Olá, Focas.
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas temos mesmo muito a comemorar?
Há um ano, neste dia tão simbólico, o jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira eram assinados no Vale do Javari, no Amazonas.
Bruno foi atravessado por três tiros que interromperam a sua breve vida de 41 anos. Breve, porém intensa e com um firme propósito: defender o modo de vida dos indígenas, em especial, dos povos isolados.
Focas, vivemos um momento crítico. Os direitos indígenas garantidos pela Constituição Brasileira estão sob ataque do Congresso Nacional!
O Projeto de Lei 490 (que agora, no Senado, muda o nome para PL 2903), institui a tese do Marco Temporal e abre Terras Indígenas, inclusive de povos isolados, para a exploração econômica.
Não podemos permitir tanto desrespeito à memória de pessoas que, como Bruno e Dom, deram suas vidas defendendo essa causa.
É hora de nos unirmos e rejeitarmos o Marco Temporal - que será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, dia 7 de junho.
Acreditamos que a Corte fará valer os direitos indígenas na Constituição, mas precisamos demonstrar que esses povos não estão sozinhos!
Participe agora do abaixo-assinado Pela Rejeição do Marco Temporal. Podemos contar com você?

Agradecemos a sua solidariedade.
Um abraço,
Greenpeace Brasil