Audiência Pública: A Estrutural que queremos? Dia 11/12 às 10 horas na CLDF

1 view
Skip to first unread message

Coracy Coelho

unread,
Dec 2, 2014, 12:45:24 PM12/2/14
to rede-social-...@googlegroups.com
Audiência Pública convida à reflexão: que Estrutural queremos?

A exposição dos resultados das pesquisas e dos vídeos sobre a Cidade Estrutural abrem o debate público.

No dia 11 de dezembro, jovens e demais moradores da Cidade Estrutural terão a oportunidade de apresentar dados resultantes de enquetes, entrevistas, pesquisas e processos de participação social a respeito da qualidade de vida e prioridades locais. A audiência Pública acontecerá na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e pretende fomentar o diálogo e a reflexão: que Estrutural queremos? O evento é aberto à participação social e contará com a presença de representantes do GDF, do Deputado Joe Valle, do Coletivo da Cidade, do Projeto OCA, do Movimento Nossa Brasília e do Inesc.

A enquete
Uma consulta pública sobre as prioridades para a Estrutural acontece entre (27/11 a 05/12/2014), a fim de que os moradores explicitem suas demandas para a próximo ciclo de gestão da cidade. Haverá um espaço de votação, no dia 30/11 das ( 9 às 11 horas) na Feira Popular da Cidade (na Praça da Bíblia) e a participação também poderá se dar pelo Facebook, pelo acesso à enquete no grupo: Fórum Cidade Estrutural [https://www.facebook.com/groups/281780565228238/
As propostas em votação foram extraídas dos resultados dos trabalhos do Fórum de Monitoramento Social da Estrutural (2010/ 2011), do Orçamento Participativo da Estrutural e do Projeto OCA* (2013/ 2014). A participação na enquete e na audiência pública são só os primeiros passos. Almeja-se promover a participação ativa e continuada da comunidade para o controle social e a efetiva conquistas das reivindicações elencadas. Alguns coletivos comunitários e projetos já protagonizam esse processo de diálogo e escuta social, como é o caso do Projeto OCA.

O Projeto OCA – Observatório da Criança e do Adolescente - é uma iniciativa conjunta do Movimento Nossa Brasília, Inesc e do Coletivo da Cidade, patrocinado pelo Instituto C&A no âmbito do Programa de Redes e Alianças. Os adolescentes participantes são vinculados ao Coletivo da Cidade e estudantes Escola de Ensino Médio CED 04. As atividades do projeto começaram em abril de 2013 no espaço do Coletivo da Cidade. O objetivo era empoderar crianças e adolescentes, moradores da Cidade Estrutural, DF, para que conhecessem seus direitos como cidadãos. Assim, os jovens aprenderam, por um ano e meio, sobre direitos humanos, orçamento público, construção de indicadores, comunicação, midiativismo e direito à cidade, a fim de entender como se dão decisões políticas que influenciam diretamente suas vidas.

Um dos frutos do OCA foi um vídeo, resultante de intervenções dos jovens na comunidade, com depoimentos dos moradores sobre suas prioridades para 2013 [https://www.youtube.com/watch?v=i9J3zSdYdXM]. Em 2014, houve a continuidade dessa ação e, dessa vez, os jovens entrevistaram também seus familiares e o resultado também está disponível online [https://www.youtube.com/watch?v=K0bkbUmixfg]. Além das intervenções locais, os adolescentes visitaram outras cidades do DF para discutir o tema “direito à cidade”. Fizeram um paralelo entre os instrumentos públicos encontrados na Estrutural e nas outras Regiões Administrativas (RAs). A partir da experiência, compuseram um rap dando um recado aos políticos, e apresentaram sua arte no Fórum Mundial de Direitos Humanos, em 2013, em Brasília. Acompanhem os desdobramentos do Projeto OCA no blog:http://projetooca.wordpress.com/



--
Atenciosamente,
 
Coracy Coelho
 
 
"O que se multiplica em nós é a soma de tudo aquilo que dividimos"   - M. A. de Mello
Visite meu blog: www.coracy.blogspot.com
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages