Olá gente.
Caso
não me conheçam, ou não lembrem, sou Pablo Pinheiro, fotógrafo,
educador, pai, sonhador, etc. Membro de alguns agrupamentos,
associações, fóruns
e grupos de prosas. Sou responsável pelo projeto Construindo
Novos Olhares que
acontece em Natal/RN e é deste projeto que vou falar.
Não sei como andam as coisas por aí, mas por aqui, continuo a pensar nas soluções para melhorar nossos caminhos. E definitivamente a educação é um dos mais firmes para se andar.
Este ano estamos completando 4 anos do projeto Construindo Novos Olhares. É um projeto um pouco diferente do perfil do social convencional. É uma construção política, social, cultura e real em que se trabalhou, até o momento, com a imagem.
A proposta inicial foi de trabalhar com a fotografia em sala de aula, tanto com os alunos como com os professores. E é lógico que o projeto foi e está sempre se adaptando aos desafios encontrados no momento. Uma coisa bacana de não termos tantas amarras é que nos permite termos uma visão clara do que existe na relação escola – aluno – professor. Apesar de muitos acreditarem que estamos perdidos, eu ainda não cheguei neste ponto, mas sinto que estamos cada vez mais perto. É claro que vejo saídas, do contrário não tentaria continuar algo.
Ano que vem será um ano importante para o projeto. Será o 5º ano sem parar e é um período maior do que de uma gestão pública! Com isso, teremos um dado e experiência de uma autonomia experimental. Algo importante para começarmos a existir e pedir mais braços e pernas para o desenvolvimento com experiência. Pode ser que algumas metodologias possam começar a ser propagadas após 2018. Mas 2018 ainda é um desafio. É aí que entra um pedido.
Estou colocando na plataforma do Catarse o primeiro passo para solicitar apoios. Iniciamos agora, antes do ano acabar, uma campanha para viabilizar a ampliação do serviço na escola em que atuamos. Até o momento venho mantendo o projeto na garra como o único educador, mas é preciso iniciar o processo de continuidade e trazer para perto uma ex-aluna (hoje está se formando no ensino médio), Sterffany Andrade (vídeo 06) e um novo educador para compor o quadro da nossa equipe para 2018. Com esta formação vamos poder alcançar novos resultados e poder criar alguns documentos que vão poder ser compartilhados e distribuídos para interessados em diversos territórios.
Com a chegada de uma equipe, vou ter mais autonomia para retomar as atividades com os professores e funcionários da escola. Busco um caminho em que será possível termos uma verdadeira participação por todos da escola. E preciso garantir que todos que fazem a escola entendam o que os alunos começam a usar como fala: a imagem.
O meu pedido é simples. Gostaria que desse uma olhada na plataforma do Catarse (www.catarse.me/cno2018 ) e contribuísse como for possível, opine sobre a campanha, compartilhe com seus contatos e ajude com algum apoio. É lógico que o apoio é muito bem-vindo, mas ter-lhes por perto e espalharmos aos 4 ventos o projeto pode ser um excelente apoio.
Fico na escuta por aqui.
Um grande braço
Pablo Pinheiro
84 99999-9111