Prezad@s Colegas do Colegiado de Música,
O Ministério da Cultura (MinC) lança relatório sobre o desenvolvimento do Programa de Economia da Música, coordenado pela Secretaria de Políticas Culturais (SPC) no âmbito da Política Nacional das Artes e do Programa Nacional de Economia da Cultura. Após amplo do ciclo de debates com agentes do setor musical brasileiro, mobilizando representantes da Rede Música Brasil, Colegiado de Música, entre outros atores, a SPC lança a sistematização de diagnóstico e de um conjunto de projetos com foco no fortalecimento e diversificação da economia da música brasileira.
Segundo o diretor de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, Gustavo Vidigal, o Programa de Economia da Música articula 24 projetos estratégicos e mais de 40 ações a serem desenvolvidos entre 2016 e 2018. As propostas estão organizadas a partir de quatro sistemas: financiamento; formação; pesquisa, desenvolvimento e inovação; e regulação.
Como seu objetivo central, o Programa pretende destravar gargalos estruturantes em cadeias produtivas estratégicas do setor musical do país. O relatório propõe, a partir de análise de dados secundários sobre a economia da música e de documentos institucionais, uma atuação sistêmica do Sistema Federal de Cultura, de forma a propiciar uma política de Estado que ative as oportunidades de inclusão produtiva e de desenvolvimento socioeconômico que a música representa no país.
Segue anexo, além do relatório, o marco conceitual do Programa Nacional de Economia da Cultura, que define a metodologia e a estratégia de formulação e implementação das ações para cada setor cultural, como o da música. Nos colocamos à disposição para a discussão e apresentação destes instrumentos de políticas públicas de Estado.
Atenciosamente,
Thalles Rodrigues de Siqueira
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental
Coordenação-Geral de Ações Empreendedoras
Diretoria de Empreendedorismo, Gestão e Inovação
Secretaria de Políticas Culturais
(61) 2024-2278