Comitê de Articulação dos Fóruns Regionais de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente da cidade de São Paulo
Carta-convite para a próxima reunião de articulação.
Pauta: I Seminário Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente
No dia 27 de outubro passado houve a segunda reunião interfóruns DDCA, no Centro Infantil Clara de Assis. Somando-se as participações nos dois encontros ocorridos neste ano estiveram reunidos representantes dos Fóruns DDCA das regiões Sé, Pinheiros, São Mateus, Butantã e do estado de São Paulo, incluindo ainda militantes das Regiões Central e Norte da capital. O principal tema discutido foi o do atual contexto da luta pelos direitos da criança e do adolescente, e de qual esforço e atitudes concretas serão necessários para retomar o caráter de mobilização popular que possuiu o movimento pela infância e juventude desde o seu início, que data da aprovação da Constituição de 1988, até os primeiros cinco anos do presente século.
Para os presentes às reuniões, o que houve durante os anos em que o movimento ganhou força foi um aprofundamento do neoliberalismo, que no Brasil se deu de modo estrondoso, com a privatização de empresas estatais e serviços públicos e a retirada unilateral de direitos da população, como a estabilidade no emprego e o direito à aposentadoria plena e integral, além dos orçamentos públicos que atendem às demandas do capital. Ficou claro que já há muitos anos o poder público em suas várias instancias tem se esforçado em afastar a maioria da população do centro das decisões que afetam diretamente às suas vidas, refletindo na falácia que tem sido as Conferências da Criança e do Adolescente. Não se pode mais permitir que uma minoria privilegiada continue maquiando a realidade com demagogia e pequenas concessões à população, aproveitando-se do controle do aparelho do Estado e o utilizando para distribuir recursos a empresas e fundações públicas ligadas a seu funcionamento e seus altos funcionários, aos quais a população fica subordinada.
Para retomar o movimento pela infância e juventude na cidade de São Paulo, a proposta que apresentamos em é a construção de um seminário organizado pelos Fóruns Regionais de Defesa da Criança e do Adolescente da cidade de São Paulo e demais militantes, onde se discutam, longe dos preconceitos da grande mídia e do discurso oficial dos governantes, temas relevantes para a juventude sem tirar o foco da luta geral da classe trabalhadora por uma nova sociedade. Por isso, a necessidade de realizarmos um momento de análise de conjuntura em meio a períodos dos megaeventos junto às expressões do capital na vida do público infanto-juvenil, tais como: o extermínio e encarceramento da juventude; a atual lógica de funcionamento da educação, com foco na dimensão social e econômica; trabalho infantil e desemprego juvenil; alimentação, saúde, esportes e lazer: seus impactos na qualidade de vida da criança e do adolescente; erotização da infância e influência da grande mídia na formação dos jovens; violência contra a criança, tanto no âmbito da responsabilização doméstica quanto do poder público.
Com este seminário, previsto para ser realizado no mês de março de 2013, convidaremos jovens e adultos a participar, incluindo seus sindicatos, grêmios, associações e movimentos sociais, e lá pretendemos resgatar todas as experiências de organização que tiveram os fóruns DCA nas principais lutas a favor da infância e juventude, para então nos mobilizarmos e tirarmos ações conjuntas.
Acreditamos na soberania popular com autonomia e na possibilidade que tem o povo de tomar a iniciativa na definição dos propósitos de sua sociedade. A experiência de diversos países irmãos de nosso continente tem demonstrado que mesmo quando o horizonte parece ser de trevas, no povo sempre estará latente o potencial transformador de uma realidade injusta e repleta de desigualdades sociais, sendo ele o pilar fundamental da construção de uma nova sociedade, pautada na emancipação humana e solidariedade universal.
Assim, convocamos a todos os que acreditam na luta pela juventude a se somar ao esforço pela construção do I Seminário Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente.
Viva a juventude!
Viva o Poder Popular!
Constroem a articulação até o momento as seguintes entidades:
FRDDCA Sé
FoCa Butantã
Fórum DCA Pinheiros
Associação Cheiro de Capim
Fórum DCA São Mateus
Próxima reunião: 08/12 – sábado, às 9:30. Rua Major Diogo, 834 – Bela Vista – São Paulo/SP (travessa da FMU da Av. Brigadeiro Luiz Antonio)
Pautas:
- Construção da cartilha do seminário.
- Indicação de temas, localização, palestrantes e entidades a serem convidadas a participar.
- Campanha financeira.
São Paulo, 18 de novembro de 2012.
Serviço Franciscano de Solidariedade – Sefras
Coordenação CICA
Alexandra Alves
(11) 3245-3529/31043889
Serviço Franciscano de Solidariedade – Sefras
Coordenação CICA
Alexandra Alves
(11) 3245-3529/31043889