A ESPM-Sul, unidade da Escola Superior de Propaganda e Marketing na Região Sul, assinou nesta quinta-feira (12) um convênio com a prefeitura de Porto Alegre (RS) que prevê a cessão, por 30 anos, de um prédio para que seja criada da primeira incubadora de empresas da indústria criativa do país.
No local, a ESPM-Sul construirá, com ajuda de recursos de parceiros públicos e privados, um espaço desenvolvido e adaptado para a incubação de aproximadamente 50 novas empresas da indústria criativa.
O setor engloba atividades de publicidade, arquitetura, artes, design gráfico e de produto, moda, gastronomia, produção de áudio e vídeo, software e aplicativos para dispositivos móveis e fixos, jogos de computador e programas de automação e computação, geração de conteúdo para rádio, TV e novas mídias.
A infraestrutura disponível para atender aos projetos selecionados consistirá de salas de reunião, rede de internet de alta velocidade, segurança e limpeza, bem como todo o apoio no gerenciamento dos projetos em curso.
A ESPM-Sul será responsável pela administração geral do empreendimento, pela promoção de encontros com as empresas estabelecidas e potenciais compradoras e fornecedoras. A escola estima que o projeto possa gerar aproximadamente 700 novos postos de trabalho diretos, quando todas as áreas estiverem operando com seu potencial máximo.
As empresas que desejarem participar da Incubadora deverão apresentar seus planos de negócio obedecendo aos padrões exigidos por um edital previsto para ser publicado em 2013. A comissão julgadora dos projetos será formada por integrantes da ESPM-Sul e do mercado.
Mais sobre incubadoras:
Mapa dos Parques Tecnológicos no Brasil : http://ces3.wordpress.com
----