Segue chamada para o Curso de Capacitação de Voluntários que será realizado nos dias 01 e 02 de dezembro no Parque Vila Guilherme Trote.
Enviamos a ficha de inscrição anexada.
Maiores informações:
Telefone:2905-0165
E-mail: parquevil...@gmail.com
Chamada para Curso de Capacitação de Voluntários em Parques Municipais
Local: Parque Vila Guilherme-Trote
Data: 01 e 02 de dezembro de 2012, sábado e domingo.
Horário: sábado, das 9h às 12h, com intervalo para almoço, e das 13h às 16h.
domingo, das 8h às 12h, com intervalo para almoço, e das 13h às 15h.
Carga Horária Total: 12 horas
Público alvo: munícipes, estudantes, e demais interessados em prestar serviços voluntários nos Parques Municipais Jardim da Luz, Lions Clube Tucuruvi e Vila Guilherme-Trote, principalmente ligado à manutenção de áreas verdes (jardins e canteiros) e atividades de educação ambiental.
Objetivo : instrumentalizar o munícipe interessado em desenvolver trabalho voluntário junto às áreas verdes, fornecendo informações relativas à questão ambiental, avifauna, flora, cuidados necessários com a vegetação etc., a serem desenvolvidos no Parque Vila Guilherme-Trote. Após as 24 horas práticas constituintes da capacitação, poderá desenvolver atividades nos parques, recebendo um certificado de trabalho voluntário.
Informações sobre as atividades voluntárias a serem desenvolvidas
Período de trabalho voluntário: entre dezembro de 2012 e janeiro e fevereiro de 2013 (a combinar, de acordo com disponibilidade dos voluntários).
Turnos de trabalho: quatro horas semanais distribuídos ao longo da semana ou dias específicos combinados com a administração de cada parque, totalizando, no mínimo 24 horas de trabalho voluntário.
Benefícios: - Curso de Formação Básica de Voluntários, com certificação após o desenvolvimento de trabalho voluntário em um Parque Municipal (Termo de Adesão ao Serviço Voluntário).
Dos requisitos para inscrição
- Ser munícipe, estudante e/ou interessado em prestar serviço voluntário em um Parque Municipal;
- Residir nos bairros da região Norte, preferencialmente vizinhos ao Parque, no qual prestará serviço voluntário, lembrando que o trabalho voluntário para a certificação será desenvolvido no Parque Vila Guilherme-Trote;
- Ter disponibilidade de tempo para o trabalho no período determinado, sem prejuízo do estudo ou trabalho em andamento;
- Ter disponibilidade para participar do curso de capacitação integralmente, nos dias 01 e 02/12/2012, respectivamente, sábado e domingo, nos horários especificados anteriormente (sábado, das 9h às 12h, com intervalo para almoço, e das 13h às 16h e domingo, das 8h às 12h, com intervalo para almoço, e das 13h às 15h), no Salão de Eventos do Parque Vila Guilherme-Trote;
- Preencher a ficha de inscrição totalmente e de maneira correta, encaminhando a mesma a administração do Parque pelo e-mail parquevil...@gmail.com até o dia 28/11/2012.
*Pedimos aos interessados que encaminhem a ficha de inscrição (ao final deste documento), pessoalmente (na administração do Parque Vila Guilherme-Trote) ou por e-mail no endereço parquevil...@gmail.com, com todos os itens solicitados completos.
Número de Vagas: 30 voluntários. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
Da capacitação para a atividade voluntária
A Capacitação de Voluntários em Parques Municipais será ministrada no Parque Vila Guilherme-Trote pela equipe administrativa, compreendendo aulas teóricas e práticas conforme a programação.
Data: 01 e 01 de dezembro, sábado e domingo.
Horário: sábado, das 9h às 12h, com intervalo para almoço, e das 13h às 16h.
domingo, das 8h às 12h, com intervalo para almoço, e das 13h às 15h.
Carga Horária Total: 12 horas + 24 horas de trabalho voluntário
Local: Salão de Eventos do Parque, com entrada pela Portaria 1, Av. Nadir Dias de Figueiredo, s/n. – Em frente à Praça dos Trotadores, Vila Guilherme.
Do programa da capacitação (Conteúdo Programático)
Teórico: parques urbanos e áreas verdes; breve histórico do Parque Vila Guilherme-Trote; cuidados associados à preservação do meio ambiente; resíduos sólidos; a relação entre o munícipe e o espaço público; a importância da Avifauna e das árvores; educação ambiental.
Prático: trilha de observação de aves e árvores; irrigação de canteiros e viveiros; compostagem e disposição correta dos resíduos; espaços de convívio e práticas esportivas etc., além de 24 horas de trabalho voluntário distribuídas em escala semanal para cada parque.