lançou no Shopping Iguatemi de Porto Alegre dia 29 de Agosto, seu primeiro livro como parte das comemorações dos 8 anos de publicação!
Abaixo o link com as fotos.
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150337098232753.348437.670482752&type=1Pelo Flickr:
http://www.flickr.com/photos/manoge/sets/72157627788713834/Quem não pode ir lançamento, vai ter uma nova chance de comprar o livro e recebe-lo autografado durante a feira do livro no dia 01/11.
Aproveito para divulgar o texto que saiu publicado junto das minhas fotografias no livro:
Germano Preichardt é o que se pode chamar de fotojornalista da natureza, sua linha de atuação vai desde a contemplação, necessária para captar as belezas e agruras do mundo ecológico, até a rapidez e a agilidade, exigidas nas coberturas de esportes radicais. O que parece antagônico acaba se completando na carreira de Germano, que se utiliza da mesma determinação para os trabalhos sociais.
O contato com o ambiente natural e com as pessoas se transformou em objeto das lentes do fotógrafo, que materializa estas imagens artisticamente. Sendo um idealizador da fotografia, consegue com sua percepção de profissional captar o subjetivo.
Mas não é de hoje que a fotografia está na trajetória de Germano, desde garoto foi eleito fotógrafo oficial da família e, comemorando a formatura em Engenharia Elétrica na UFRGS no ano 2000, fez uma viagem aos Estados Unidos; no retorno ao Brasil, veio na mala a primeira câmera digital. A nova aquisição foi a chance de fazer fotos experimentais e criativas com um retorno instantâneo. Passada a fase experimental, ele partiu para o aprimoramento técnico e fez uma série de cursos no SENAC e no Núcleo de Fotografia da UFRGS, instituições que depois de poucos anos passaram a contar com ele em seu corpo
docente.
Busca constante atualização em cursos e workshops, além de aumentar sua cultura visual consultando desde os clássicos até os atuais fotógrafos de destaque no mundo e no Brasil.
A aproximação com o Instituto do Câncer Infantil possibilitou a realização de um antigo anseio: a vontade de usar a sua experiência em uma atividade mais humanista e social. Em parceria com o laboratório fotográfico Via Color, tem desenvolvido um trabalho fotográfico voluntário há vários anos, registrando diversos eventos do Instituto e entregando em mãos aos pacientes e ex-pacientes os seus retratos, o que aumenta a autoestima e, em consequência, ajuda no tratamento da doença.
Depois da participação em diversas exposições individuais e coletivas, passou a coordenar o projeto “Fotografia com Exposição”, o qual reúne alunos e fotógrafos profissionais, para clicar diversos temas com a finalidade de fotografar e trocar experiências, tendo como ápice as exposições fotográficas que são geradas destes encontros.
Atualmente é professor convidado dos cursos de extensão do Núcleo de Fotografia da UFRGS, onde ministra os cursos de fotografia digital básico, intermediário e avançado.
Germano também é fundador do “Paralelo 30 Fotoclube” e colaborador da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, da Revista Sul Sports e de diversos sites. Por seus alunos é visto como alguém que reúne, propaga, difunde o gosto e conhecimento pela arte de registrar momentos e emoções.
Esta vivência, dando aulas na universidade, coordenando encontros, fotografando e editando, traz um retorno diário para carreira de Germano e só confirma a opção que fez pela fotografia. Mas, para ele, qual será a foto perfeita? “Sempre é aquela que emociona, contrasta ou choca... pela beleza das cores ou pela realidade crua, pela plasticidade do momento ou pelo momento único."
Germano Preichardt tem 36 anos e é formado em Engenharia Elétrica. Nasceu em Porto Alegre e usa como equipamento uma Canon 5D Mark II e diversas lentes.