Fwd: [Blogueiros Jurídicos] Projeto 701 - 2010, 2011, 2012...???

0 views
Skip to first unread message

Gustavo D'Andrea

unread,
Sep 17, 2009, 5:39:27 PM9/17/09
to Forensepédia - Lista de Discussão
Pessoal,

Enviei a seguinte mensagem à lista de discussão dos blogueiros jurídicos:

Caros blogueiros jurídicos,

Recebi agora um "set" de perguntas para uma entrevista em uma revista
jurídica famosa de tiragem de 30 mil exemplares. Uma das perguntas é
sobre o Projeto 701 - se vai ser renovado, continuado etc.

Sinceramente ainda não sei. Tenho até dia 25 de setembro de 2009 para
responder, e a resposta depende do empenho e das ideias dos blogueiros
jurídicos.

O que acham? Qual é a opinião de vocês? Alguma ideia?

Lembrete: o Projeto 701 foi um desafio a que fosse incentivada a
criação de 701 blogs jurídicos de março a agosto de 2009 (seis meses).
O projeto terminou em 31 de agosto de 2009, contando com 63 novos
blogs jurídicos. Há vários meses saiu reportagem em edição impressa de
domingo do jornal Correio Braziliense, sobre o Projeto 701. O projeto
ainda causa interesse por parte da mídia e vários "neo" blogueiros
jurídicos estão muito satisfeitos por terem participado do Projeto
701!

Abraços!

Aguardo a opinião de vocês!

Gustavo D'Andrea

Everton Zanella Alvarenga

unread,
Sep 17, 2009, 6:18:35 PM9/17/09
to forens...@googlegroups.com
Acho que deve continuar.

O que acha sobre colocar uma seção sobre especialistas da área de
direito que contribuem com conhecimento livre na tabela que estou
montando abaixo, Gustavo?

http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil/Posicionamento_sobre_uso_de_licenças_livres

Eu começaria pelos acadêmicos de universidades públicas. Deve ser
interessante qual o posicionamento deles diante dessa questão e com o
que muitos deles contribuem para a sociedade no sentido de levar esse
conhecimento para os leigos.

[]'s,

Tom

2009/9/17 Gustavo D'Andrea <dir...@gmail.com>:
--
http://blogdotom.wordpress.com/sobre

Gustavo D'Andrea

unread,
Sep 17, 2009, 6:35:59 PM9/17/09
to forens...@googlegroups.com
Everton,

Um comentário breve, para não sair o assunto do tópico: pelo que entendi, você pretende fazer uma lista de pessoas em várias áreas que se empenham em direção à liberdade do conhecimento, especialmente através do uso de licenças livres em suas próprias obras. Você pode adicionar o termo "cientistas" no subtítulo "pesquisadores/professores" e já incluir alguns "sub-subtítulos" com áreas específicas: direito, sociologia, psicologia, ciência política etc.

Abraços!

Gustavo D'Andrea

2009/9/17 Everton Zanella Alvarenga <evert...@gmail.com>

Guilherme Rebecchi

unread,
Sep 17, 2009, 6:36:17 PM9/17/09
to forens...@googlegroups.com
Olá, Pessoal!

Eu gostaria que o projeto contiasse. Para ajudar com a questão de divulgação, creio que um nicho importante a ser atingido são os universitários professores e estudantes.

Não sei se manteríamos a ideia do prazo, contudo.

Amplexos
http://guilherme.rk.googlepages.com/


2009/9/17 Gustavo D'Andrea <dir...@gmail.com>
Pessoal,

Gustavo D'Andrea

unread,
Sep 17, 2009, 6:44:11 PM9/17/09
to forens...@googlegroups.com
Guilherme,

Bem lembrado: a ideia do prazo. Também acho que não deveria haver mais prazo, e sim um projeto contínuo de motivação à blogosfera jurídica. Nesse caso, editaríamos a página do projeto na Forensepédia, deixando uma lista dos participantes do projeto "original" e havendo nova lista daqui para frente, tudo na mesma página. O nome "projeto 701" ficaria apenas simbólico, e o blog do projeto continuaria como um blog de apoio e informação sobre blogs jurídicos e sobre o andamento do projeto.

Abraços!

Gustavo D'Andrea

2009/9/17 Guilherme Rebecchi <guilhe...@gmail.com>

Guilherme Rebecchi

unread,
Sep 17, 2009, 7:07:04 PM9/17/09
to forens...@googlegroups.com
Inclusive, se passar de 701 blogues, continua adicionando novos. Aí virará um catálogo de blogues.

