Estamos mais perto de proteger a Amazônia?

0 views
Skip to first unread message

Greenpeace Brasil

unread,
Aug 8, 2023, 1:23:59 PM8/8/23
to foca...@googlegroups.com
Cúpula da Amazônia começa hoje em Belém.
https://doe.greenpeace.org.br/doar/p?appeal=18880&utm_source=email&utm_medium=ciber&utm_campaign=florestas&utm_content=aq_20230728_pp_agri

Olá, Focas. 

Você deve ter ouvido por aí que começou hoje (08/08) a Cúpula da Amazônia - reunião entre chefes de Estado da Pan-Amazônia para tratar sobre os desafios da região.

Mas o Greenpeace Brasil e outras organizações da sociedade civil já estão em Belém (PA) desde a última sexta-feira (04/08), quando tiveram início os Diálogos Amazônicos.

Embarcamos para lá com um objetivo claro: cobrar que os países amazônicos assumam um novo olhar para a maior floresta tropical do mundo. 

Precisamos de compromissos concretos, capazes de superar a concentração de renda e pobreza, conviver com a biodiversidade e respeitar os direitos humanos.

LEIA MAIS

Mas afinal, qual o balanço dos Diálogos Amazônicos? Temos o que comemorar? 🤔

Nem tanto ao céu, nem tanto à Terra. A exploração de petróleo na Foz do Amazonas esteve em pauta e o receio de que ela seja liberada nos deixa em estado de alerta

Não podemos tolerar a monetização da floresta! 

Para dar esse recado, no domingo (06/08), lideranças de povos tradicionais e voluntários do Greenpeace Brasil receberam governadores e ministros com a manifestação pacífica Amazônia livre de petróleo para sempre. 

"O protagonismo que o presidente Lula pretende assumir no âmbito climático e amazônico pode perder a credibilidade se ele mantiver os planos de avanço de novas fronteiras na bacia amazônica, onde países e povos lutam historicamente contra os impactos da indústria petrolífera, extremamente predatória e poluidora" - Marcelo Laterman, porta-voz de Oceanos do Greenpeace Brasil.

ENTENDA MELHOR

Mas, para não dizer que não falei de flores, o Greenpeace Brasil celebra a criação do ‘IPCC da Amazônia’, que reunirá informações científicas sobre clima e biodiversidade regional.

Outra boa notícia veio da ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco: a criação do Comitê de Monitoramento da Amazônia Negra e de Enfrentamento ao Racismo Ambiental, em conjunto com o Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Não menos importante, nós também acompanhamos as discussões do movimento indígena, com a solicitação de demarcação das Terras Indígenas, assim como o fim do garimpo em toda a região.

"Na contramão do que foi propagado pelo mercado e por muitos agentes públicos, os Diálogos Amazônicos expressaram uma profunda preocupação dos movimentos populares com o falso consenso de que a floresta só tem valor se for transformada em commodity. É urgente que os agentes públicos ouçam aqueles que de fato convivem e sobrevivem da floresta” - Danicley de Aguiar, porta-voz de Povos Indígenas do Greenpeace Brasil.

🔗 Quer saber mais sobre o que rolou nos Diálogos Amazônicos? Clique aqui e leia o blog completo!

A semana segue intensa, com dois dias de muitas negociações durante a Cúpula da Amazônia. Acompanharemos de perto, sempre lutando por um mundo verde e justo! 

Um abraço,

Lais Modelli
Greenpeace Brasil

P.S.: Focas, ainda temos muito trabalho pela frente e ter sua ajuda é essencial! O Greenpeace é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Doando agora, você nos ajuda a ampliar o trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique aqui e faça a diferença.

© Greenpeace Brasil 2023

Greenpeace Brasil São Paulo  Capital, SP

Este e-mail foi enviado para foca...@googlegroups.com porque está inscrito nas listas do Greenpeace Brasil. O Greenpeace respeita a sua privacidade. Não quer mais receber nossos e-mails? Descadastre-se aqui.

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages