Mercado de jogos no Brasil

0 views
Skip to first unread message

Daniel Gularte

unread,
Jan 20, 2010, 6:08:46 PM1/20/10
to gd...@googlegroups.com

Daniel Lacerda

unread,
Jan 20, 2010, 6:43:23 PM1/20/10
to gd...@googlegroups.com

Muito interessante essa matéria. E é bom saber como eles enxergam a nossa realidade.



2010/1/20 Daniel Gularte <danie...@gmail.com>



--
Daniel Lacerda
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas para Internet
Game Developer C#, XNA
Analista de Sistemas
Desenvolvedor C#, ASP.NET
Outsourcing Banco do Nordeste
BRQ IT Services * ddla...@brq.com

Erick Brazuca

unread,
Jan 21, 2010, 7:30:24 AM1/21/10
to GDJCE
Destaque para os problemas que ele identificou por aqui e das
possibilidades de crescimento e risco da industria brasileira.

Mas gostei mesmo foi de notar que as observações dele já foram
comentadas todas aqui, em um post ou outro no passado, por pessoas
envolvidas com o desenvolvimento de jogos aí no Ceará.

Será que vamos ter que criar / fundar um partido político para lutar
pelas mudanças necessárias citadas por ele ?

Algo como o PDJB ?

O Partido Pirata da Suécia já conseguiu eleger um deputado no
Parlamento na Europa. \o/

E quem nós temos dentro do senado brasileiro correndo atrás
(REALMENTE) ?

Nomes por favor?

On 20 jan, 20:43, Daniel Lacerda <daniellacerda...@gmail.com> wrote:
> Muito interessante essa matéria. E é bom saber como eles enxergam a nossa
> realidade.
>

> 2010/1/20 Daniel Gularte <danielg...@gmail.com>
>
> > Vejam, matéria internacional.
>
> >http://www.gamasutra.com/view/news/26645/Analysis_Inside_Brazils_Vide...


>
> --
> Daniel Lacerda
> Técnico em Desenvolvimento de Sistemas para Internet
> Game Developer C#, XNA
> Analista de Sistemas
> Desenvolvedor C#, ASP.NET
> Outsourcing Banco do Nordeste

> BRQ IT Services * ddlace...@brq.com

Toy

unread,
Jan 26, 2010, 11:31:41 PM1/26/10
to gd...@googlegroups.com
Salve, Erick!

Antes de mais nada, valeu Daniel pelo link! Materia muito mais do que
interessante! leitura obrigatória - ou não ;) - para que deseja entrar
no mercado.

No ultimo EDJ, tivemos uma interessante explicação sobre o edital de
mídias digitais aqui da cidade, uma iniciativa quase que isolado de
algumas cabeças pensantes, no entanto ao ponto que nos mostravam algumas
oportunidades de elevar o nosso desenvolvimento do patamar de hobby para
profissão - pudemos enxergar agudamente a fragilidade que o GDJ possuí
quanto a validade representativa politica, tirando a canalhada que
geralmente está associado ao nome: POLITICA, realmente estamos fracos
como grupo de interesses comuns. Até então se iniciou conversas acerca
de oficializar o GDJ como associação, mas tal ideia foi derrubada -
nisso eu mesmo me ponho como votante CONTRA na época - por conta da
burocrácia e regimento de uma associação. Mesmo por quê não havia
oportunidade dessa mesma associação se manifestação em direito da
classe...as cousas mudaram um pouco. Precisamos garantir o interesse do
grupo seja levado em consideração nas esferas governamentais.

E talvez seja esse o momento de iniciarmos a discussão. Mas antes exigir
da prefeitura a explicação leiga do que se trata a "associação" ou
existe alguma outra determinação que possa legitimar a nossa briga de
interesses junto aos governantes? Quais as vantagens? obrigações?

Enfim, para mudar ou melhor o quadro das cousas, um mercado ainda tão
frágil como esse nosso precisa de iniciativas coletivas, e somos NÓS
GDJ, grupo mais legítimo para isso.

Abraços,
Toy.

Bruno Saraiva

unread,
Jan 27, 2010, 11:31:08 AM1/27/10
to gd...@googlegroups.com
Aproveitando o texto de nosso amigo Toy, seria interessante para o GDJ um encontro onde poderíamos discutir sobre a possibilidade de formarmos uma associação.
Claro levando-se em conta as vantagens e desvantagens disso.
Como percebeu-se no último encontro exixte iniciativa da Prefeitura quanto ao desenvolvimento tecnológico.
Estas conversas devem acontecer de forma natural, não somente por conta de uma ação, como a última reunião, é uma questão de amadurecimento do Grupo, rumos que iremos decidir, enfim...
Podemos propor o próximo encontro com este tema, o que acham?
 
Abraços,
 
Bruno

2010/1/27 Toy <toym...@gmail.com>
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "GDJCE" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para gd...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para gdjce+un...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/gdjce?hl=pt-BR.


Renan Soares

unread,
Jan 27, 2010, 2:47:02 PM1/27/10
to gd...@googlegroups.com
Perfeita as palavras do nosso amigo Toy e reforçando as do Bruno, é de suma importância a discussão com relação a formação de uma Associação, foi notável na reunião o esforço e o apelo dos responsáveis do governo com relação a isso (o que é raro!), é importante sabermos que precisamos de algo mais sério, não somos mais um grupinho que se reúne quando der e fazemos algo aqui e acolá, temos que fomentar o desenvolvimento do mercado interno para atrair incentivos externos, porém para começar precisamos da Prefeitura e pelo que vimos na reunião ela começou na nossa frente, pois as suas iniciativas com relação ao Pólo Tecnológico é de grande valia para nós desenvolvedores, temos que amadurecer o pensamento de formar uma associação e começar a pensar de forma mais abrangente. Com certeza seria de grande importância uma nova reunião para saber a opinião do grupo o mais breve possível.

Atenciosamente,

Renan Soares
Analista de Criação - DS&A Produções






Date: Wed, 27 Jan 2010 13:31:08 -0300
Subject: Re: [gdjce] Re: Mercado de jogos no Brasil
From: brunosar...@gmail.com
To: gd...@googlegroups.com

O Pedro tem 25 Gb grátis de armazenamento na web. Quer também? Clique aqui.

Erick Brazuca

unread,
Jan 28, 2010, 7:13:31 AM1/28/10
to GDJCE
Blz Toy

É bom saber que já existe um sinal / apoio da prefeitura de Fortaleza
no sentido de estruturar um polo tecnológico.
Não consigo identificar outro grupo melhor para integrar este projeto
e movimenta-lo do que o GDJCE.
Em outros estados não vejo um grupo neste nível de maturidade para
articular estratégias de fomento do mercado de jogos na região.

Estão no caminho certo.
Abraço ae
\__/
(oo)
_|||_
erick

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages