempered Pottery: An Experimental Study
James M. Skibo, Michael B. Schiffer and Kenneth C. Reid
Page 122 of 122-146


- ArchaeologyNew Perspectives on Experimental Archaeology: Surface
Treatments and Thermal Response ofthe Clay Cooking PotAuthor(s):
Michael Brian Schiffer, James M. Skibo, Tamara C. Boelke, Mark A.
Neupert andMeredith AronsonReviewed work(s):Source: American
Antiquity, Vol. 59, No. 2 (Apr., 1994), pp. 197-217



- Sample Selection for Ceramic Use-alteration Analysis: the
Effects of Abrasion on Soot.2002


- Ceramic Surface Treatment and Abrasion Resistance: An Experimental
Study Original Research Article
Journal of Archaeological Science, Volume 24, Issue 4, April 1997, Pages 311-317
James M. Skibo, Tamara C. Butts, Michael Brian Schiffer


- The effects of water on processes of ceramic abrasion Original
Research Article
Journal of Archaeological Science, Volume 14, Issue 1, January 1987, Pages 83-96
James M. Skibo, Michael B. Schiffer

- Effects of firing temperature on the fate of naturally occurring
organic matter in clays Original Research Article
Journal of Archaeological Science, Volume 15, Issue 4, July 1988, Pages 403-414
Jessica S. Johnson, Jeff Clark, Sari Miller-Antonio, Don Robins,
Michael B. Schiffer, James M. Skibo


E tem mais além desses...

Outa linha bibliografia interessante são os estudos etnoarqueológicos
e antropológicos sobre o tema.
Em português tem pelo menos a tese da Fabíola onde ela descreve a
produção cerâmica entre os Assurini.

Aqui tb tem uma série de vídeos mostrando a produção cerâmica entre
grupos atuais, é só peguntar p Kazuo q ele sabe indicar vários.

Dia 16.12 é um domingo...


Bjs"

--
 
 

Joyce Gadiolli

unread,
Nov 25, 2012, 6:46:52 PM11/25/12
to Ana Paula Gomes, Laura Furquim, geiarqu...@googlegroups.com
Laura, eu topo também!
Ótima idéia
Bjs


Enviado por Samsung Mobile



Ana Paula Gomes <anap...@gmail.com> escreveu:


Laura, eu acho iradissima a sua idéia.
eu tou dentro.
 
tenho 2 amigas que manjam, ja fizeram curso e tals.
a mãe de uma delas faz ceramicas profissas, tem forno e tudo mais.
podemos chama-las pra dar um help técnico.
 
eu tou livre só lá pro dia 5 de dezembro!
 
bj
ana

2012/11/25 Laura Furquim <laura...@gmail.com>

Oi gentes! Tudo baum??

Dias chuvosos de final de semana me fazem pirar em umas coisas meio sem sentido ... talvez . rs
Já faz um tempo que eu estou pensando em começar a fazer cerâmica, pra entender melhor o processo tecnico, o jeito de pintar etc. E pra sair um pouquinho do laboratótio né´?!
Enfim, é meio uma idéia de arqueologia experimental - tem gente que faz com lítico, e eu queria fazer com cerâmica! (e com lítico também, se alguém topar). O lance seria procurar uma argila parecida, buscar uns antiplásticos e umas formas de vaso que agente ta acostumado a ver pelo MAE.
Pra inspirar e dar um norte, tem um vídeo legal : http://www.youtube.com/watch?v=_RqPlomJF-4

Alguém topa??
Agente pode desenvolver melhor a idéia ... mas o básico mesmo é isso. E sei lá ... fazer um dia de polícroma, ou de borda incisa ... e ir variando rs

Já aviso que eu não vou ter férias mesmo ... então dezembro, depois que acabarem as aulas, e janeirão, é nóis!

beijos
Laura


--
 
 



--
Ana Paula Gomes

--
 
  

Laura Furquim

unread,
Nov 29, 2012, 8:15:43 PM11/29/12
to Erêndira Oliveira, Jaqueline da Silva Belletti, Breno Zúnica, Guilherme Mongeló, geiarqu...@googlegroups.com
Eba!!!
A mãe Erê vai dar mais uma luz no rolê então! Massa.
Eu não sou contra termos professores envolvidos, mas acho muito que rola de começarmos a fazer já sem eles - o lance do dia 16 era uma proposta de data prum primeiro encontro ... mas se é domingo e voces querem outro dia, é só sugerir! eu entro de férias dia 14 ...
Pois é ... tava pensando nesse lance do forno ... e acho que se agente quer ver processos de queima etc, teria mesmo que ser numa fogueira né não? Se quiserem, agente pode até ir pra Tremembé tentar queimar por lá em algum lugar - lá é chei ode olaria de fazer tijolo ... posso ver como funciona.
Mas adorei o lance das oleiras Erê! Eu topo ir pra lá!

Ah ... o filminho lá da MAIA foi bem legal! Durava 4 minutos ... e na verdade só serviu pra dar mais vontade; mas eu recomendo!

bjbj

Em 29 de novembro de 2012 19:41, Erêndira Oliveira <ereol...@yahoo.com.br> escreveu:
Gente... confesso que nao li tudo, mas acho que entendi! rsrsrsrsr Seguinte: Dei uma oficina de ceramica a um tempo atras no rio, com uma artista plstica, entao aprendi alguns macetes... na facul usavamos umas argilas muito pró, mesa de gesso pra "sovar" a argila, engobo caro...hahahahaha teremos que ir descobrindo juntos mesmo esse rolê mais experimental...

mega topo participar, na real to envolvida com muitas coisas, mas adorei a idéia. Eu sei que teve um pessoal que começou um grupo de arqueologia experimental com a Norma Grimberg (professora da eca), mas que nao deu certo, parece que a lorena fazia parte. Tenho pensado ha um tempo de propor novamente isso pra Norma, mas precisamos descobrir como foi esse rolê primeiro. Parece-me que ela é super acessível

Usar os fornos geralmente é osso mesmo, ainda mais se nao somos do departamento... já queimei com fogueira tambem, da certo, mas as minhas peças estourarm pq nao tirei o ar direito...hahahahaha

tem MUITOS atelies de ceramica na vila madalena, podemos dar uma olhada, levantar metodos e tal, depois podemos futuramente ir pra Iporanga (pertin de Itapetiniga, a Macondo Brasileira) pra conversar com as oleiras (acho super legal) e podemos tentar pegar argila nas olarias (tambem futuramente, em Itape ainda tem algumas funcionando, mais perto nao sei)

é isso por enquanto, adorei a iniciativa! vontade de voltar a fazer ceramica... só nao entendi o que tem dia 16 (que é domingo)

bjos
Erê


De: Jaqueline da Silva Belletti <jaq.be...@gmail.com>
Para: Laura Furquim <laura...@gmail.com>
Cc: Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>; Guilherme Mongeló <guilherm...@gmail.com>; ereol...@yahoo.com.br; "geiarqu...@googlegroups.com" <geiarqu...@googlegroups.com>
Enviadas: Quinta-feira, 29 de Novembro de 2012 14:03
Assunto: Re: Grupo Experimental de Cerâmica?
Em 29/11/12, Laura Furquim<laura...@gmail.com> escreveu:

> Oi gentes!
>
> O filme da mostra de arqueologia, sobre cerâmica, é hoje! às 19hs;
> Erê ... te expliquei tudo no outro e-mail; fique a vonts pa pedir pra eu te
> tirar dessa lista se vc não quiser .rs
>
> Eu vou estar por lá. Qqer coisa gritem!
>
> E tento passar até amanhã na eca pra verificar o lance do forne Breno!
> valeu!
>
> bjbj
> II Mostra Audiovisual Internacional em Arqueologia
> 26nov a

>
> O Gesto e a Forma: Experimentação com Cerâmica Arqueológica
> [image: O Gesto e a Forma: Experimentação com Cerâmica Arqueológica]
> ■ qui 29nov 19h00
>

>
> O filme apresenta de forma breve o resultado de pesquisa de experimentação
> com cerâmica arqueológica, envolvendo a construção e decoração de potes
> cerâmicos pelos povos indígenas Tupi e Guarani do passado. Dessa forma,
> mostra algumas das etapas de remontagem da cadeia operatória, como:
> preparação da argila, técnica e instrumentos utilizados para decoração.
>
> Em 29 de novembro de 2012 11:10, Breno Zúnica
> <breno...@yahoo.com>escreveu:
>
>> Oi gente,
>>
>> Fui na eca e falei com uma mina da atlética sobre o uso do forno de
>> cerâmica deles.
>> Ela me falou que já é difícil pra os alunos, quanto mais pra gente de
>> fora
>> da eca, mas que vale a pena a gente tentar.
>>
>> Fica no prédio de artes plásticas, o técnico responsável é o Donizete e a
>> professora responsável é a Norma.
>> E ela também falou que acha que não funciona durante as férias.
>>
>> Beijos,
>>
>> *B. Zúnica*
>> www.about.me/bzunica
>>
>>  ------------------------------
>> *From:* Marcos Torrigo <pia...@hotmail.com>
>> *To:* geiarqu...@googlegroups.com
>> *Sent:* Thursday, November 29, 2012 9:29 AM
>> *Subject:* RE: Grupo Experimental de Cerâmica?

>>
>>
>> A animação é muito legal, o velhinho é inspirado no Gordon Childe !!!!
>> kkkkkk
>>
>>
>> "From his actions after his retirement, both in Britain and Australia, it
>> seems possible that he took his own life, despite the coroner's verdict
>> of
>> accidental death. Childe did not marry".
>>
>> http://adb.anu.edu.au/biography/childe-vere-gordon-5580
>>
>> ------------------------------
>> ------------------------------

>> Date: Mon, 26 Nov 2012 10:12:35 -0800
>> From: breno...@yahoo.com
>>
>> Subject: Re: Grupo Experimental de Cerâmica?
>> CC: guilherm...@gmail.com; geiarqu...@googlegroups.com
>>
>>
>> Eu não li a sheppard, mas a marjorie tinha recomendado, então de repente,
>> sei lá
>>
>> Vou tentar ver na sexta como faz pra usar o forno da eca
>>
>> nozes!
>>
>> *B. Zúnica*
>> www.about.me/bzunica
>>
>>  ------------------------------
>> *From:* Ana Paula Gomes <anap...@gmail.com>
>> *To:* Laura Furquim <laura...@gmail.com>
>> *Cc:* Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>; Guilherme Mongeló <
>> guilherm...@gmail.com>; "geiarqu...@googlegroups.com" <
>> geiarqu...@googlegroups.com>
>> *Sent:* Monday, November 26, 2012 3:59 PM
>> *Subject:* Re: Grupo Experimental de Cerâmica?
>> *B. Zúnica*
>> www.about.me/bzunica
>>
>>  ------------------------------
>> *From:* Ana Paula Gomes <anap...@gmail.com>
>> *To:* Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>
>> *Cc:* "geiarqu...@googlegroups.com" <geiarqu...@googlegroups.com>
>> *Sent:* Monday, November 26, 2012 2:46 PM
>>
>> *Subject:* Re: Grupo Experimental de Cerâmica?
>> *B. Zúnica*
>> www.about.me/bzunica
>>
>>    ------------------------------
>> *From:* Ana Paula Gomes <anap...@gmail.com>
>> *To:* Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>
>> *Cc:* "geiarqu...@googlegroups.com" <geiarqu...@googlegroups.com>
>> *Sent:* Monday, November 26, 2012 2:34 PM
>>
>> *Subject:* Re: Grupo Experimental de Cerâmica?

>>
>> Bora deixar um dia pré-marcado?
>> Na semana do dia 10?
>> em janeiro quero estar volando por ahi, dai vamos fazer uns encontros em
>> dezembro?
>>
>> 2012/11/26 Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>
>>
>> Dezembro e janeiro é nóis
>> Laurita, você que deu início ao bagulho, que que eu posso fazer pra
>> ajudar?
>>
>> é nóis!
>>
>> *B. Zúnica*
>> www.about.me/bzunica
>>
>>  ------------------------------
>> *From:* Laura Furquim <laura...@gmail.com>
>> *To:* kelly brandao <kelly...@gmail.com>
>> *Cc:* Marcos Torrigo <pia...@hotmail.com>;
>> geiarqu...@googlegroups.com
>> *Sent:* Monday, November 26, 2012 8:11 AM
>> *Subject:* Re: Grupo Experimental de Cerâmica?

>>
>> Uhu!!!
>> Se pá vai até rolar de agente usar o espaço do MAE gentes!!
>> Pelo visto, alguns podem em dezembro, outros só em janeiro.
>> Eu sugiro que agente comece em dezembro mesmo, que assim depois dá pra
>> quem já souber um tiquinho a mais ensinar pra quem nunca fez!
>> Parece que rolou uma oficina de cerâmica experimental em 2007. Talvez dê
>> pra tentar trazer alguém só pra ajudar agente no ponta pé inicial ...
>> E Ana! Genial! Traga tuas amigas!!
>> Minha prima, que mora comigo, também manja de cerâmica. Eu vou levar ela
>> no lab do MAE pra ela dar uma olhada nas peças; e ela disse que topa dar
>> uma oficina de cerâmica pra nóis em dezembro também!
>>
>> vamo que vamo!
>>
>> beijas
>>
>>
>> Em 25 de novembro de 2012 23:10, kelly brandao
>> <kelly...@gmail.com>escreveu:
>>
>> Gostei, tb topo!
>>
>> Kelly
>>
>> Em 25 de novembro de 2012 22:22, Marcos Torrigo
>> <pia...@hotmail.com>escreveu:
>>
>>  Curti muuuito ;)
>> Pra mim janeiro é blza vamos nessa!
>>
>> ------------------------------
>> *Ana Paula Gomes
>> *
>> --
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> --
>> *Ana Paula Gomes
>> *
>> --
>>
>>
>>
>>
>>  --
>>
>>
>>
>>
>> --
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> --
>> *Ana Paula Gomes
>> *

>>
>>
>>
>> --
>>
>>
>>
>> --
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>> --
>>
>>
>>
>>
>>
>> --
>>
>>
>>
>>
>>
>> --
>>
>>
>>  --
>>
>>
>>
>>
>>  --
>>
>>
>>
>


--
Jaqueline BELLETTI

Laura Furquim

unread,
Dec 9, 2012, 2:25:54 PM12/9/12
to Erêndira Oliveira, Jaqueline da Silva Belletti, Breno Zúnica, Guilherme Mongeló, geiarqu...@googlegroups.com

Ana Paula Gomes

unread,
Dec 9, 2012, 3:35:44 PM12/9/12
to Laura Furquim, Erêndira Oliveira, Jaqueline da Silva Belletti, Breno Zúnica, Guilherme Mongeló, geiarqu...@googlegroups.com
E ai, semana que vem a gente inicia essa experiência ou não?

2012/12/9 Laura Furquim <laura...@gmail.com>
--
 
 



--
Ana Paula Gomes

Breno Zúnica

unread,
Dec 12, 2012, 2:37:34 PM12/12/12
to Erêndira Oliveira, Jaqueline da Silva Belletti, Guilherme Mongeló, geiarqu...@googlegroups.com
Oi Ana,

Deixa eu te perguntar, vc chegou a falar com mãe daquela tua amiga que faz cerâmica?
Eu super topo começarmos logo.

Beijo!
 
B. Zúnica


From: Ana Paula Gomes <anap...@gmail.com>
To: Laura Furquim <laura...@gmail.com>
Cc: Erêndira Oliveira <ereol...@yahoo.com.br>; Jaqueline da Silva Belletti <jaq.be...@gmail.com>; Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>; Guilherme Mongeló <guilherm...@gmail.com>; "geiarqu...@googlegroups.com" <geiarqu...@googlegroups.com>
Sent: Sunday, December 9, 2012 6:35 PM
--
 
 


Ana Paula Gomes

unread,
Dec 12, 2012, 5:40:05 PM12/12/12
to Breno Zúnica, Erêndira Oliveira, Jaqueline da Silva Belletti, Guilherme Mongeló, geiarqu...@googlegroups.com
pra ela só rola ano que vem, ela tá beem enrolada.
acabou de sair uma fornada de ceramicas dela, natal essas coisas
 
mas a gabi disse que ela amou a idéia.
 
a gente pode levantar essa bola de novo ano que vem
ou começar esse ano um primeiro encontro pra nao esfriar.
mas só se todo mundo tiver na pilha mesmo né??
 
eu ofereço minha casa, que é pequenina mas bem delicia.
fica no morro do querosene, muito pertinho da saída do instituto butantã!

2012/12/12 Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>



--
Ana Paula Gomes

Laura Furquim

unread,
Dec 13, 2012, 7:41:28 AM12/13/12
to Ana Paula Gomes, Breno Zúnica, Erêndira Oliveira, Jaqueline da Silva Belletti, Guilherme Mongeló, geiarqu...@googlegroups.com
Eu topo na semana que vem!!
Bora se encontrar na segunda-feira ... lá pelas 15hs??
Ou então agente faz um almoço juntos!!
Ou, se alguém estiver trampando ... depois das 18h ...

Pode ser na minha casa tbém.
Acho que depende se agente já vai fazer uma baguncinha ; que daí o rolê tem que ser na casa mais próxima da fonte de argila . rs
beijas

--
 
 

Breno Zúnica

unread,
Dec 13, 2012, 11:40:55 AM12/13/12
to Guilherme Mongeló, Erêndira Oliveira, Jaqueline da Silva Belletti, geiarqu...@googlegroups.com
Fla aí meu povo,

Eu topo segunda que vem, pra não deixar esfriar. Mas de repente a gente pode se juntar pra fazer outra coisa, tipo assistir uns vídeos, trocar umas ideias, levantar afazeres e tal. Ou então a gente pode já enfiar o pé na jaca e a mão no barro e ser feliz. Ou então sair correndo pelado em volta da fflch. Vamo ser feliz ebaaaaaaa

Não, falando sério agora, eu topo segunda. E topo a gelada.

Beijos!
 
B. Zúnica


From: Guilherme Mongeló <guilherm...@gmail.com>
To: Laura Furquim <laura...@gmail.com>
Cc: Ana Paula Gomes <anap...@gmail.com>; Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>; Erêndira Oliveira <ereol...@yahoo.com.br>; Jaqueline da Silva Belletti <jaq.be...@gmail.com>; "geiarqu...@googlegroups.com" <geiarqu...@googlegroups.com>
Sent: Thursday, December 13, 2012 10:52 AM

Subject: Re: Grupo Experimental de Cerâmica?

Fala gurizada,

De repente dá pra deixar pro ano que vem, daí vamos pensando no que fazer direito.

No mais, podemos combinar de nos encontrarmos semana que vem, tomar uma gelada e dar uma lascada ao invés de fazer a cerâmica, que matéria prima tem de monte por aí. Pra mim só depois das 15 mesmo...

 forte quebra-costela!


--
Guilherme Z. Mongeló

Laura Furquim

unread,
Dec 16, 2012, 10:02:05 AM12/16/12
to Breno Zúnica, Guilherme Mongeló, Erêndira Oliveira, Jaqueline da Silva Belletti, geiarqu...@googlegroups.com
E ai gentes !!!

Ta marcado amanhã, as 16 hs?? Na sua casa Aninha??

beijos!

--
 
 

Breno Zúnica

unread,
Dec 16, 2012, 10:29:10 AM12/16/12
to laura...@gmail.com, guilherm...@gmail.com, ereol...@yahoo.com.br, jaq.be...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com

eu fecho!



------------------------------
On Sun, Dec 16, 2012 7:02 AM PST Laura Furquim wrote:

>E ai gentes !!!
>
>Ta marcado amanhã, as 16 hs?? Na sua casa Aninha??
>
>beijos!
>
>Em 13 de dezembro de 2012 14:40, Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>escreveu:
>
>> Fla aí meu povo,
>>
>> Eu topo segunda que vem, pra não deixar esfriar. Mas de repente a gente
>> pode se juntar pra fazer outra coisa, tipo assistir uns vídeos, trocar umas
>> ideias, levantar afazeres e tal. Ou então a gente pode já enfiar o pé na
>> jaca e a mão no barro e ser feliz. Ou então sair correndo pelado em volta
>> da fflch. Vamo ser feliz ebaaaaaaa
>>
>> Não, falando sério agora, eu topo segunda. E topo a gelada.
>>
>> Beijos!
>>
>> *B. Zúnica*
>> www.about.me/bzunica
>>
>> ------------------------------
>> *From:* Guilherme Mongeló <guilherm...@gmail.com>
>> *To:* Laura Furquim <laura...@gmail.com>
>> *Cc:* Ana Paula Gomes <anap...@gmail.com>; Breno Zúnica <
>> *Sent:* Thursday, December 13, 2012 10:52 AM
>>
>> *Subject:* Re: Grupo Experimental de Cerâmica?

kelly brandao

unread,
Dec 16, 2012, 3:54:40 PM12/16/12
to Breno Zúnica, laura...@gmail.com, guilherm...@gmail.com, ereol...@yahoo.com.br, jaq.be...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com
Eu  quero participar tb!
--


kelly brandao

unread,
Dec 16, 2012, 4:22:45 PM12/16/12
to Breno Zúnica, laura...@gmail.com, guilherm...@gmail.com, ereol...@yahoo.com.br, jaq.be...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com
Eu  quero participar tb!

