Relatoria reunião GTE-FML (22/09)

2 views
Skip to first unread message

Fórum de Mídia Livre

unread,
Sep 29, 2009, 11:43:54 AM9/29/09
to forum-de-midia-...@googlegroups.com, forum-de-m...@googlegroups.com
Prezados midialivristas.

Segue abaixo relato da reunião que o Grupo de Trabalho Executivo do Fórum de Mídia Livre realizou na semana passada.

No mais, esperamos que os que foram ao Recife tenham construído um belo encontro. E vamos à Confecom!

Grande abraço.

Tonho Biondi, pelo GTE


 

Reunião do GTE-FML em 22/09


Presentes: Ivana Bentes (ECO-UFRJ), Marcos Dantas (ECO-UFRJ), Rita Freire (Ciranda), Altamiro Borges (Portal Vermelho), Tonho Biondi (Intervozes) e Renato Rovai (Revista Fórum)


Pauta


1. Conjuntura
2. Participação na I Conferência Livre de Comunicação para a Cultura (24 a 27/09, Recife)
3. Objetivos e dinâmicas do II FML (Conferência livre? GTs? Debates? Articulações?)
4. Divisão de tarefas no II FML
5. Participação na Confecom


1. Sobre a conjuntura, falou-se das dificuldades de, ao mesmo tempo, organizar as atividades e construir propostas. Colocou-se a importância de passar à fase de elaboração e apresentação de propostas, a fim de gerar debates, sínteses, bandeiras etc. Além disso, é fundamental que o FML, os pontos de cultura e de mídia – em suma, os midialivristas em geral – participem do processo da conferência, e garantam que as pautas, demandas, propostas do setor sejam consideradas no processo. Inclusive evitando que a Confecom seja um jogo em que poucos interesses estejam representados. Por fim, destacou-se a importância de buscar envolver mais gente nos debates, e fazer os debates com o intuito de incluir essas pessoas, de estimulá-las a participar, tornando os espaços e discussões efetivamente interessantes para novos atores.


2. O encontro do Recife promete ser muito rico, e dialoga profundamente com as propostas construídas nos encontros realizados pelo FML. Temos de aproveitar a Conferencia Livre no Recife para divulgar o encontro de Vitória, buscando construir um caráter nacional para o II FML e, igualmente importante, devemos trabalhar no sentido de estruturar as propostas e intervenção dos midialivristas no processo da Confecom. Nesse sentido, as propostas já elaboradas nos encontros do FML podem ser um “banco de idéias” profícuo, mas devemos caminhar para algo mais sintético, mais consolidado, mais forte e assumido por todos. Assim, devemos buscar algo entre 5 e 10 propostas midialivristas para a Confecom.


Alguns focos importantes:


a) Inclusão digital/universaliz ação da banda larga
b) Radiodifusão comunitária
c) Democratização das verbas publicitárias
d) Controle social e público
e) Fortalecimento e conceituação da comunicação pública
f) Marco regulatório
g) Concessões – com possíveis propostas inclusive de mudança no atual modelo
h) Fortalecimento da mídia livre e dos projetos de pontos de cultura e mídia livre


Além de levar as várias propostas que saíram do Rio e Belém, e de trabalhar com um conjunto mais centrado delas, devemos também ouvir bastante, recepcionar as novas propostas. E, ao longo do processo do encontro de Vitória, vamos chegando a uma síntese, ao tijolão midialivrista para a Confecom.


3 e 4. Precisamos que a comissão organizadora de Vitória nos envie as linhas gerais hoje colocadas, por exemplo em relação à programação, às dinâmicas, convidados, divisão de tarefas, etc, para que o GTE possa colaborar via lista. Em seguida, passar para a lista geral do FML. E é urgente trabalhar na divulgação do encontro. Inclusive com o intuito de buscar um caráter nacional para o FML em Vitória. Nesse sentido, o encontro em Recife terá caráter estratégico. E as verbas e apoios para passagens e convidados idem. Vale destacar, por fim, que o processo no Espírito Santo está muito rico e animador, o que deve levar a um belo encontro na Ufes.


5. A participação no processo da Confecom tem como dois momentos centrais os encontros no Recife e em Vitória, além das conferências estaduais e municipais. Por fim, as conferências livres serão espaços muito importantes para consolidação e fortalecimento das propostas midialivristas para a Confecom. No Rio, deve haver uma, e em São Paulo vamos começar a construir algo também.


Por fim, precisamos mandar textos sobre a Confecom para o Gustavo Barreto, que vai divulgar para nossa rede via boletins do FML.


--
Fórum de Mídia Livre
http://www.forumdemidialivre.org/
forumdem...@gmail.com
Gustavo Barreto - (21) 9250-9594
Leandro Uchoas - (21) 8130-2097
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages