Nutricionista lista quais são os 10
piores alimentos para o corpo
humano.
Neste caso, eles engordam e podem matar.
12
de abril de 2011 - 13:06
10º
lugar:
Sorvete.
Apesar
de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes
industrializados, a nutricionista Michelle Schoffro Cook adverte
que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e
gorduras trans, além de corantes e de saborizantes artificiais,
muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que
podem causar danos no cérebro e no sistema
nervoso.
9º
lugar:
Salgadinho de milho.
De
acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos
transgênicos, a maior parte do milho que comemos é um
“Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse
alimento pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue,
levando a mudanças no humor, ganho de peso e irritabilidade, entre
outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é
frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos
inflamatórios.
8º lugar: Pizza. A
nutricionista Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins
para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em
supermercados está cheia de condicionadores de massa
artificiais e conservantes. Feitas com farinha branca, essas
pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar
puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de
glicose no sangue.
7 º lugar: Batatas fritas.
Contêm não apenas gorduras
trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, mas
também uma das mais potentes substâncias cancerígenas
presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando
batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a
maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna
rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando
alimentos que podem causar inflamações no
corpo.
6 lugar: Salgadinhos de batata.
Além de causarem todos os
danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício
nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de
acrilamida, que também é
cancerígena.
5º lugar: Bacon.
Segundo a nutricionista, o
consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o
risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo
da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriu ainda
que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função
pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao
órgão
4º lugar: Cachorro-quente.
Michelle cita um estudo da
Universidade do Havaí, também nos EUA, que mostrou que o consumo
de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o
risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado
tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma
substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em
crianças e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontam que
a substância pode desencadear câncer
colorretal
3º lugar: Donuts (rosquinhas).
Entre 35% e 40% da
composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura
que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essas substâncias
estão relacionadas a doenças cardíacas e cerebrais, além de
câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar,
condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e
contêm, em média, 300 calorias
cada.
2º lugar: Refrigerante.
Michelle conta que, de
acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, uma lata de
refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150
calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de
corantes artificiais e sulfitos. “Somente isso já deveria fazer
você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista.
Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30
copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito
perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos
funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são
despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada
pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a
doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças
cardíacas.
1º lugar: Refrigerante Diet.
“É a minha escolha para o
pior alimento de todos os tempos”, diz Michelle. Segundo a
nutricionista, além de possuir todos os problemas dos
refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que
agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne
Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças,
como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar,
defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica,
depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e
enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade,
insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM,
cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte
“Os
efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de
Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de
Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou
Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e
pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de
Pior Alimento de Todos os Tempos”, conclui.
André
Stival 61-9905 8166 Vivo 61-9340 2826 Claro 62-9983 1881
Vivo 62-8241 5668 Tim
|
|
| |