Gustavo D'Andrea

unread,
Sep 18, 2009, 11:25:34 AM9/18/09
to blogueiros...@googlegroups.com, Forensepédia - Lista de Discussão
Suzana, Dani e todo o pessoal,

Primeiro, a questão da identificação do "novo" projeto. O Projeto 701 teve um objetivo específico, como lembrou a Suzana. Embora não tenham sido criados os 701 blogs, uma grande quantidade de blogs foi criada. Em seis meses, foram criados mais da metade do número de blogs jurídicos criados em cerca de 5 anos (2004-início de 2009) no Brasil. Mas os efeitos do projeto não se limitaram a números vitoriosos. O projeto foi entendido e respeitado por todos, moveu as pessoas a escreverem mais, provocou ótimas reações vindas até de fora do Brasil, originou reportagem no Correio Braziliense em edição impressa de domingo, houve sugestão de inscrever no Guinness Book dos recordes, incentivou que juristas tomassem a iniciativa de criar blogs depois de meses ou até anos pensando e decidindo quando fazê-lo e está prestes a ser objeto de parte de uma entrevista em uma revista jurídica com tiragem de 30 mil exemplares. O que quero expressar com esses dados é que o Projeto 701 adquiriu significados que transcendem os objetivos originais, tendo já uma história e sendo conhecido como um projeto exemplar de incentivo à blogosfera jurídica em particular e à colaboração em geral. Eu sou muito de ter ideias e gosto de novidades, como alguns de vocês já sabem. Mas eu não mudaria o nome do Projeto 701. É uma opinião. O consenso pode confirmar ou pode mudar essa opinião.

Quanto ao fomento ao espaço jurídico virtual e à organização, qualidade do conteúdo etc. (conforme o que a Dani disse), estes assuntos têm surgido ao poucos. Em geral, o espírito das discussões está no sentido de que devemos nos esforçar por desenvolver uma web jurídica mais integras - no campo da blogosfera jurídica, o Guilherme Ostrock já tinha alertado para que haja esforços para evitar a criação de "blogueiros ilhas" (vejam aqui: http://www.infolei.com.br/desafio-a-blogosfera-juridica). Outro blogueiro, o Vitor, comentou sobre isto que Ostrock disse, e frisou a importância de manter blogs, e não apenas criá-los (ver aqui: http://www.vlima.com/blog/direito/desafio-701-novos-blogs-juridicos-em-6-meses).

São várias as formas de incentivar a blogosfera jurídica a ter mais qualidade, mais atualizações, mais integração e mais colaboração. Algumas ideias já estão em andamento e tendem a crescer. Alguns exemplos: a) a lista de blogs participantes do Projeto 701 é uma lista colaborativa - quer dizer, estando na Forensepédia, os blogueiros podem incluir seus blogs por lá e os blogueiros que quiserem se dispor a ajudar outros podem listar seus nomes para este fim. Além disso, ao receber uma referência a partir da Forensepédia, o blogueiro pode ir checar e verificar que a lista de blogs cresceu; b) o Projeto 701 possui um blog próprio - talvez não esteja tão frequente a sua atualização, mas ali há posts como "O que é um blog jurídico?" e "Blogs jurídicos, atividade acadêmica", entre outros. A ideia é desenvolver mais o conteúdo do blog do Projeto 701; c) está em andamento também um livro colaborativo com licença livre com "tudo" sobre blogs jurídicos - no momento, estou fazendo alguns testes sobre qual seria a melhor plataforma wiki para editá-lo e a melhor forma de coordenar a redação do livro; d) a lista de discussão dos blogueiros jurídicos conta hoje com pelo menos 59 membros - é um ótimo canal para discutirmos sobre blogosfera jurídica e propormos atividades que os blogueiros jurídicos talvez ainda não estejam familiarizados - exemplo dessas atividades são as "postagens coletivas": escolhe-se um tema e uma data, e convidam-se os blogueiros para escrever em seus blogs naquele data e sobre aquele assunto - a interação em postagens coletivas é muito intensa.

Em resumo, minha opinião é: manter o nome do Projeto 701 e multiplicar e intensificar os esforços colaborativos para fortalecer a blogosfera jurídica brasileira.

Abraços!

Gustavo D'Andrea

2009/9/18 Daniela Felix <danif...@gmail.com>
Companheir@s!
Só complementando a idéia da Suzana, a fim de que possamos pensar no futuro do projeto, é que se pode pensar em critérios mínimos de organização, de informação e periodicidade das publicações, como forma de incentivo pela manutenção, qualidade e implementação constante dos blogueiros.
O que já vi por aí em outros projetos semelhantes é que a pessoa faz um blog e não alimenta as informações, ou publica a informação sem qualquer responsabilidade.
Penso que devemos fomentar o espaço jurídico virtual, todavia, prezar pela informação correta, com as devidas fontes e opiniões responsáveis, intuindo a construção de um espaço válido e respeitável.
É isso!
Abraços e boa sexta a tod@s!
Daniela Felix

2009/9/18 Suzana Cohen <suzan...@gmail.com>

Gustavo e cia,
acho ótimo o interesse todo pelo projeto e mais do que louvável que a iniciativa continue. No entanto, acho que podemos pensar um pouquinho mais na questão do nome do projeto, sua duração etc. O projeto foi um desafio: o de criar 701 blogs em 6 meses. A idéia seria de manter o selo 701? Ou será que um sub-projeto poderia ser criado? São apenas divagações. Vamos trocar mais idéias.

O fato é que sem dúvida alguma existe interesse pela continuidade de um incentivo como o 701. Eu mesma já estou botando pilha nos meus novos alunos. E tenho certeza que pelo menos mais uns bons blogs vão nascer disso hehe
E sei de outros blogs de escritórios que estão em vias de nascer.

Abs a todos,

Suzana Cohen



2009/9/17 Gustavo D'Andrea <dir...@gmail.com>
Pessoal,

A mesma discussão sobre a continuação ou não continuação do Projeto 701 está na lista de discussão da Forensepédia. Algumas ideias já estão sendo discutidas por lá.


Abraços!

Gustavo D'Andrea





--
Suzana Cohen

55 31 9119-8009
suzan...@gmail.com
http://suzanacohen.wordpress.com






--

®®®®®®®®®®®®®®
www.danielafelix.com.br





Gustavo D'Andrea

unread,
Sep 21, 2009, 11:45:44 PM9/21/09
to blogueiros...@googlegroups.com, Forensepédia - Lista de Discussão
Olá, Daniel!

Parece que até agora ninguém opinou contrariamente à continuação do Projeto 701, mas podemos notar diferentes enfoques sobre como seria uma continuação ideal. A ideia da consolidação é interessante. Devemos lembrar, ainda, que há vários blogueiros jurídicos mais experientes que ficariam muito satisfeitos em colaborar para que os participantes do Projeto 701 se integrem mais na blogosfera jurídica, escrevam com mais qualidade, habituem-se a lidar com comentários, temas complexos etc.

Abraços!

Gustavo D'Andrea

2009/9/21 "Daniel Fábio Jacob Nogueira, LL.M." <dan...@nogueira.adv.br>
Caros,

Acho que a criação de novos blogs tem um pressuposto: o da relevância. No post inaugural do bLex ( http://blex.com.br/index.php/2009/blex/43 ) insistimos nesse tema. Se um blog não for relevante (nem que seja para um nicho específico), não terá leitores por muito tempo; não existindo leitores, o autor ficará desmotivado e acabará abandonando o projeto.

Acho que o Projeto 701 foi um exercício excepcional para tirar da inércia pessoas que tinham interesse em montar um blog, e sequer sabiam disso (é o nosso caso). O próprio fato do projeto ter uma data de início e uma data final fez dele uma força motriz importante para o crescimento da blogosfera jurídica. Acho, no entanto, que se for um projeto permanente voltado para a expansão, ele perderá seu objetivo maior.

 Todo empreendimento deve alternar ciclos de crescimento com ciclos de consolidação. Acredito que o Projeto 701 deve pensar em uma nova campanha de crescimento em dois ou três anos. Acho, no entanto, que devemos consolidar e ganhar experiência com os aderentes da primeira etapa. Quantos dos sessenta e poucos blogs do Projeto estarão ativos em 12 ou 24 meses? Quais as características dos que deram certo? Quais as razões para que um blog simplesmente não funcione? Temos uma oportunidade fantástica de utilizar nossos confrades do 701 como laboratório, de modo que no próximo ciclo de crescimento possamos ofereceu aos nosso novos colegas dicas importantes.

Portanto, na minha humilde opinião, o Projeto 701 deve passar a operar numa fase de consolidação (e observação), para que possamos planejar uma nova fase expansiva no futuro.

Um abraço a todos

Daniel Nogueira
http://blex.com.br
-- 
Jacob & Nogueira Advogados
Rua Edson Bittar Barra, 90 - Kyssia II
Manaus - Amazonas - Brazil
Cell: + 55 (92) 9114-9007
Fone: +55 (92) 3656-4221
Fax: +55 (92) 3656-7574





Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages