Forensepédia 2012

Gustavo D'Andrea

to forens...@googlegroups.com

Pessoal,

Esta discussão se inicia com um resumo do que vem sendo discutido a respeito da Forensepédia. O termo para o momento seria o "reavivamento" da Forensepédia e possível discussão sobre outros projetos.

Muitas ideias, e cada vez mais, estão sendo oferecidas para que a Forensepédia se torne uma fonte fidedigna, confiável, precisa e ampla sobre direito no Brasil.

As principais ideias partem de Guilherme Kawakami, Everton Zanella, Gustavo Hanna e Tiago Caldieri, além das minhas próprias ideias. Nem todas as ideias são claras o suficiente para mim, especialmente quanto à questão operacional. Então, peço paciência e colaboração, porque tenho muitas perguntas.

Com o passar do tempo, vários modelos já me pareceram adequados. Em 2010 escrevi um texto no blog Forense Contemporâneo, pedindo colaboração dos interessados (embora ninguém tenha comentado no blog), no qual especifiquei que a Forensepédia viria a ter conteúdo com todos os direitos reservados. Por outro lado, neste momento, a licença livre CC-BY também me parece boa...

Não é - como parece - uma contradição. Tenho o blog Forense Contemporâneo desde 2005, no qual há mais de 400 textos e mais de 1,6 milhão de visitas. O que percebi, através da experiência com o blog, foi que:

- as pessoas cada vez mais buscam conhecimento jurídico na internet;

- as pessoas cada vez mais precisam de conhecimento jurídico transparente;

- muitas pessoas tem muita dificuldade em encontrar conteúdo jurídico online conforme as suas necessidades;

- é possível criar e publicar conhecimento jurídico transparente online.

Por isso, independentemente do modelo adotado para a proteção/liberação de direitos autorais, o mais importante é que se crie e se publique o conhecimento jurídico para amplo acesso.

O que foi discutido até aqui (em outras mensagens, conversas etc.) parece destacar dois pontos principais de discussão: o modelo de criação do conteúdo (particularmente, acho que a criação coletiva de conteúdo tem muito potencial, mas também acho que sem um método pré-definido - e o respeito a esse método - fica difícil pensar num trabalho de edição coletiva... a questão é tão delicada que o simples fato de um editor "esquecer" de colocar aspas ou citar uma referência corretamente, já frustra as expectativas de um trabalho eficaz); o segundo ponto seria sobre o tipo de conteúdo a ser apresentado (verbetes, posts de blog, artigos de periódico, comentários a artigos de lei etc.).

Um terceiro ponto que eu acrescentaria diz respeito à intenção dos interessados em colaborar com a Forensepédia. Acho que cada um poderia se apresentar, dizendo o que faz e por que se interessa pela Forensepédia e no que ela poderá ser útil aos seus projetos pessoais.

Abraços,

Gustavo D'Andrea

Guilherme Rebecchi

to forens...@googlegroups.com
Olá, pessoal!
Sou produtor cultural, administrador do Sussurro (site de música contemporânea brasileira) e estou desenvolvendo um aplicativo mobile do FEIA (Festival do Instituto de Artes da UNICAMP).
Me interesso pela FP por ser da área do Direito e por entender que posso contribuir com um bom projeto desenvolvendo novos conceitos e práticas que tenho estudado para a nova versão do Sussurro.

Até
Guilherme

Gustavo Rocha | Consultoria GestaoAdvbr

to forens...@googlegroups.com
Gustavo,

Sou Gustavo Rocha, consultor nas áreas de gestão e tecnologia para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Produzo diariamente artigos nestas áreas de atuação, publicados em diversos portais e no meu portal www.gestao.adv.br

Meu interesse na forensepédia é disseminar mais o conhecimento de gestão e tecnologia na área jurídica, bem como auxiliar os profissionais no crescimento de seus negócios, pois cada vez mais somos conectados uns aos outros e estamos atravessando um momento ímpar no Brasil para desenvolver-nos.

Conte comigo!

Um forte abraço e muito sucesso!

gestao_balao_025px.jpg
espacador_025px.jpgGustavo Rocha
espacador_025px.jpgDiretor

espacador_025px.jpgGestãoAdvBr - Consultoria em Gestão e Tecnologia Estratégicas
espacador_025px.jpg[+55] [51] 8163.3333 |
gus...@gestao.adv.br [email, msn, gtalk] | @gestaoadvbr [twitter] | gestaoadvbr [skype] | todos os contatos

espacador_025px.jpgqrcode_gestao_S.png
espacador_025px.jpgAcesse o portal do seu celular; para utilizar o QRCode (acima), é necessário o software gratuíto Kaywa Reader, disponível em: http://reader.kaywa.com.

2012/1/22 Gustavo D'Andrea <dir...@gmail.com>

Para sair deste grupo, envie email to
forensepedia...@googlegroups.com
Para mais opções, visite o grupo em
http://groups.google.com/group/forensepedia?hl=pt-BR

qrcode_gestao_S.png
espacador_025px.jpg
gestao_balao_025px.jpg

Gustavo D'Andrea

to forens...@googlegroups.com

Prezados,

Para agilizar nossa atividades e facilitar as discussões, comecei a migrar o conteúdo antigo da Forensepédia para uma nova plataforma. Defini, também, que a licença agora é a CC-BY. Obviamente, estou migrando primeiro o conteúdo de minha autoria nas versões ainda sem revisão de terceiros. Estou fazendo isso para melhorar a discussão e para dar início ao revivamento da Forensepédia.

Ainda vou analisar outros conteúdos e revisões, para saber se são utilizáveis e se será necessário contactar alguém para alguma migração específica e troca de tipo de licença.

Mais tarde verei uma forma fácil de vocês criarem seus logins na nova plataforma (Drupal).

Não consegui fazer o redirecionamento de forensepedia.org para a pasta da nova plataforma. Está com configuração de "rewrite", por causa da plataforma MediaWiki. Alguém tem solução?

Coloco em discussão:

- acham adequada a licença CC-BY?

- como será a colaboração?

Ideia: o texto que migrei hoje é um verbete. Classifiquei como tal na plataforma Drupal. Talvez os textos de definição e referência (verbetes, por exemplo) possam ser criados por um editor só (ou um grupo, talvez). Ao lado disso, poderia ser criado a classificação "post de blog", liberando permissão específica para alguns usuários, que poderiam escrever posts de blog jurídicos na Forensepédia.

Por favor, verifiquem (os links estão no formato genérico - achei melhor assim, até porque no futuro poderia ser criada a referência do tipo "FP24", fazendo referencia ao "node" - nome genérico de pagina na plataforma Drupal - número 24 que, por sua vez, corresponde ao verbete Regime de Bens):

- http://forensepedia.org/global/

- http://forensepedia.org/global/?q=node/24 (verbete Regime de Bens.

Abraços!

Gustavo

image001.jpg
image002.jpg
image003.png

adv...@gmail.com

to forens...@googlegroups.com
Dr. Gustavo,

Estou mais no facebook, entre outras redes sociais.

Mas pode contar comigo.

Abraços

Fernando Nery

--

Esta mensagem pode conter informação confidencial e/ou privilegiada. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou ainda tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor avise imediatamente o remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-o. Agradecemos sua cooperação e compreensão.

This message may contain confidential and/or privileged information. If you are not an addressee or an authorized person to receive this message you cannot use, copy or disclose the information contained herein, nor take any action based upon these information. If you received this message by mistake, please advise immediately the sender by answering the e-mail,and subsequently delete the message. We thank you very much for your cooperation and comprehension.

Tiago Cardieri

to forens...@googlegroups.com
Gustavo, q acha de um momento "brainstorm"?

Fazer uma versão offline da forensepedia, podemos chamar um pessoal pra contribuir com conteúdo (como experimento), colocamos uma meta de "quantidade de termos" ou "tempo para teste" (p.e., 1 mês), para depois analisarmos um projeto de desenvolvimento?

Isso para não correr o risco de despendermos mão de obra numa estrutura que só especula um funcionamento e utilidade.

Abs.

2012/1/23 <adv...@gmail.com>

--
Tiago Cardieri

Skype
Voxer
Cel.

Gustavo D'Andrea

to forens...@googlegroups.com

Tiago,

Felizmente posso informar que isto já foi feito. Algumas pessoas colaboraram com afinco. Novamente menciono e agradeço ao Guilherme Kawakami, que sempre tem colaborado com grande dedicação. Foi testada a divisão das necessidades de conteúdo em sub-projetos, relacionados às diversas áreas jurídicas. Foi principalmente desta experiência que surgiram preocupações sobre a forma correta de citar referências (para não incorrer em violação de direitos autorais) e sobre metas. Uma das práticas sugeridas era a listagem, por um “coordenador” de determinada área, de termos a serem definidos na forma de verbetes. Notei que tudo isso, embora sejam os obstáculos naturais, não eram compatíveis com uma exibição imediata do conteúdo, justamente porque não podemos “entregar” um conhecimento, digamos..., não íntegro (por favor, não confundir íntegro com completo).

Desculpe, mas insisto na questão da utilidade. Sei que muitas pessoas procuram conhecimento jurídico na internet para ter alguma luz sobre seus próprios direitos subjetivos. Sei que muita gente procura detalhes sobre seus direitos na área de família e sucessões, e uma importante informação sobre isso é que é muito grande a quantidade de comentários sobre essas áreas no blog Forense Contemporâneo. E outras áreas? Tenho a impressão que a área de direito digital também encontra certa demanda, porque muita gente parece estar procurando conhecimentos sobre isso, inclusive técnicos em informática, desenvolvedores de softwares e sites etc.

É muito importante saber porque alguém se interessa pela Forensepédia. Quais são as intenções?

Acredite, tenho experiência suficiente para falar o que estou falando. E quero lembrar que penso – e, portanto, em se tratando de Forensepédia, é importante que você também o faça  - no destinatário do conhecimento, que precisa de informação transparente (ideologias devem ser afastadas, na medida do possível).

Aguardo sua apresentação. Estamos curiosos para saber mais sobre você, Tiago.

Abraços!

Gustavo

Guilherme Rebecchi

to forens...@googlegroups.com
Creio que esta é a melhor estratégia: termos conteúdos relevantes e com qualidade suficiente para suprir a necessidade de quem os gera e de quem os procura.
Embora seja a melhor, não é a mais fácil.
Vamos nos empenhar e chegar lá.

Guilherme Rebecchi

to forens...@googlegroups.com
Olá, pessoal!
Como continuamos?

Até

Gustavo D'Andrea

to forens...@googlegroups.com

Acredito que termos relacionados a direito digital, propriedade intelectual e tecnologia da informação têm uma boa demanda de definições precisas. Por exemplo, as definições que ando lendo para a palavra “não-repúdio” (na segurança da informação) estão um pouco confusas. Mas preciso buscar mais.