Fwd: {CNC-GT} Relatório do GT que investiga a violência contra Terreiros e a matriz africana no PA

1 view
Skip to first unread message

Etétuba

unread,
Feb 1, 2018, 7:12:15 AM2/1/18
to rede-lai-l...@googlegroups.com, forumnaciona...@googlegroups.com, Fórum em Defesa A Rádios Comunitárias, CNCdialogo, FEDERAÇÃO ARTE, Afro-religiosos da zona metropolitana de Belém, nucleo negros e indigenas, Maria Luíza- CEDENPA- PA, Culturas Populares, CNPC Cultura Afro, cnpc-petit...@googlegroups.com

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Ngomba d'Aruanda, toda quarta-feira, 22h, na Rádio Exu http://radioexu.com/

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Etétuba <ete...@gmail.com>
Data: 1 de fevereiro de 2018 09:07
Assunto: {CNC-GT} Relatório do GT que investiga a violência contra Terreiros e a matriz africana no PA



Foi entregue na noite de ontem, 31 de janeiro, no Conselho Estadual de Segurança Pública. Ainda terá ajustes e inclusão de mais alguns casos. Mas já vale fazer circular. Em março enviaremos a versão definitiva.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x


Novamente, e desta vez dito por uma jornalista, o racismo institucional é o fator determinante para a invisibilidade dos casos, e isso, aliado aos fatos registrados de:


  1. Constantes ataques sociais, como os casos relatados á Rádio Exu, e registrados em perfis de redes sociais pelos membros de comunidades de POTMA;

  2. Que a PM do Pará avilta o estado laico e atribui prêmios como o de "destaque operacional do mês", que em Postagem do PM Fávio Alexandre é registrado que essa distinção foi concedida ”devido ao ato de contribuir para que vidas sejam recuperadas através da fé” e pela “grande repercussão do video nas redes sociais de poilicial louvando a Deus e uma alma arrependida, fui premiado com “destaque operacional do mês” pois “assim tbm mostrar que a instituição Polícia Militar PA tem pessoas comprometidas em honrar o juramento com o dever de proteger o cidadão mesmo com o risco da própria vida! Toda honra e glória é do Senhor Jesus!” E NA MESMA POSTAGEM receber elogios com este teor: “Bençãos de Deus sem medidas. Ao Grandiozíssimo Ministro de Louvor. Fábio Alexandre, aos Comandante s. Dessa unidade que é a Casa de Respeito e Dignidade ao Bom Policial”

  3. Que policiais (imaginamos que militares) fazem 'bico' como motoristas de Uber, e mostram armas e fotos de vítimas por eles mesmo assassinadas citando versículos bíblicos, como é o caso do registro (que vamos deixar no anonimato por questões de segurança pessoal) em redes sociais “em 12 de janeiro de 2018 – Belém- Cuidado com as coisas que você fala quando pegar um Uber. Ele pode ser um policial assassino e andar com uma pistola em baixo do banco...Ah, pra eles isso é normal, inclusive, te dão até versículos da bíblia justificando seus assassínios e mostram as fotos dos corpos ensanguentados como se fossem troféus.”


Este Gt conclui que:


Em diversas oportunidades esse Grupo de Trabalho, por meio dos depoimentos de militantes e afro religiosos, envolvidos em serviços de assistência jurídica, é recorrente a afirmação de que, por parte do Poder Judiciário, Ministério Público e delegados, a tendência é desqualificar determinadas atitudes como não sendo crime de racismo tipificado na lei antidiscriminatória, transformando-as em injúria. Estabeleceu-se um padrão normativo em relação à maioria de casos de situações de práticas de racismo que tenderá a ser desclassificado de racismo para a injúria.





x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Ngomba d'Aruanda, toda quarta-feira, 22h, na Rádio Exu http://radioexu.com/

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "CNC-GT" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para cnc-gt+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para cnc...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/cnc-gt.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

ESTE AQUI relatório ARTHUR para GT Matriz africana (3).doc
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages