FW: [FNM] Rearticulação da Música Brasileira

1 view

Emanuel Garapa

to forum musica, salve associação, Fontes Irineu, em pro da cultura
Fique por dentro

Emanuel Garapa

Date: Sun, 2 Aug 2015 21:36:38 -0300
Subject: Re: [FNM] Rearticulação da Música Brasileira
From: wepop...@gmail.com
To: forumnacio...@googlegroups.com

oportunas e oportunistas com sempre e a funarte sem o menor respeito aos coletivos. O posso de sumidades da Funarte foi que a colocou inoperante por anos para a música e continua atuar do mesmo jeito. O Minc aposta em criar novos laços e não reconhece o sistema de cultura, as deliberações das conferencias setoriais e os planos, metas emfim parte para criar tudo novo de novo. Vergonha total e descredito. nem precisou mudar o governo para outra força politica pra tudo ficar fora dos eixos. Lamentável a postura arbitraria e desrespeitosa com a sociedade civil como essa gestão começa a se articular. Não precisamos mais de consultas e caravanas mas, qeu respeitem as deliberações começando pelas conferencias.

Em 2 de agosto de 2015 16:56, Val Macambira <vmaca...@gmail.com> escreveu:

Caros colegas do CNPC, e afins.

Primeiro quero agradecer ao Renio Quintas por ter nos informado.

A pergunta é. Será que tudo será como antes? Sem conexão e aviso prévio pra ninguém? O que está se passando em Brasília, que nem o CNPC, envia um comunicado? Já que tem uma reunião dessa importância na Funarte, como bem nos informou Renio Quintas, “Palavra de Cacá Machado o articulador Funarte Minc, pautado pelo 1º Seminário Circulação Nacional e Internacional! E o colegiado da Música que inda é representativo e também não recebeu nenhum e-mail, comunicando tal reunião? O Fórum Permanente de Música da Bahia, também não foi avisado!!

Quanto à presença do Amilson Godoy, Luiz Felipe, Ivan Ferraro, Fabrício Nobre, Pablo Capilé, Eneida Soler e as demais linguagens, estamos bem representados... Mas, cadê a comunicação? Eu não sei o que pensar!!

Em minha opinião o FNM, sempre funcionou e que de qualquer forma a plataforma foi utilizada quando era necessária uma comunicação importante. Temos que fazer um pacto com outros Fóruns, alinhar e constituir uma comissão provisória para organizar o FNM, até que cada estado da Federação faça sua indicação, como já foi citado por Luciano Musico. O FNM, não estar desarticulado o espaço estar sendo usado, é tanto que, recebemos este comunicado do Reino Quintas.

Por estes e outros motivos, foi assim que comecei meu discurso na funarte / Rio de Janeiro, no Seminário de lançamento do processo de construção da Política Nacional das Artes,  realizado dia 9 de junho, com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira. Fiz a seguinte pergunta, existe Cultura sem educação?  A plateia ficou calada!!!! Pois as pessoas tem medo de dizer NÃOOO!!!

Lembrei também que, nos últimos dois anos da gestão anterior nós do CNPC, só havíamos aprovado projetos de interesse pertinente ao governo!!! Mais, os projetos da sociedade civil organizada, só aprovamos Moções, falecimentos, aniversários, casamentos, viagens de comitê de gestão publica e etc...

Disse também que os membros do CNPC, não tem autonomia e que seus representes não são respeitados em seus e Estados, pois não recebemos nenhum apoio do Minc, em relação ao informar as entidades públicas, municipais, estaduais e órgão como Secretaria de cultura, que o Minc, tem um Conselho Nacional de Política Cultural, e que estes membros representam a Sociedade Civil Organizada.

Recebi criticas, dos meus colegas do que deveria ter falado, ou não!!! Mas, a minha opinião que foi recebida como criticas, não são pessoais. Minha opinião não é por cargo político, nem barganha no poder. Minhas criticas, são pelo um Brasil, justo e pelo um Brasil, melhor...

Ainda em meu discurso, falei que seria importante que nessa nova gestão do CNPC, enviasse para todas as Secretarias de Cultura do Brasil e as Regionais / Minc, uma relação com os nomes dos membros dos CNPC, para que em ocasiões oportunas, fossem convocados a participarem de eventos ou no caso de uma visita do Ministro da Cultura, pois a gestão anterior não deu a divida importância ao assunto. Nesse caso, se assim continuar o CNPC, será uma mera sigla sem autonomia e sem respeito.

Portanto, convocarei uma reunião urgente com FPMB, Fórum Permanente de Música Bahia, para compactuar um alinhamento e enviar sugestões para o FNM, de forma organizar nossas comunicações.

Sei que nessa nova gestão estas questões serão resolvidas, mas, tinha que desabafar...

Atenciosamente,

Val Macambira

Em 31 de julho de 2015 18:05, Renio Quintas <maestro...@gmail.com> escreveu:

Obrigado pela confiança! Grande abraço estamos juntos
Abs
Rênio Quintas

Em 31/07/2015 17:36, "Marcio Xavier" <marciofab...@hotmail.com> escreveu:
Muito bom ver que apesar do passar dos anos esse Fórum continua o mesmo.
Acredito que confiança é pressuposto básico para nos articularmos como grupo. Portanto não vejo porque o maestro Rênio não poderia falar em nome do Fórum diante de uma circunstância emergencial, ou qualquer um de nós.
Segundo o relato do maestro não havia tempo para informes, ou FNM se fazia presente ou perderia o bonde. Além disso, estavam presentes Luis Felipe e Amilson que junto com Rênio têm militância histórica como representantes deste grupo.
As circunstâncias forçaram uma atitude e graças a isso teremos informações importantes para, ai sim, em grupo retomarmos as atividades deste fórum a partir dos novos desafios e demandas que surgiram durante nosso tempo de inatividade.
Deveríamos aplaudir, e não cobrar ou acusar ou desqualificar a representação feita e aguardar os informes no seu devido tempo.

Marcio Xavier
Skype: marcinhocasaca

Em 31/07/2015, às 16:46, Renio Quintas <maestro...@gmail.com> escreveu:

Exatamente por isso, por não estar empoderado pelo coletivo, fui na abertura e ls estavam capilé e Fabrício fora do eixo Luiz gama da cooperativa paulista Eneida Soler Cbec João Bosco da Funarte e assessores! Nosso articulador da Musica como falei é cacá machado ex diretor música Funarte! Hoje não fui à plenária em respeito! As cartas estão na mesa vamos jogar?
Abs
Rênio Quintas

Em 31/07/2015 15:37, "Luciano músico" <lucia...@zipmail.com.br> escreveu:

Renio, Thaís, Godoy, Sarkis, Theo , Manoel,  Du Oliveira, José, Val Macambira, Makeli,  Setorial, Fóruns,  TODOS.

"Dividir para conquistar" este tem sido o tom . O conceito refere-se a uma estratégia que tenta romper as estruturas de poder existentes e não deixar que grupos menores se juntem.

O grupo que se instalou no Ministério da Cultura está agindo com total desrespeito a tudo que foi proposto e articulado nos últimos anos, e estas informalidades de certa forma, chamando "alguns" para participar de eventos oficiais ou oficiosos que se dizem participativos " o canto da sereia " tem piorado bastante nossa tão frágil cadeia produtiva musical .

Como é que está a situação da Câmara Seorial de Música ?

(Esta mensagem está sendo passada também para a coordenação do CNPC).

Manoel como vão as coisas ai no Paraná ?

Esta situação será também colocada para os representantes dos sindicatos do músicos.

O seminário que está acontecendo em Brasilia está tratando do seguinte tema:

"Como tratar do envio e da circulação de cenários, artistas e obras de arte entre estados e países? Como lidar com normas, regras, taxas e burocracias?"

Quais foram os representates da sociedade civil e suas entidades convidados para um assunto tão importante como este?

NÃO SOMOS SÓ MERCADORIA .

Enfim o cenário está se desenhando.

Luciano de Souza
 Membro da Câmara Setorial de Música 2012/2014
Membro do SINDIMUSI-TO

to forum musica, sergival forum, em pro da cultura, salve associação, Fontes Irineu, artes cenicas, verlane doutora UFS
fique por dentro

Emanuel Garapa

FMS

Date: Wed, 12 Aug 2015 08:48:01 -0300

From: nico...@gmail.com
To: forumnacio...@googlegroups.com

Prezados,

Rogo em vê-los ativos, de novo ou sempre.
Se por uma lado reclamamos da falta de governo, de continuidade de respeito, devemos lembrar, por outro, que cabe à sociedade civil a sua própria organização. Ainda que os governos possam incentivá-la, estimula-la etc.
Se fomos omissos coletivamente, que possamos assumir que fomos. Ponto. A articulação, a motivação, o incentivo, a iniciativa caberia a qualquer um.
Se faltou diálogo, não é novidade.
Não pode faltar é tolerância e interesse, vontade de corrigir e seguir em frente. Vamos pra cima!
Sigamos. Sejamos todos bem-vindos ao bom combate. Mandem notícias sempre para que possamos colaborar, contribuir.

Abraços.

--
Elielton "Nicolau" Amador
Qualquer Bossa Http://qualquerbossa.blogspot.com