Em domingo, 16 de dezembro de 2012, Breno Zúnica escreveu:
--


Laura Furquim

unread,
Dec 17, 2012, 11:51:12 AM12/17/12
to kelly brandao, Breno Zúnica, guilherm...@gmail.com, ereol...@yahoo.com.br, jaq.be...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com
po ... mas so eu e o breno confirmamos!
aí não rola né?
mais alguem vai? (fora as intenções de participação) rs
bjs

Laura Furquim

unread,
Dec 17, 2012, 11:51:25 AM12/17/12
to kelly brandao, Breno Zúnica, guilherm...@gmail.com, ereol...@yahoo.com.br, jaq.be...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com
querem marcar pra amanha°??

Breno Zúnica

unread,
Dec 17, 2012, 12:05:25 PM12/17/12
to guilherm...@gmail.com, ereol...@yahoo.com.br, jaq.be...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com
Bom, pelo que eu entendi não vai mesmo rolar hoje né

Por mim rola amanhã sim, mas tinha que ter um pouco mais de gente.
Se vocês acharem muito ruim e quiserem deixar pro ano que vem de buenas, mas vamo tentar estipular alguma data aí, o que vocês acham?

beijos
 
B. Zúnica


From: Laura Furquim <laura...@gmail.com>
To: kelly brandao <kelly...@gmail.com>
Cc: Breno Zúnica <breno...@yahoo.com>; "guilherm...@gmail.com" <guilherm...@gmail.com>; "ereol...@yahoo.com.br" <ereol...@yahoo.com.br>; "jaq.be...@gmail.com" <jaq.be...@gmail.com>; "geiarqu...@googlegroups.com" <geiarqu...@googlegroups.com>
Sent: Monday, December 17, 2012 2:51 PM
Subject: Re: Grupo Experimental de Cerâmica?

--
 
 


kelly brandao

unread,
Dec 17, 2012, 2:19:55 PM12/17/12
to Breno Zúnica, guilherm...@gmail.com, ereol...@yahoo.com.br, jaq.be...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com
Gente, eu vou estar aqui por São Paulo, vou no dia que for melhor. Se for no ano que vem também acho bacana ja pensarmos em uma data sim.  E argila, alguem sabe onde conseguimos? Tem umas lojas que compramos material para a oficina de réplica posso ver com eles. 

Kelly


--
 
 

thiago kater

unread,
Dec 18, 2012, 3:31:03 PM12/18/12
to kelly...@gmail.com, breno...@yahoo.com, guilherm...@gmail.com, ereol...@yahoo.com.br, jaq.be...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com
Opa,

Eu não conseguiria ir ontem por conta da defesa de mestrado do Punk (o cara que divide o apartamento comigo). Peço desculpas por não ter avisado antes...

E em janeiro para mim seria melhor! Uma sugestão: dia 9! rs 

Taubaté


Date: Mon, 17 Dec 2012 17:19:55 -0200

Subject: Re: Grupo Experimental de Cerâmica?
--
 
 

Breno Zúnica

unread,
Jan 10, 2013, 8:42:59 AM1/10/13
to guilherm...@gmail.com, ereol...@yahoo.com.br, jaq.be...@gmail.com, geiarqu...@googlegroups.com
Oi gente,

Começou o ano, vocês tão a fim de começarmos a fazer vasinho pra depois enchermos a cara de cauim e quebrar tudo num ritual pagão?

Beijos,
 
B. Zúnica


From: thiago kater <thiag...@hotmail.com>
To: kelly...@gmail.com; breno...@yahoo.com
Cc: guilherm...@gmail.com; ereol...@yahoo.com.br; jaq.be...@gmail.com; geiarqu...@googlegroups.com
Sent: Tuesday, December 18, 2012 6:31 PM
Subject: RE: Grupo Experimental de Cerâmica?

--
 
 


Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages