Já sabemos a resposta do Popolon a esta pergunta.

Juan Castro

to Lista MSX Brasil, gd...@googlegroups.com

PopolonY2k

to gd...@googlegroups.com, Lista brasileira de discussão sobre o microcomputador MSX

Of course...

...no my friend.

[]'s
PopolonY2k

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Grupo de desenvolvimento de software e coisas legais para MSX e afins" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gdmsx+un...@googlegroups.com.

Juan Castro

to gd...@googlegroups.com, Lista brasileira de discussão sobre o microcomputador MSX
Opa... cheque com cuidado o significado de "underrated".

Juan Castro
Enviado do meu Olivetti Programma 101

PopolonY2k

to gd...@googlegroups.com, Lista brasileira de discussão sobre o microcomputador MSX

Claro...

...que Pascal não deve ser depreciado/subestimado. Não?

Ainda mais no MSX que possui um ótimo compilador Pascal.

[]'s
PopolonY2K

PopolonY2k

to gd...@googlegroups.com, Lista brasileira de discussão sobre o microcomputador MSX

E serei ousado...

...em dizer que as únicas grandes diferenças entre o Pascal moderno (Delphi e Lazarus/FPC) e o Pascal do MSX  (Turbo) são a manipulação de ponteiros que a partir do Turbo Pascal 4, passou a ficar muito parecida com C, incluindo as facilidades como aritmética de ponteiros e também a característica de ponteiros para função, além da versão do MSX (TP3.x) não lidar com o conceito de bibliotecas  (units).

O resto como generics, OOP e tudo mais que  o autor do artigo citou, eu acho dispensável. Ainda mais considerando o tamanho da plataforma MSX em que tais características seriam consumidores vorazes de recursos da maquina.

[]'s
PopolonY2K