Fwd: [MSXBR-L] MSXPi - Lista de Pré-Reserva

PopolonY2k

to gd...@googlegroups.com
De: "Ronivon Costa" <ronivo...@gmail.com>
Data: 3 de jul de 2017 11:08 PM
Assunto: [MSXBR-L] MSXPi - Lista de Pré-Reserva
Para: "Lista brasileira de discussão sobre o microcomputador MSX" <msx...@listas.msx.org.br>

Povo, espero que todos estejam bem.

Para quem acompanhou a saga, e para quem nunca ouviu falar, fiquem sabendo que estou tentando partir para a fabricação de um lote do MSXPi, nas versão 0.7 - Não é uma versão suuuupeeeer, mas está estável, tem muita coisa legal funcionando, e eu considero uma plataforma para coisas mais interessantes ainda, quando mentes mais brilhantes que a minha (não que a minha seja brilhante, foi só uma expressão mesmo) despertarem o interesse.

Alguns poderão se lembrar que anos atrás estive por aqui pedindo ajuda sobre como fazer interfaces com o MSX, sobre um LED que consegui acender via MSX acionando um CPLD. Bem, esse caminho foi longo, não foi contínuo ou sequencial pois fiz paradas nesse intervalo de tempo, mas o que estou propondo agora é resultado de quase um ano consecutivo de pesquisa, desenvolvimento, suor e lágrimas (err... só um pouquinho de lágrimas...).

Do LED ao boot no MSX-DOS direto o Pi, e se eu quisesse, da internet - porquê não? Pois a solução permite isso, boot do MSX carregando um SO direto da Internet! Loucura, né?

Foi aí que chegamos - sim, chegamos, pois sem a ajuda de muitos aqui da lista eu não teria conseguido.

Quero agradece alguns que me vem à cabeça, perdoem-me os outros, e se reclamarem do meu esquecimento eu mando resposta me corrigindo e agradecendo a você também.

Estes são aqueles que diretamente ajudaram em termos técnicos, esclarecimentos sobre o MSX, programação, slot, memória, BIOS, eletrônica, especificidades dos sinais no barramento do MSX, etc, etc. A ajuda de vocês foi muito valiosa.

Luis Lucca
Emiliano
Fabio Belavenuto
Leonardo
SD-Snatcher
Thiago
PopolonY2k
... e você... sim, você que eu esqueci de mencionar. Considere-se aqui na lista.

Aos demais que ajudaram, incentivaram, comentaram, etc, etc... meu muito obrigado também.

Texto que espalhei por tudo quanto é lugar sobre a pre-reserva:

Atenção:
Preço encarecidamente, aos que não acompanharam o desenvolvimento do projeto, que visitem meu canal o youtube e vejam alguns dos diversos vídeos que publiquei demonstrando as funções do MSXPi:
https://www.youtube.com/channel/UCHuhc8QynJ6Z5SE2mui6asg

MSXPi v0.7 - Lista de Reserva

Lista preliminar para identificação de quantidade de interessados, de modo possibilitar um planejamento da fabricação.

O custo final não está fechado, mas já estimo que será por volta de R$ 130,00, sempre sem o Raspberry Pi.

O kit não cabe em caixa (patola), pois é todo soquetado (para permitir correção de eventuais bugs, ou até outras aplicações por vocês mesmo).

O que dá para fazer com ele hoje:
1. Boot em MSX-DOS1 usando imagems de disco (dsk)
2. Usar com MSX-DOS2 e Nextor (removendo a EEPROM do kit)
3. Copiar arquivos pela rede wifi do Pi, direto para o disco do MSX (ou SD/CF no caso de usar com DOS2/Nextor)
4. Atualizar data do sistema durante o boot
5. Principalmente: plataforma para novos projetos e tools para o DOS.

Outras aplicações possíveis, que podem vir a ser desenvolvidas:
1. Tocar música no Pi, comandando pelo MSX
2. Teclado e Mouse USB para o MSX
3. MSX Boot por USB drive
4. ... etc,etc.

Estou constantemente desenvolvendo novos comandos, por isso a gama de aplicações tende a crescer.

Deixe o nome da lista que em breve vou fazer uma atualização com mais dados / cronograma de fabricação.
Estou pensando em fornecer também na forma de Kit, para quem quiser soldar. A montagem não é difícil.

Alguns poucos felizardos poderão levar um kit completo com Pi Zero, e outro ainda com Pi Zero W (wifi) - depois definirei os critérios, mas não será por ordem de chegada.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1EIu0g5cXJZyABTmUVhza6tqGERm4TtBYZEeSgzyX36c/edit?usp=sharing