Fwd: [Cultura-TO] Paraíba e sua Sanfona de 8 Baixos

0 views
Skip to first unread message

Luciano músico

unread,
Jul 30, 2015, 10:09:46 PM7/30/15
to forum-permanente-de-...@googlegroups.com, forummu...@yahoogrupos.com.br, forum-tocantinense-...@googlegroups.com, forumnacio...@yahoogrupos.com.br





De: no-r...@blogger.com
Enviada: Quinta-feira, 30 de Julho de 2015 22:36
Para: lucia...@zipmail.com.br
Assunto: [Cultura-TO] Paraíba e sua Sanfona de 8 Baixos

 
 
Quem animou uma das noites do Festival MUTUM, evento realizado em Taquaruçu, distrito de Palmas no mês de Julho foi o Iran Leite de Oliveira, mais conhecido como Paraíba dos 8 baixos. 
 
Tendo como princípio o forró pé de serra, tocado alegremente na Sanfona de 8 baixos com uma voz forte e particular, desde os 15 anos já animava festas no interior da Paraíba sua terra natal.
 
 
Residindo no distrito de Taquaruçu, onde veio a princípio trabalhar como garimpeiro  em meados dos anos 1980, acabou fixando residência, tendo seu trabalho como músico reconhecido fez-se presente em festejos juninos, folclóricos e shows por todo o Estado do Tocantins ao longo dos anos.
 

São referencias do  mestre Paraíba  dos 8 baixos grandes ícones  do cenário musical brasileiro como  Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos, Abdias dos 8 baixos, Genival Lacerda dentre outros
 
Segundo Oswaldinho do Acordeon “A verdadeira sanfona é aquele instrumento menor, de oito baixos, onde abrindo o fole é uma nota e fechando é outra, ensinada de pai para filho, conhecido no interior do nordeste como pé-de-bode ou concertina, e no sul como gaita-ponto”
 
Este instrumento é um daqueles que geralmente tem sua  tradição de aprendizagem oral, conhecimento passado normalmente  com raras exceções de Pai para Filho, tendo pouca literatura e poucos mestres que se propõe ao ensino.

Segundo Léo Rugero, um pesquisador do instrumento, apesar da Sanfona de 8 Baixos ser de origem Européia, no sul do Brasil é conhecida como gaita-ponto, gaita de duas conversas ou cordeona de oito baixos. Já no nordeste, atende por fole de oito baixos, concertina, realejo, harmônica ou pé-de-bode.

Na região sudeste, sobretudo em Minas Gerais, é popularmente conhecida como cabeça-de-égua.

 No Espírito Santo, pode ser chamada de bandona, e no interior do Rio de Janeiro, muitas vezes é denominada como testa de ferro ou concertina.

E por aí afora ainda pode carregar outros apelidos como botoneira, gaita de colher ou verduleira; Enfim, tantas denominações diferentes para um mesmo instrumento, o acordeom diatônico, que no Brasil é mais popularmente conhecido por sanfona.

Para os estudantes e pesquisadores de música  interessados em aprender ou conhecer um pouco mais sobre o instrumento recomento a seguinte leitura:

A sanfona de oito baixos na música instrumental brasileira 
Por Leonardo Rugero Peres (Leo Rugero)  

--
Postado por Blogger no Cultura-TO em 7/30/2015 03:36:00 PM
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages